Índice desta matéria
Alice Hawthorn
Endereço: The Green, Nun Monkton — Distrito de Harrogate — Inglaterra.
Perfil do instagram: @thealicehawthorn
Horários: de quarta à sábado, das 12h às 14:15hs e das 18h às 20:30hs; domingo, das 13h às 15:30hs
Um vilarejo charmoso, cercado de verde e tranquilidade. Vinhedos e um lago onde habitam patos tão bonitos que parecem posar para pintura. Neste canto britânico, o último Pub histórico sobrevive e virou hotel. Não apenas revitalizou-se, como está reacendendo o interesse de turistas por este pequeno vilarejo em Harrogate.
Conheça The Alice Hawthorn.
The Alice Hawthorn
A lenda local conta que, décadas atrás, um proprietário local teve problemas para fazer nascer um potro da fazenda. Com a ajuda de uma jovem, o nascimento correu bem. Em homenagem à moça, o proprietário deu o mesmo nome dela à pequena égua que nascera.
A égua Alice Hawthorn não apenas cresceu saudável, como foi campeã de diversos campeonatos de corrida — entre eles o Doncaster Derby — e virou um símbolo local. Em homenagem, tanto à jovem quanto à égua, o Pub recebeu o mesmo nome. Um lembrete sobre a importância da generosidade e sua relação com a boa sorte.
Tais valores elevaram o Pub a se tornar um dos principais destinos gastronômicos da Inglaterra, com várias premiações. Próximo do aniversário do ano em que completaria 250 anos, seu novo proprietário decidiu dar um novo passo para o Pub.
Com a inauguração de 12 quartos e uma nova estrutura, o Alice Hawthorn se torna um novo destino para hospedagem e fonte de revitalização para o pacato vilarejo de Nun Monkton, ao norte do condado de York.
Idealização e importância do Alice Hawthorn para Nun Monkton
O Vilarejo de Nun Monkton fica no distrito de Harrogate, em Yorkshire. Como está localizado no encontro entre os rios Ouse e Nidd, já foi um importante centro comercial da região. Foi, durante a idade média, uma parada de viajantes que navegavam pela rede de transporte fluvial.
O desenvolvimento de estradas e da rede rodoviária reduziu drasticamente o fluxo de visitantes ao vilarejo, fazendo desaparecer sua identidade comercial e obrigando muitos pontos de encontro a fecharem suas portas.
O Alice Hawthorn é o último Pub do vilarejo. O forte declínio econômico do local pairou durante anos como uma grande ameaça ao estabelecimento. Em 2013, ele foi comprado por Richard Harpin — dono da HomeServe, empresa inglesa de reparos e serviços domésticos — e hoje é gerenciado pelo casal Claire e John Topham.
O local foi revigorado como pub e bem vital da comunidade nos anos seguintes. Em um longo projeto, dividido em etapas, adquiriu grande reputação como Pub e restaurante de alta qualidade. Em 2020, em um projeto para atrair mais fluxo de visitantes à Nun Monkton, inauguraram o serviço de hospedagem 12 novos quartos.
As necessidades da comunidade local foram consideradas em cada etapa. O conselho de moradores de Harrogate participou de seu planejamento e então um projeto final foi aprovado
Projeto e arquitetos do Alice Hawthorn
O projeto foi conduzido pela De Matos Ryan, firma de arquitetura com sede em Londres. Foi fundada em 1999 pelos arquitetos Angus Morrogh-Ryan e Jose Esteves De Matos. Trata-se de uma equipe com grande portifólio de projetos. Todos incorporando sustentabilidade, design e um amplo conjunto de disciplinas. A De Matos Ryan desenvolve projetos que vão desde o paisagismo aos interiores.
O projeto do Alice Hawthorn inclui 12 quartos de hóspedes, quatro no mesmo edifício do Pub e oito em um novo pátio. O pátio, aproveitando a paisagem verde de Harrogate, se estende da vila de Nun Monkton até o jardim posterior do Pub.
De acordo com os arquitetos, o projeto se inspira em um conceito nórdico chamado Garth. Podendo ser traduzido como clareira (dentro de uma floresta), cria a sensação de proteção, tranquilidade e um grande resgate da vegetação nativa. É conduzido para ser um local de encontro.
As construções usam materiais típicos de fazenda. Os edifícios têm telhado de aço galvanizado e são revestidos em madeira. Quando você cruza o olhar entre essas estruturas e o pasto circundante, onde é comum a presença de vacas e coelhos, tem a sensação de que eles acabaram de sair do celeiro.
Experiência e design de interiores
Diferente do que se espera de um Pub inglês, pedra e gesso não é comum no Alice Hawthorn. Em linha contrária, encontramos revestimentos em tábuas de madeira compensada. Com mais de uma espécie de madeira, o tratamento de cor dado a elas traz unidade ao design.
O interior do Pub é decorado com gravuras produzidas por crianças da escola comunitária de Nun Monkton, que também têm uma horta nos fundos do jardim.
No primeiro andar deste edifício, que abriga o Pub, estão quatro quartos. Todos eles elaborados utilizado uma paleta de cores creme. São cores calmantes, traduzidas em diversas vigas baixas em madeira. Nestes quartos, há banheiras grandes com direito a vista da paisagem de fazenda.
Atrás do edifício principal, dividindo espaços com Abetos-de-Douglas, estão as estruturas que abrigam os outros oito quartos. São os Garden Rooms, com design moderno, interiores inspirados em chalés (paredes de ripas de madeira), decoração Hygge e portas de correr com vista para varandas e o pátio.
Aqui há uma sensação comum na decoração escandinava. Madeira e concreto se combinam, banheiras enormes, claraboias e amplas portas de correr. Tecidos rústicos, porém contemporâneos, se estendem do chão ao teto.
Arquitetura Sustentável no projeto do Alice Hawthorn
Como nos demais projetos da De Matos Ryan, a sustentabilidade é observada no Alice Hawthorn e contextualizada ao ambiente de Hawthorn.
Economia de recursos naturais está no centro do design. Uma bomba de calor geotérmica fornece tanto aquecimento aos ambientes quanto água quente. Ela é transportada por furos e suportada com uso de isolamento de lã mineral.
Os edifícios que fazem uso da madeira na estrutura são naturalmente ventilados. Isso acontece através do uso de janelas planejadas para tal e luzes no reto. Saliências nos telhados reduzem o ganho solar e oferecem sombra. A iluminação é de baixo consumo, com lâmpadas LED.
Além desses recursos, a economia se estende ao uso da água com utilização de torneiras de vasão reduzida e instaladas por toda a parte. Na área externa, os jardins do Pub contam um sistema de drenagem sustentável. A pavimentação é permeável e, abaixo da superfície do jardim, há tanques que coletam o excesso de água.
A biodiversidade do local é incentivada com plantio extensivo de plantas nativas e criação de habitats. O pátio, por exemplo, tem seu perímetro definido por espécies da região que também tem a função de proteger os quartos.
O Pub conta com um projeto ainda em andamento. Trata-se de um pomar com árvores frutíferas locais que abastecerá a cozinha e está localizado na parte de trás do local.
São todos recursos inteligentemente empregados pelos arquitetos que garante conforto aos hóspedes e um éthos verde, honesto e eficiente.
Experiências em Nun Monkton
O serviço de atendimento é muito bem treinado. A hospitalidade inclui até mesmo pessoas à disposição para aconselhar sobre os melhores passeios na região. Passeios estes que incluem passeios ribeirinhos, vinhedos e experiências gastronômicas.
Aqui embaixo, reservamos algumas dessas atrações que você, ao visitar o Alice Hawthorne ou Harrogate, pode conferir:
Gastronomia do Pub Alice Hawthorn
Se você tem dúvidas sobre o que comer, não se preocupe. A equipe de garçons é treinada para recomendar pratos até ao mais inseguro dos clientes. E a cozinha é comanda pelo Chef John Topham. Seu cardápio oferece pratos tradicionais com as notas pessoais do Chef.
Entre as entradas estão vieiras gigantes assadas na própria casca, regadas com alho e manteiga de limão, cobertas com queijo Gruyére e Cheddar (o original) derretido. Os camarões são cobertos com massa crocante e servidos com maionese de Wasabi.
Se deseja experimentar preparos clássicos da região, faz parte do menu o Pato de Yorkshire. Utilizando cortes como a perna e o peito, são curados no sal. Trata-se de uma técnica parecida com a empregada na produção da nossa carne de charque. Na preparação, o pato é servido com ervilhas à francesa, batatas e molho de Bordo (Maple).
Entre as opções veganas está a Couve-Flor assada, acompanhada de cuscuz, amêndoas, uva-passa e purê de cenoura levemente temperado com Curry.
Vilarejo de Nun Monkton
Chalés cobertos por videiras, igrejas antigas construídas com pedras, paisagem bucólica, galhos caindo de salgueiros gigantes e lagos habitados por patos. Numa junção do lago com o rio Ouse, crianças mergulham na água e canoeiros acenam do outro lado. Assim é Nun Monkton, vilarejo do distrito de Harrogate — em North Yorkshire.
Não apenas o vilarejo, mas todo Harrogate, é um lugar para quem busca atrações serenas. A equipe do Alice Hawthorn tem à disposição um livro onde você pode conferir diversos passeios nas proximidades com informações precisas como o tempo de duração, pontos de paragem e dados históricos.
Entre estes passeios da região está uma visita ao York Heart Vineyard. Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre os vinhos ingleses, passear entre as parreiras e realizar refeições tendo o vinhedo como paisagem.
Aluguel de carro na Europa
Apesar da Europa ter um bom sistema de transporte coletivo, não existe nada como a liberdade de horários que um carro pode te dar. A Rentcars é uma plataforma que ajuda você a encontrar locadoras de automóveis perto de onde você vai se hospedar. Assim você tem praticidade e melhores preços durante sua pesquisa. Clique aqui e já reserve seu carro.
Harrogate e Yorkshire
North Yorkshire é um grande condado rural, com parques nacionais, montanhas e vales. É a região que abriga a histórica cidade de York. Dividida entre distritos e grandes bairros, tem Harrogate como um dos principais destinos da aristocracia inglesa e turistas em busca de conforto.
É um lugar conhecido por oferecer chás de textura cremosa e banhos turcos. O local abriga águas termais que são visitadas pela aristocracia inglesa há séculos. Como resultado, é cheia de ruas pitorescas, edifícios históricos, jardins elaborados, pequenas lojas, antiquários e bares aconchegantes com cerveja de excelente qualidade.
Não é à toa que este foi o lugar em que a escritora Agatha Christie decidiu se isolar secretamente, em 1926, durante o processo de seu divórcio.
Além do vilarejo, existem diversos passeios interessantes para realizar nas proximidades. Selecionamos alguns desses passeios, conduzidos por guias da nossa parceira Get Your Guide, que podem ser reservados com antecedência:
- Cruzeiro pelo Rio Ouse: este rio corta todo o condado de Yorkshire e suas margens abrigam importantes pontos históricos da região. O passeio dura cerca de 45 minutos e pode ser reservado por menos de US$ 15*.
- Excursão pela região: atravessando boa parte de York, de Haworth à Yorkshire Dalas em um dia de viagem, conhecendo as principais paisagens e atrações turísticas. Dura um dia todo e pode ser reservado por cerca de US$ 60*.
Para qual tipo de viajante Harrogate é indicada?
Como é de esperar pelo estilo de vida e atrações de Harrogate, trata-se de um lugar caro para morar e visitar. Com preços mais altos, não é um destino indicado para viagens econômicas. Se dinheiro não é um problema, a região é indicada para aqueles que estão em busca de um conforto pacato.
Harrogate é um lugar calmo, com serviços carregados de requinte e atendimento minucioso. Se você procura a experiência do estilo de vida da aristocracia inglesa, retratada em clássicos do cinema e da literatura, Harrogate é indicada para você.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site da De Matos Ryan
Projeto de arquitetura no Archdaily
Yorkshire
CNN Traveller
YorkPress
GayTimes
The Times
Gastronomia do Alice Hawthorn em Beyond Mags
Visit Harrogate