Vinhos
Endereço: Via Cassia per Siena, nº 133 – Bargino – Florença – Itália.
Perfil do instagram: @marchesiantinori
Horários: aberto todos os dias, das 10s às 18:30hs
A vinícola Antinori Nel Chianti Classico é um local que une o passado e o presente. Há 26 gerações a família Antinori trabalha com a produção de vinhos na região de Florença, na Itália. Contudo, em 2012, foi inaugurada uma nova adega para servir como um símbolo da família.
O escritório de arquitetura Archea Associati foi o responsável pela execução do projeto vinícola Antinori Nel Chianti Classico. Essa construção demorou sete anos para ser terminada. O objetivo do novo prédio é mostrar a profunda conexão da família com a terra e com as tradições do local.
Além disso, essa vinícola foi projetada para ficar completamente integrada ao ambiente. Tanto que a sua estrutura até se confunde com as plantações de uvas.
Visto de cima, é até difícil diferenciar o espaço construído com a plantação. Contudo, ao chegar mais perto, é possível distinguir as estruturas que compõem a vinícola.
Para essa construção foram priorizados materiais naturais, como a madeira, tanto para deixar a adega mais integrada à natureza do local quanto para mostrar o respeito e a conexão da família com a terra.
Além disso, a vinícola Antinori Nel Chianti Classico foi projetada para ter o mínimo de impacto ambiental possível. Sendo assim, ela consegue apresentar um consumo baixo de energia elétrica.
Por ser uma construção original, moderna e ecologicamente correta, essa vinícola faz parte da Toscana Wine Architecture, uma associação da qual fazem parte as adegas mais originais e que foram concebidas por arquitetos famosos e contemporâneos.
COMO É A VINÍCOLA POR DENTRO?
Logo na entrada da vinícola, o visitante se depara com duas grandes escadas em formato de caracol que dão acesso tanto a um jardim que abriga uma parte das videiras, quanto a uma sala que guarda os barris de vinhos.
A fachada da adega é toda de vidro. Dessa forma, o visitante tem uma pequena noção do que vai encontrar nos ambientes internos.
As salas que guardam os barris de vinhos são um espetáculo à parte. Esses ambientes possuem paredes revestidas com um material especial. O local é bem intimista e lembra um pouco uma taverna medieval.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Esta vinícola produz vinhos italianos por meio da técnica de vinificação, que é um método que permite o manuseio suave e a preservação dos compostos aromáticos das uvas. Isso é feito usando a força da gravidade, ao invés das bombas mecânicas.
Esse processo de fabricação de vinhos é realizado da seguinte forma: no último andar da vinícola, as uvas são delicadamente esmagadas. Depois disso, o mosto que surge nesse processo desce para tanques de fermentação de aço inoxidável, que estão localizados em um andar inferior.
Após o processo de maceração e de fermentação ser concluído, o vinho será colocado em um recipiente para passar pelo processo de envelhecimento.
Para que a bebida passe por esse processo, é necessário que ela fique armazenada em um local com uma temperatura específica para esse procedimento.
Pensando no impacto ambiental e na qualidade dos vinhos, a vinícola Antinori Nel Chianti Classico deixa as bebidas envelhecendo em ambientes subterrâneos. Dessa forma, é possível garantir a temperatura ideal para esse processo e ainda economizar no uso da energia elétrica.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
O QUE FAZER NA VINÍCOLA ANTINORI NEL CHIANTI CLASSICO?
Dentro da vinícola os visitantes têm acesso a um restaurante, o Rinuccio 1180. O estabelecimento recebeu esse nome em homenagem ao patriarca da família.
O local serve pratos típicos da culinária da região da Toscana. Contudo, o menu é sazonal, já que o restaurante usa ingredientes locais para preparar as refeições.
Além disso, é possível harmonizar cada prato com um dos vinhos produzidos na vinícola Antinori Nel Chianti Classico. A vinícola também conta com uma loja de vinhos produzidos no local e em outras partes do mundo.
Quem quiser também pode fazer um passeio para conhecer toda a propriedade, que tem cerca de 4,6 hectares, além de toda a região de Chianti Classico.
Esta é uma das cidades mais famosas da região da Toscana, na Itália. Florença possui mais de dois mil anos de idade e abriga várias construções históricas e monumentos importantes.
Além disso, estima-se que cerca de 40% do acervo de obras de arte da Itália estão em Florença.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site da vinícola, site
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…