Bodega Salentein
Mendoza

Bodega Salentein

Escrito por Claudia Vianna Birolini | Atualizado em:
Início > Viajar > Dicas para Passear > Bodega Salentein
Bodega Salentein está no Alto do Valle de Uco, no sopé da Cordilheira dos Andes com uma paisagem inigualável.

Este blogpost foi escrito por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

Bodega Salentein
Endereço: Ruta 89 — Los Arboles — Mendoza — Argentina
Perfil do instagram: @salenteinbodega

Salentein está no Alto do Valle de Uco, no sopé da Cordilheira dos Andes com uma paisagem inigualável. Neste vale, Bodega Salentein levanta seus volumes, imitando o contexto. Cercada por 50 hectares de reserva natural, oferece, adega, capela, museu com centro para visitantes: Killka e uma pousada.

Bodega Salentein
Bodega Salentein / Kilka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Esta reserva no meio dos vinhedos expressa uma ancestral filosofia andina, sobre as relações respeitosas a estabelecer entre natureza e cultura, baseado neste conceito os arquitetos do Bormida & Yanzon desenvolveram o projeto da Bodega Salentein.

Confira também estes conteúdos sobre o assunto:

Bodega Salentein
Bodega Salentein. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Nos arredores imediatos surge uma paisagem de transição, com espécies nativas e vinhedos, que valorizam a nova aliança. Killka é o edifício central do eixo, é a casa de recepção, a acolhida, a entrada formal para o espaço do vinho. Killka, na língua quéchua, significa exatamente isso.

Bodega Salentein
Bodega Salentein / Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

PUBLICIDADE Banner – Buque de 6 rosas vermelhas FIM DA PUBLICIDADE

KILLKA E BODEGA SALENTEIN

Este edifício tem uma forte identidade andina, ele se funde na paisagem. De longe, sua cor está relacionada ao contexto e sua textura áspera nunca precisará de manutenção. Suas paredes são feitas de concreto ciclópico, assim como suas fundações e acabamento. O concreto armado foi utilizado com pedras de diferentes tamanhos, seu uso segue regras estritas devido a terremotos e as pedras melhoram sua inércia térmica.

Bodega Salentein
Interior Bodega Salentein. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

A sala de recepção é a antessala do espaço do vinho. Lá o visitante é recebido e preparado para a visita. É por isso que neste edifício está à mesa de apresentações, o auditório com filmes e serviços introdutórios. A partir daí temos acesso ao museu de arte, a loja e o restaurante.

Bodega Salentein
Bodega Salentein / Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

PUBLICIDADE Banner Clean – Cesta Sonho dos Chocólatras FIM DA PUBLICIDADE

Veja uma série de passeios e atividades que selecionamos para você em Mendoza:

Excursão de Vinhos com Degustação – Quer conhecer mais vinícolas? Caminhe pelos vinhedos e descubra como o deserto de Mendoza foi transformado em um oásis, permitindo à cidade tornar-se uma das “Nove Capitais Mundiais do Vinho”. Visite outras 2 vinícolas locais e deguste alguns dos melhores vinhos da região durante o trajeto.

De Mendoza: Excursão ao Aconcágua na Cordilheira dos Andes – Dirija-se aos Andes e desfrute de vistas do Aconcágua, o pico mais alto das Américas. Saiba mais sobre a região com seu guia e aproveite as paradas em Potrerillos, Uspallata e Puente del Inca.

Mendoza: Passeio a Cavalo nos Andes c/ Churrasco Legítimo – Aventure-se pela Cordilheira dos Andes em um passeio a cavalo de duas horas na companhia de guias bilíngues. Decida se quer provar um “asado” (churrasco) argentino autêntico e vinhos locais. Curta uma opcional sessão de música folclórica ao pôr do sol.

Mendoza: Rafting e Tirolesa na Cordilheira dos Andes – Curta uma imersão neste Circuito de Aventuras na Cordilheira dos Andes. Comece com um rafting de 12 quilômetros pelas cachoeiras do rio Mendoza e admire as deslumbrantes vistas dos arredores. Depois, atravesse o rio Mendoza deslizando em uma tirolesa.

Bodega Salentein
Bodega Salentein / Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.
Bodega Salentein
Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

No museu tem uma coleção de Arte Contemporânea Argentina e outra coleção de pinturas holandesas dos séculos XVIII e XIX.

Bodega Salentein
Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.
Bodega Salentein / Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Para apoiar as atividades culturais deste edifício central, que tem quatro áreas principais: recepção, arte, gastronomia e merchandising, todo o subsolo é usado para salas de máquinas, armazéns e serviços.

A área gastronômica, com restaurante e bar de vinhos, ocupa dois cantos opostos do prédio, conectados ao salão, ambos com vitrais em ângulo, que olham para a montanha e para o vale. Seus espaços interiores são prolongados do lado de fora com galerias profundas que os protegem do sol e permitem que os visitantes, após sua visita, desfrutem do vinho, do sol e do panorama. Killka é um edifício que recebe e acolhe.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos
Bodega Salentein / Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Adriane Bahi
Adriana Bahi, arquiteta formada pela FAAP, faz  parte da geração de arquitetos contemporâneos fascinados pelo mistério da arquitetura como uma forma de se expressar.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top