Loading...
Dicas para Passear: Mendoza
Bodega Salentein

Bodega Salentein

Ruta 89 s/n, Los Arboles, Mendoza, Argentina.
+54 2622 42-9090

Salentein está no Alto do Valle de Uco, no sopé da Cordilheira dos Andes com uma paisagem inigualável. Neste vale, Bodega Salentein levanta seus volumes, imitando o contexto. Cercada por 50 hectares de reserva natural, oferece, adega, capela, museu com centro para visitantes: Kilka e uma pousada.

Bodega Salentein
Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Esta reserva no meio dos vinhedos expressa uma ancestral filosofia andina, sobre as relações respeitosas a estabelecer entre natureza e cultura, baseado neste conceito os arquitetos do Bormida & Yanzon desenvolveram o projeto da Bodega Salentein.

Bodega Salentein
Bodega Salentein. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Nos arredores imediatos surge uma paisagem de transição, com espécies nativas e vinhedos, que valorizam a nova aliança. Killka é o edifício central do eixo, é a casa de recepção, a acolhida, a entrada formal para o espaço do vinho. Killka, na língua quéchua, significa exatamente isso.

Bodega Salentein
Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.
Killka e Bodega Salentein

Este edifício tem uma forte identidade andina, ele se funde na paisagem. De longe, sua cor está relacionada ao contexto e sua textura áspera nunca precisará de manutenção. Suas paredes são feitas de concreto ciclópico, assim como suas fundações e acabamento. O concreto armado foi utilizado com pedras de diferentes tamanhos, seu uso segue regras estritas devido a terremotos e as pedras melhoram sua inércia térmica.

Bodega Salentein
Interior Bodega Salentein. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

A sala de recepção é a antessala do espaço do vinho. Lá o visitante é recebido e preparado para a visita. É por isso que neste edifício está à mesa de apresentações, o auditório com filmes e serviços introdutórios. A partir daí temos acesso ao museu de arte, a loja e o restaurante.

Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

No museu tem uma coleção de Arte Contemporânea Argentina e outra coleção de pinturas holandesas dos séculos XVIII e XIX.

Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.

Para apoiar as atividades culturais deste edifício central, que tem quatro áreas principais: recepção, arte, gastronomia e merchandising, todo o subsolo é usado para salas de máquinas, armazéns e serviços.

A área gastronômica, com restaurante e bar de vinhos, ocupa dois cantos opostos do prédio, conectados ao salão, ambos com vitrais em ângulo, que olham para a montanha e para o vale. Seus espaços interiores são prolongados do lado de fora com galerias profundas que os protegem do sol e permitem que os visitantes, após sua visita, desfrutem do vinho, do sol e do panorama. Killka é um edifício que recebe e acolhe.

Bodega Salentein
Killka. Foto cortesia Bormida & Yanzon arquitectos.
Adriane Bahi
Adriana Bahi, arquiteta formada pela Faculdade de Belas Artes, faz  parte da geração de arquitetos contemporâneos fascinados pelo mistério da arquitetura como uma forma de se expressar. Atualmente trabalha na equipe de decoração do Roberto Migotto.

Quer saber onde ficar em Mendoza? Então conheça o The Vines Resort & SPA.

Referências
obrigada à Elena Moretti da Bormida & Yanzon arquitectos.
Site Botega Salentein

Claudia Vianna Birolini

O mercado da arquitetura, Clau conhece como a palma da mão (ou como a planta de um ambiente planejado) afinal, há 20 anos coordena a área de decoração do escritório do Roberto Migotto. Como mentora do Dona Arquiteta, trouxe toda sua experiência para tornar o site mais que uma fonte de conteúdo – e sim um material único, com a curadoria de quem já viu, desenhou, produziu e construiu de tudo na profissão.

Mais posts

Comentários(0)

Publique um Comentário