Banho turco: o que é e onde encontrar na região de São Paulo e Rio de Janeiro
São Paulo

Banho turco: o que é e onde encontrar na região de São Paulo e Rio de Janeiro

Escrito por Carolina Martins | Publicado em:
Início > Viajar > Dicas para Passear > Banho turco: o que é e onde encontrar na região de São Paulo e Rio de Janeiro
Se você está em busca de rituais terapêuticos que trazem benefícios para o corpo e a mente, precisa saber o que é banho turco!

Este blogpost não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

Também conhecido como hammam, é uma prática antiga que conquistou o mundo. A palavra significa água quente, e tem tudo a ver com o ritual de relaxamento.

O banho turco inclui várias etapas, entre elas a sauna e um revigorante banho de espuma. É um tratamento que promove:

  • o bem-estar físico e mental;
  • a liberação de toxinas;
  • a limpeza dos poros;
  • o alívio do estresse;
  • e a saúde da pele (através de técnicas milenares)

No Brasil, já é possível encontrar muitos lugares que oferecem o banho turco, com algumas adaptações em relação ao ritual tradicional. Ainda assim, sem perder a essência e os benefícios dessa experiência.

Nessa matéria, você confere um pouco mais da origem dessa prática e como encontrar lugares que o ofereçam pertinho de São Paulo.

Das tradições otomanas do hamman aos banhos turcos dos spa moderno

A imagem mostra uma piscina para banho turco com decoração clássica e elementos ornamentados. A piscina é cercada por azulejos verdes e brancos, com um chafariz central adornado com esculturas. A parede de fundo apresenta um arco decorado com padrões intrincados e duas placas indicando a temperatura de 40°C. O ambiente é caracterizado por uma paleta de cores verde e branca, com elementos de cerâmica e pedra.
Piscina para banho turco I Foto: Linoleum Creative Collective via Unplash (reprodução)

Apesar do nome, o banho turco surgiu na Roma antiga, que já contava com muitas casas de banho. O Império Otomano apenas herdou esse costume e o aprimorou, incluindo alguns rituais (como oferecer um suco de frutas para os frequentadores) e destinar uma parte do banho para as pessoas poderem desfrutar do chamado “prazer do hammam” — que envolvia o consumo de tabaco e refrescos.

O primeiro espaço de banho turco foi construído em Istambul, então capital do Império Otomano, no século XV. Esse tipo de ambiente ficou muito conhecido pela sua suntuosidade. Os locais de banho apresentavam um pé-direito alto, com uma grande cúpula no teto, paredes com pinturas e escritos relacionados à cultura árabe, além de uma enorme piscina no meio.

Ainda hoje é possível encontrar muitos desses espaços na cidade. Além disso, ainda hoje é possível experimentar o tradicional hammam, tal como os antigos otomanos o faziam, em muitas cidades da Turquia!

Devido às suas propriedades terapêuticas e de limpeza, se espalhou pelo mundo e passou a ganhar adaptações regionais. Um exemplo dessa adaptação é que (tradicionalmente) ops banhos turcos eram feitos em grupo, com separação somente entre homens e mulheres. Já no Brasil, e em outros lugares do mundo, em busca de uma forma de preservar mais a intimidade, o ritual ganhou esse caráter mais “individualizado”.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

O passo a passo do banho turco

A imagem mostra um spa luxuoso com uma maca de pedra para a prática do Hammam. O ambiente é decorado com azulejos azuis e brancos intricados e cortinas verticais. A maca de pedra no centro é adornada com entalhes dourados e é cercada por vasos de cerâmica branca.
Maca de pedra para a prática do Hammam I Foto: Steigenber Hotels and Resorts (reprodução)

O ambiente onde o hammam ocorre é cuidadosamente preparado para transmitir paz e tranquilidade:

  • o primeiro passo ocorre em uma sauna úmida, deixando a pele preparada para a prática;
  • a segunda etapa é em um banho de banheira com sais de banho;
  • na sequência, a pessoa deita em uma maca de pedra aquecida e recebe um banho de espuma seguido pela esfoliação;
  • e, em muitos casos, o banho turco encerra com uma massagem.

Benefícios terapêuticos

A imagem mostra uma mulher deitada em uma mesa de massagem, recebendo uma massagem nas costas. Ela está com os olhos fechados, parecendo relaxada. As mãos do massagista estão aplicando pressão em suas costas. O fundo é simples e branco, focando a atenção na mulher e no processo de massagem.
Mulher recebendo massagem após banho turco I Foto: Yury Kirilov via Unplash (reprodução)

Além de ser muito revigorante, o banho turco te desliga dos problemas e da agitação do dia a dia. É uma chance de autoconexão profunda. Isso se soma a diversos outros benefícios como remover o excesso de células mortas, deixar a pele mais macia, aliviar dores musculares e melhorar a circulação sanguínea.

PUBLICIDADE banho turco FIM DA PUBLICIDADE

O banho turco tradicional e o moderno: entenda as diferenças

A imagem retrata o interior de um banho turco tradicional, caracterizado por um teto perfurado com luz natural filtrando-se através de pequenos orifícios. O ambiente é adornado com estátuas de pessoas em posições relaxadas, sugerindo uma prática de banho e relaxamento. As paredes são decoradas com azulejos intricados e os arcos dão um toque arquitetônico clássico. O chão é feito de pedra, e há um pequeno poço de pedra no centro.
Prática tradicional do banho turco I Foto: Israel via Flickr (reprodução)

Apesar de ambos terem o mesmo propósito, existem algumas diferenças entre a prática tradicional e a moderna. A primeira, como já mencionamos, era de que o ritual só era feito em grupo e era um homem que conduzia as etapas de limpeza, esfoliação e massagem. Atualmente há a possibilidade de fazer essa terapia de maneira individual ou em casal. Além disso, hoje, encontramos tanto homens quanto mulheres conduzindo o banho turco moderno.

Nos primeiros séculos após o desenvolvimento deste rito, era comum que os homens, ao chegarem no espaço de banho, fumassem e bebessem. Isso não é mais uma regra e nem acontece na maioria dos espaços que promovem a prática. Outra mudança foi ao espaço onde o ritual ocorre. Antigamente, os banhos turcos aconteciam em ambientes com características bem específicas, como construções com pé-direito alto e interiores projetados para reforçar os aspectos espirituais do ritual. Já na modernidade o processo foi adaptado à realidade de cada lugar, podendo ser feito em salas de spas e até mesmo em casa. 

PUBLICIDADE banho turco FIM DA PUBLICIDADE

Dúvidas comuns sobre banho turco em São Paulo

 Quanto custa um banho turco em SP?

O valor do banho turco vai variar de acordo com cada estabelecimento, podendo custar a partir de R$ 330,00*

 Qual a diferença entre hammam e sauna?

A sauna tradicional proporciona um ambiente seco e com temperatura entre 70ºC a 90ºC. Já no hammam o ambiente é úmido e a temperatura varia entre 40ºC a 50ºC.

É indicado para que tipo de pele?

O banho turco é indicado para todos os tipos de pele. Contudo, se você está enfrentando algum problema cutâneo, consulte um médico antes de se submeter a esse tratamento.

Com que frequência pode fazer?

Caso não haja contraindicações médicas, é possível se submeter a essa prática de uma a duas vezes por semana.

Pessoas com problemas cardíacos podem fazer?

Não é recomendado que pessoas com problemas cardíacos façam esse ritual sem consultar um cardiologista antes.

 

Onde encontrar banho turco na região de São Paulo e Rio de Janeiro

A imagem mostra uma mulher sorrindo enquanto toma um banho de espuma em um banheiro turco. Ela está usando uma toalha de banho rosa na cabeça e está cercada por espuma branca. O ambiente é decorado com elementos que sugerem um estilo moderno e relaxante.
Mulher tomando banho de espuma no ritual do banho turco I Foto: Vladmir Yelizaro (reprodução)

Se você gostou de conhecer esse ritual e quer ter essa experiência, descubra agora onde encontrar banho turco na região.

Rituaali

A imagem mostra um spa moderno chamado Rituaali em São Paulo, com uma piscina circular como foco central. O edifício principal é construído com madeira e vidro, integrando-se harmoniosamente à vegetação exuberante ao redor. A área da piscina possui espreguiçadeiras e guarda-sóis, proporcionando um ambiente relaxante e sereno.
Foto: Rituaali Spa (reprodução)

Quem está em busca de uma experiência mais imersiva pode reservar um final de semana para conhecer o Rituali, que fica na região de Penedo (Itatiaia, RJ). O local  é cercado pela Mata Atlântica e é um verdadeiro refúgio perto das capitais do sudeste.

No Rituali você vai encontrar acomodações luxuosas, áreas para a prática de esportes, restaurante e também um Spa que, apesar de não oferecer banho turco, tem diversas opções de tratamentos relaxantes e revigorantes.

O Spa Rituaali já passou por aqui no Dona Arquiteta e você pode saber mais sobre ele por aqui.

Onde fica: Acesso A, 310, Penedo, Itatiaia, RJ
Site: rituaali.com.br 

Neos Spa

O Neos Spa é um espaço dedicado a terapias de renovação física e mental por meio de terapias relaxantes. Apesar de não ser um spa especificamente dedicado ao banho turco, sua estrutura completa inclui uma versão moderna do hamman

Onde fica: Rua Estados Unidos, 198 — Jardim Paulista.
Site: neosspa.com.br 

PUBLICIDADE banho turco FIM DA PUBLICIDADE

Kairós Spa

O Kairós Spa fica de São Paulo e é cercado por mata, o que faz dele ideal para quem quer escapar do caos da capital paulista.

Onde fica: Av. Morumbi, 5200. 
Site: kairosspa.com.br 

Ter a experiência de participar de um ritual de relaxamento e renovação é algo mágico que pode ajudar você a se reconectar consigo mesmo e ver a vida de uma forma mais leve. Portanto, se você está sentindo que precisa renovar as suas energias, considere agendar um horário para vivenciar o banho turco. 

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top