Índice desta matéria
Endereço: Carretera N1, saída 171 (A1). Gumiel de Izán, Burgos – Espanha.
Telefone: +34 947 10 27 00
Adega aberta à visitação, com vinhos a partir de US$ 23.
Bodegas Portia, em Gumiel de Izán — uma família está em sua quarta geração de vinicultores. E decidiu ser vanguarda na produção de vinhos com uma estrutura inovadora e sustentável.
A Espanha é um país conhecido por seus pequenos municípios. São vilarejos antigos, com construções centenárias e economias que giram ao entorno das mesmas produções há milênios. A região de Ribera Del Duero, ao norte de Madri, é um território cercado de achados deste tipo. É o caso do pequeno município de Gumiel de Izán, na província de Burgos.
Gumiel de Izán está numa área já reconhecida na Europa como uma região com Denonimação de Origem (DO), a Ribera Del Duero. Ela concentra alguns dos principais produtores de vinhos da Espanha. E, em 2010, passou a ser lar da mais nova vinícola da família Martínez Zabala.
Para planejar e construir a estrutura principal da vinícola, contrataram um importante escritório de arquitetura com renome mundial. Aberta ao público, a vinícola vai muito além das parreiras e contempla:
- Áreas de produção e adega subterrânea abertas à visitação;
- Instalações de apoio;
- Recepção;
- E restaurante.
A instalação da Bodegas Portia tem cerca de 12.500 metros quadrados e pode produzir cerca de 1 milhão de garrafas de vinho ao ano. Sua instalação, em formato de trifólio, é tão imponente quanto a tradição da família.
Já comprou suas passagens?
Está planejando viajar para a Espanha e ainda não viu suas passagens? A plataforma Passagens Promo te ajuda! Com ela, você consegue comparar diferentes companhias aéreas e descobrir os melhores preços.
IDEALIZADORES DO PROJETO
A linhagem vinícola tem mais de 160 anos de história. A primeira adega foi inaugurada em 1861, no município espanhol de Oyón. Hoje, a família está em sua quarta geração dedicada à produção de vinhos.
Ao todo, são 6 vinícolas — entre elas a Bodegas Portia — que produzem e distribuem vinho para 140 países. E, para fazer jus à sua reputação global, a família escolheu um estúdio de arquitetura igualmente reconhecido.
O projeto da Bodega Portia ficou a cargo do Foster + Partners, com escritórios em várias partes do mundo e liderado pelo renomado arquiteto inglês Norman Foster. O estúdio é responsável por grandes projetos, como o do hotel The Murray (em Hong Kong).
A INOVAÇÃO DO BODEGAS PORTIA
O projeto renova a adega enquanto modelo de edifício. O terreno, a posição das plantações e a topografia foram considerados no desenho da estrutura. Desta maneira, o fluxo de movimentação permite melhores condições de trabalho e confere economia energética ao projeto.
A estrutura da Bodegas Portia combina vários materiais, em especial aço, madeira, concreto e vidro. Sua forma, a de um trifólio de linhas retas, contém um núcleo administrativo. É neste núcleo que estão localizadas as salas de reuniões, área de recepção e o restaurante. Seus três braços são dedicados, cada um a um, para cada processo da vinificação:
- A fermentação, realizada em tanques de inox;
- O envelhecimento, realizado em barricas de carvalho;
- E o engarrafamento.
Todos os processos são monitorados em um centro de operações, também instalado no núcleo da estrutura.
Outro aspecto inovador da estrutura do Bodegas Portia é a combinação de níveis, tanto internamente quanto externamente. Na área externa, as uvas colhidas são transportadas através de uma estrada que sobe pela própria estrutura até sua cobertura (no centro). Lá, são entregues na tremonha e distribuídas – através da gravidade – nas etapas de produção.
O dióxido de carbono, subproduto natural do processo de fermentação das uvas, tem escape natural através de aberturas laterais do próprio edifício. Já os barris e garrafas são armazenados em áreas parcialmente escavadas no tereno inclinado, aproveitando a propriedade térmica do solo.
É uma estratégia arquitetônica da vinícola Bodegas Portia que permite um fluxo natural dos recursos. A economia energética ainda é complementada com a estrutura do telhado. Além de cobrirem as áreas de produção, também incorporam placas de energia solar.
Você já pensou onde vai alugar seu carro?
Ter um carro te dá mais liberdade para ir aonde e quando quiser. Ainda mais nesta região tão linda. Você não vai querer depender de transporte público. Por isso acesse a plataforma Rent Cars que te ajuda a encontrar as melhores locadoras de automóveis e com os melhores preços.
ÁREA DE VISITAÇÃO NA BODEGAS PORTIA
O núcleo do edifício na Bodegas Portia é dedicado à visitação, aproveitando a tendência de crescimento do enoturismo da região. Uma galeria de acesso comum surge no centro da adega e eleva o visitante para mezaninos envidraçados. Através deles, é possível conhecer todas as fases de produção que acontecem dentro da Bodega Portia.
Entre estes espaços, terraços foram instalados com espelhos d’água. Além deles, fica à sua disposição a vista dos vinhedos.
O restaurante, também instalado no centro do edifício, é o Triennia Gastrobar. É um restaurante que combina os diferentes vinhos produzidos nas adegas da família com a culinária espanhola. O menu combina tradições, como os tapas, mas com um vanguardismo. É possível encontrar o clássico cordeiro assado à moda Aranda ou uma combinação de Carpaccio com Kimchi, pistáchio e alhos negros.
UM MODELO PARA A VINICULTURA
A vinificação é uma tradição há milênios na Europa. Apenas na região de Ribera Del Duero, vestígios arqueológicos apontam que a produção de vinhos já acontecia há mais de 2500 anos. Ainda assim, as vinícolas tradicionais vêm buscando inovação através de estratégias sustentáveis de produção.
É o caso da Bodegas Portia, cujo projeto da Foster + Partners impressiona no uso inteligente de topografia e estrutura para garantir que a produção de vinhos seja tão eficiente, quanto sustentável.
Antinori Nel Chianti — Florença
A vinícola foi inaugurada em 2012, para simbolizar a solidez da família Antinori que cultiva uvas há 26 gerações.
A estrutura em caracol foi projetada pelo escritório Archea Associati e você se perde em tentar entender onde começa o vinhedo e onde começa o edifício.
Campos de Arroz — Comporta
Um casal de sócios vem há anos inaugurando hotéis boutique na região de Comporta, em Portugal.
Sua nova hospedagem é inspirada na casa de pescadores, é cercada de arrozais e fica há poucos minutos de uma das praias mais disputadas da Europa.
Chateau La Coste — Côte d’Azur
Está vinícola francesa decidiu dedicar sua alma às artes. Para tanto, expandiu-se e transformou diversas áreas em museus e galerias de arte a céu aberto.
O complexo projeto, que tem assinatura de diversos arquitetos renomados, também tem projeto assinado pelo brasileiro Oscar Niemeyer.
Tem dúvidas sobre como conseguir um Seguro de Viagem?
Se você ainda não sabe como pesquisar um bom seguro de viagem, recomendamos conhecer a Seguros Promo. Trata-se de uma plataforma de pesquisa, intermediação e comparação de preços de seguros. A plataforma é capaz de encontrar o seguro com o melhor custo-benefício em praticamente todos os lugares do planeta.
REFERÊNCIAS
CTB Travels
Autor: Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.