Índice desta matéria
Camp Sarika
Endereço: Kayenta Road — Canyon Point — Utah — Estados Unidos.
Preço: a partir de US$ 4.600,00*
É noite.
Você apenas escuta pequenos ruídos. Sons como os estalos da madeira seca queimando na fogueira ou um roedor atrás do arbusto.
Com exceção da oscilante luz das chamas e estrelas no céu, tudo é coberto pelo manto noturno. Se fechar os olhos e inspirar fundo, poderá ouvir o som da terra. E não, não é só impressão sua. O som existe.
A cena descrita agora é uma experiência poderosa. Algo esperado de um acampamento isolado e esotérico. Mas não, estamos falando de um retiro de luxo desenvolvido pela Aman Resorts.
Estamos falando do Camp Sarika, no deserto de Utah.
CAMP SARIKA
O nome, com origem em sânscrito, significa “espaço aberto” e “céu”. Trata-se de uma nova opção de hospedagem desenvolvida pela rede internacional Aman.
Camp Sarika pode ser considerado irmão do Amangiri, um resort da Aman instalado há menos de trinta minutos. A diferença entre os dois está na intimidade com o deserto.
Um conjunto de dez pavilhões cobertos de lona formam o Camp Sarika. Todos eles foram içados ao redor de um lounge e uma vistosa piscina. Dessa forma, o Camp Sarika é um reduto de meditação instalado num dos climas mais graves do planeta.
O Parque Nacional Staircase faz parte de um grande planalto que cobre Utah, Colorado, Novo México e o Arizona. A região é famosa por seu clima seco, quente e — principalmente — pelas suas misteriosas formações rochosas. Bem próximo do Camp Sarika, está o Monumento Nacional Escalante.
O Camp Sarika também fica próximo de outros grandes parques nacionais conhecidos. Entre eles, os parques de Bryce Canyon, Zion e Grand Canyon.
A rede Aman Resorts já é conhecida internacionalmente por oferecer hospedagens em locais exóticos. Por isso é possível encontrar hotéis da rede em locais exóticos como Butão, Laos e Sri Lanka. Seus projetos sempre encontram harmonia entre posições afastadas de grandes centros e uma generosa oferta de serviços.
O Camp Sarika contou com investimentos do grupo americano Canyon Equity. Já o projeto foi conduzido pela equipe da Luxury Frontiers. A empresa de design e arquitetura tem sede nas cidades de São Francisco e Joanesburgo.
O CONCEITO
O design da Luxury Frontiers é uma homenagem ao cenário. A equipe procurou encontrar meios, através da arquitetura, de sequestrar os sentidos dos hóspedes e direcioná-los para a paisagem. Assim, a experiência do deserto não é amenizada pelo conforto, mas estimulada.
As amplas janelas e saídas dos pavilhões foram direcionadas para a paisagem. É possível observar o pôr-do-sol desértico em uma posição privilegiada.
Cada um dos pavilhões dispõe de uma piscina de mergulho aquecida, uma varanda mobiliada com espreguiçadeiras e móveis rústicos ao redor de uma fogueira. A cobertura da varanda flui através de uma extensão da lona que forma o pavilhão.
Na membrana das lonas é utilizado o cloreto de polivinila (PVC). O resultado é um material atraente, leve e durável. O material é reciclável, o que reduz o impacto ambiental do projeto.
DECORAÇÃO NO DESERTO
Além da elegante área externa, o interior da tenda oferece conforto e independência. Há pavilhões com uma e com duas camas. Em todos eles, há uma sala de estar, área de refeições e bar.
Ao contrário dos interiores do Amangiri, o design do Camp Sarika não tem predomínio de pedra e aço enegrecido. Numa linha mais orgânica, usa madeira em tons mais claros. São linhas simples e esquemas de cores naturais.
A mobília tem origem em artesãos locais. A seleção das peças acompanha a transição dos espaços e estimula a sensação de acampamento: mesas de nogueira personalizadas e cadeiras de campanha. Na lateral da mesa, bolsas laterais de couro, icônica no campismo (para guardar mapas e informativos).
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
Grandes janelas e portas de vidro, todas feitas com madeira de abeto-de-douglas, reforçam o impacto visual da paisagem. Por fim, a iluminação foi planejada para causar o mínimo de poluição luminosa. Assim os hóspedes podem vislumbrar, sem obstáculos, o céu estrelado do deserto.
AS EXPERIÊNCIAS AMAN EM CAMP SARIKA
O Camp Sarika e o Amangiri fazem parte de uma reserva particular da Aman. A reserva tem aproximadamente 600 acres de área selvagem. Dentro e fora deste perímetro, a Aman oferece diversas atrações de eco-turismo aos hóspedes.
Entre essas diversas atrações, que envolvem desde passeios de botes sobre as corredeiras ou balões sobrevoando as montanhas, está o carro chefe da região: o alpinismo.
A rede Aman instalou diversos suportes diretamente sobre a rocha, permitindo escalada até grandes alturas. Chamada de Via Ferrata, essa “trilha” sobre o topo de grandes rochas tem destaque mundial.
Um dos trajetos da Via Ferrata passa pela recém-lançada escadaria de Cave Peak, instalada há mais de 122 metros de altura.
Mas se você não é atraído por aventuras com tanta adrenalina, o quase silencioso deserto permite uma experiência transcendental. Acenda a fogueira e escute a vibração das montanhas.
PARA ESCAPAR DO MUNDO
O Camp Sarika foi desenvolvido como um refúgio. É uma experiência de escapismo e solitude. É o lugar perfeito se você está em busca de privacidade, aventura e conforto.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site oficial
Travel+Leisure
Archello
Forbes
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.