Avalie esta matéria

Hotel Nobu Shoreditch
Endereço: Largo do Canal, nº 4 — Vila de Possanco Comporta — Portugal.
Preço: a partir de US$ 939,00*
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.

Comodidades: WiFi | Piscina | Estacionamento | Entregas de mercado | Massagem

Casas de Arroz é um conjunto de casas e cabanas no melhor estilo de um hotel boutique. Estão instaladas na região de Comporta (Portugal). Próximas das praias de areias claras e águas cristalinas, oferecem isolamento em meio aos arrozais que se perdem no horizonte.

Algumas das acomodações das Casas de Arroz constam com térreo de vista privilegiada | Fotografia de Alma da comporta (reprodução)

AS CASAS DE ARROZ

As Casas de Arroz estão localizadas em Possanco, uma pequena vila portuguesa na freguesia de Comporta. A freguesia fica no distrito de Setúbal, em Alentejo. A região é lar de uma rica biodiversidade protegida pela reserva do Estuário de Sado. Em pouco mais de uma de 1h, você está em Lisboa.

O conjunto das Casas de Arroz é formado por dois tipos de acomodações. As casas, duas ao todo, são preparadas para receber até 4 pessoas. Já as cabanas são mais intimistas e preparadas para receber casais.

Ambas as opções são equipadas com cozinha e piscina. E oferecem tranquilidade em uma paisagem campesina de arrozais e cegonhas, a menos de 10 minutos da praia.

Vista aérea das Casas de Arroz | Fotografia de Alma da Comporta (reprodução)

As Casas de Arroz foram construídas no estilo boutique. Os hóspedes têm acesso a piscinas de borda infinita e diversos serviços — entre eles entrega de compras, massagem e até babá — sem ter que pisar fora do hotel.

A paisagem ao redor do hotel em Comporta é formada por diversos canais que se cruzam e formam uma rede de irrigação para estes arrozais, que são os maiores do país.

Todos os quartos apresentam esta vista incrível, são ensolarados, confortáveis e abertos. As casas, especificamente, contam com amplos terraços individuais por onde é possível apreciar o pôr-do-sol caindo no Estuário de Sado.

Piscina de borda infinita | Fotografia de Alma da Comporta (reprodução)

COMODIDADES ENCONTRADAS NO HOTEL CASAS DE ARROZ EM COMPORTA

O conjunto foi inaugurado em 2017 e está há poucos minutos tanto das praias de Comporta quanto do Porto da Carrasqueira — uma das curiosas atrações turísticas da região.

Pode ser bem interessante alugar um carro, e aproveitar o estacionamento particular incluso também nas cabanas. Assim você tem mais conforto, já que as Casas de Arroz estão em uma área razoavelmente isolada de outros centros. Porém, a anfitriã coloca – gratuitamente – bicicletas à disposição dos hóspedes.

Cabana | Fotografia de Alma da Comporta (reprodução)

As Casas de Arroz são bem equipadas e organizadas para receber hóspedes. Toda a roupa de casa já fica disponível, tal como uma variedade de equipamentos para cozinha e casualidades. Isso inclui desde secadores de cabelo à acessórios para bebês.

Você pode contratar pelo hotel — ainda que pagos à parte:

  • serviços de Baby-sitting;
  • entrega de compras de mercado;
  • refeições tradicionais da região, preparados pela Chef Sandra Rito;
  • massagistas para atendimento no jardim;
  • e aulas de ioga.

Todas as acomodações contam também com máquina de lavar, internet de alta velocidade, lareira interna e ar-condicionado.

Um dos jardins das Casas de Arroz | Fotografia de Alma da Comporta (reprodução)

AS ORIGENS DAS CASAS DE ARROZ E ALMA DA COMPORTA

As Casas de Arroz pertencem aos sócios Charline e Antoine. Os dois são donos também do Alma da Comporta, um blog dedicado a pesquisar e promover atrações na região de Comporta. Além partilhar informações, o Alma de Comporta oferece serviços de hospedagens.

Entre esses serviços está o das Casas de Arroz, porém não é o único projeto de hotel boutique do Alma da Comporta. Além dele, estão outros três conjuntos no mesmo estilo:

  • Campo de Arroz;
  • Casa do Brejo;
  • e Flor de Arroz.

Os dois não nasceram em Comporta, porém se apaixonaram pela região durante a primeira visita. Oitos anos depois, já haviam inaugurado a primeira casa em Comporta. Assim, como o Casas de Arroz, todos os projetos do Alma da Comporta foram conduzidos pelos arquitetos Luis Pereira Miguel e seu sócio Filipe Martins Correia, da PM-ARQ.

Sala de uma das acomodações | Fotografia de Alma das Comportas (reprodução)

Todos os projetos se inspiram nas cabanas de pescadores, típicas da região e espalhadas pela costa de Comporta. São casas que buscam resgatar e expandir a simplicidade dessas residências.

Por isso encontramos traços regionais como telhados de palha e uso de madeira local nas estruturas. Todas elas foram feitas em alvenaria tradicional e concreto polido. Os chuveiros ao ar livre se integram à paisagem. Os interiores são simples, acolhedores e valorizam tradições portuguesas com peças de olaria e cestaria.

Cada uma das nossas propriedades é um projeto fascinante em si. Todos eles combinam perfeitamente, mas cada um é diferente. Inspirando-nos no nosso estilo de vida e nas nossas viagens, fazemos do bem-estar dos nossos hóspedes a nossa principal prioridade, para que cada pessoa se acomode confortavelmente e se sinta completamente em casa. | Charline e Antoine, donos do Alma da Comporta.

Quarto nas Casas de Arroz | Fotografia de Alam da Comporta (reprodução)
A região de Comporta tem um curioso encontro entre arrozais e o mar | Fotografia de Museu do Arroz (divulgação)

ATRAÇÕES PRÓXIMAS AO HOTEL DE COMPORTA CASAS DE ARROZ

A Comporta é, na realidade, uma pequena vila na costa oeste de Portugal. Como já citamos no começo da matéria, fica a pouco mais que uma hora de carro da capital lusitana.

Apesar disso, é comum que os próprios portugueses tratem a região toda como Comporta e isso inclui outros destinos como Pego, Carvalhal, Brejos, Torre, a própria Possanco (onde ficam as Casas de Arroz) e Carrasqueira.

Trata-se de uma região rica em atrações naturais, bons restaurantes e passeios. Entre eles, estão alguns bem típicos e que só podem ser encontrados nas praias de Comporta. É o caso, por exemplo, do passeio a cavalo pelas praias.

Este, e outros passeios, você consegue reservar previamente pela Get Your Guide. Selecionamos dois deles que você pode conferir abaixo:

Além dessas propostas guiadas, é possível aproveitar várias atividades incríveis da região como fazer aulas de Surf em escolas recomendadas pelos próprios anfitriões. Aliás, elas se colocam sempre a disposição para guiar os hóspedes quanto aos melhores destinos e restaurantes da região.

Porto de Carrasqueira, na região de Comporta | Fotografia de banco de imagens

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

Onde comer em Comporta: Restaurante Museu do Arroz

O Museu do Arroz é um edifício que, no passado, foi uma fábrica de arroz. Era lá que toda a produção da região ia para então ser descascado antes de ser embalado. O prédio foi revitalizado em 2006 e tem um espaço hiper descontraído.

Trata-se de uma decoração moderna, que tem tornado o restaurante bem badalado em Comporta. Entre os ambientes, estão mesas no terraço com vista para a paisagem dos arrozais e um mezanino onde funciona um espaço lounge.

O restaurante do Museu do Arroz | Fotografia de Museu do Arroz (divulgação)

Além do ambiente, o estabelecimento de Isabel Carvalho (a proprietária) também oferece gastronomia de qualidade, usando ingredientes típicos da região em pratos que tem como base – adivinhe – o arroz.

A maior parte dos pratos é servida em cerâmicas clássicas, principalmente terrinas de barro que parecem ter sido retiradas da coleção centenária da sua bisavó. Entre os vários pratos servidos em tachos, estão arroz com frutos do mar com hortelã da ribeira, com lagosta, com bacalhau, arroz de pato e até mesmo a tradicional Cabidela de Frango.

Onde: Estrada Nacional 261, Km 0 — Comporta, Portugal.

Telefone: +351 265 497 555

Instagram: @museudoarroz_

Tigela com sopa, arroz e muito caldo em cima da mesa. Servida em uma grande tigela oval feita de barro e decorada de azul nas bordas.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor: Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

Postagens recentes

Nova York em março: cultura, charme e paisagens únicas

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

1 dia atrás

6 cidades próximas a Orlando que você precisa conhecer

Confira uma seleção de cidades próximas a Orlando ótimas para quem quer se hospedar por…

4 dias atrás

Transforme sua viagem para Dubai com estas dicas

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

6 dias atrás

O que fazer em Boston no inverno: conheça os melhores passeios

Com duvidas sobre como aproveitar o inverno em Boston? Esse guia é para você Este blogpost…

1 semana atrás

As melhores opções para passar o ano novo em Las Vegas

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

2 semanas atrás

3 dicas de onde ficar em Orvieto para aproveitar o campo italiano

Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…

2 semanas atrás