Índice desta matéria
Se você está em busca de um refúgio natural, com clima ameno, cachoeiras cristalinas, vilarejos acolhedores, paisagens deslumbrantes e experiências autênticas, a Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, pode ser o destino perfeito — e o melhor: a poucas horas da capital.
Embora apenas cerca de 10% dessa cadeia montanhosa esteja localizada em território fluminense, essa pequena porção abriga verdadeiros tesouros naturais, como o Parque Nacional do Itatiaia, o charmoso distrito de Visconde de Mauá e picos imponentes como o das Agulhas Negras.
Em meio à crescente busca por destinos que promovem contato com a natureza, bem-estar e turismo sustentável, a serra da Mantiqueira fluminense se destaca como um dos melhores lugares para desacelerar e reconectar-se com a natureza.
A Serra da Mantiqueira fluminense
Clima da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro
Por se tratar de uma região de alta altitude, a Serra da Mantiqueira é um destino no Rio de Janeiro perfeito para o inverno. Na estação mais fria do ano, os municípios localizados nos picos mais altos registram temperaturas próximas de 0°. Um fenômeno interessante que ocorre por lá é a névoa no começo da manhã e geadas frequentes, transformando a paisagem montanhosa em um quadro bucólico.
Vegetação da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro
A vegetação da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro é influenciada por sua altitude e clima. Assim, em sua rica diversidade, é possível distinguir três tipos de formações vegetais: a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias e os campos de altitude. Este último, fruto da adaptação às baixas temperaturas, é composto por espécies herbáceas e arbustivas de pequeno porte.
Mata Atlântica e Mata de Araucárias
A Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira fluminense apresenta uma grande variedade de espécies de árvores como o pau-brasil, cedro, canela, ipê, jacarandá e jequitibá. Já nas áreas mais altas da serra, a Mata Atlântica faz transição para a Mata de Araucárias e campos de altitude.
Apresentando uma menor diversidade de espécies em comparação com a Mata Atlântica, a Mata das Araucárias é considerada uma formação florestal dentro do domínio do maior bioma brasileiro. Essa parte da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro é dominada pelo pinheiro-do-paraná.
Parque Nacional do Itatiaia
Abrangendo os municípios de Itatiaia e Resende, o Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque nacional do Brasil. Lá você pode aproveitar diversas atrações naturais, como cachoeiras, trilhas, mirantes e picos rochosos.
A entrada do parque é paga e o acesso às cachoeiras vai até às 16h. Foi lá que, recentemente, foram descobertas as primeiras pinturas rupestres registradas no estado do Rio de Janeiro.
Um dos picos mais altos do Rio de Janeiro fica dentro do Parque Nacional do Itatiaia, o Pico das Agulhas Negras. Com 2.791 metros de altitude, é também um dos pontos culminantes do país.
Visconde de Mauá
Distrito do município de Resende, Visconde de Mauá oferece natureza preservada e clima de montanha. Além disso, se destaca pela gastronomia saborosa e pela proximidade com grandes centros urbanos. Três vilas se destacam na região: as vilas de Mauá, Maringá e Maromba, cada uma com sua particularidade.
A Vila de Mauá é considerada o “centrinho” da região, já que concentra a maioria da infraestrutura turística. Aqui você encontra pousadas, restaurantes, lojinhas e serviços como bancos e mercados.
A Vila de Maringá é dividida pela ponte sobre o Rio Preto entre dois estados: Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tem uma atmosfera mais boêmia e descontraída, com bares e restaurantes com música ao vivo.
Já a Vila da Maromba fica localizada mais acima na montanha. Preservando um clima mais rústico e tranquilo, é o destino ideal para quem busca maior contato com a natureza. Paraíso do ecoturismo na região, Maromba é conhecida por suas cachoeiras e trilhas.
O que fazer em Visconde de Mauá?
Vale do Alcantilado

Localizado em uma propriedade particular, o Vale do Alcantilado é um dos passeios mais recomendados na serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro. São nove cachoeiras, acessíveis por trilha — a última tem a melhor vista. Até a sétima cachoeira, o nível é moderado, mas fica bem íngreme a partir daí. A trilha é muito bem demarcada, inclusive com corrimãos de madeira ou corda nos trechos mais difíceis.
Onde fica: Estrada Mauá-Mirantão Km 10
Cachoeira do Escorrega

Famosa por ser um tobogã natural, a Cachoeira do Escorrega é uma das mais disputadas pelos turistas da região. Se você procura diversão, ela apresenta mais de 30 metros de descida para escorregar. É seguro. Além disso, a cachoeira fica próxima à zona com maior infraestrutura, com bares, restaurantes e lojinhas de artesanato, além de estacionamentos (pagos).
Onde fica: Estrada do escorrega, s/n
Cavalgadas Rent a Horse

Um excelente passeio pelo vale encantado: cavalgada entre as colinas, com paisagens encantadoras. No Rent a Horse, os cavalos são bem cuidados, os instrutores são profissionais — em pouco tempo você já interage tranquilamente com o animal. Para quem busca um passeio tranquilo e revigorante, a região é belíssima com áreas de mata, com áreas abertas, vistas para reservas no topo das colinas e travessias de rios.
Onde fica: Estrada Visconde de Mauá, s/n – km 9.5 – Zona Rural
Dica da Dona Arquiteta: Depois de um dia explorando trilhas e cachoeiras, nada como descansar em um lugar que respeita a natureza ao redor. Uma sugestão? A Pousada Tijupá, cercada de verde, conta com chalés e suítes românticas, arquitetura aconchegante e um café da manhã super elogiado.
Itatiaia
Itatiaia é uma cidade na serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, rica em paisagens. Com seus picos, vales, além da vasta extensão do Parque Nacional, proporciona grande conexão com a natureza. O Parque Nacional do Itatiaia é a principal atração da região e se divide em duas partes principais. A parte alta é caracterizada por campos de altitude e picos elevados, como o Agulhas Negras. Já o parque baixa apresenta uma vegetação mais densa de Mata Atlântica, com cachoeiras, rios e trilhas.
A cidade de Itatiaia oferece boa infraestrutura para receber os turistas, com pousadas confortáveis e restaurantes com o melhor da culinária serrana. Para aproveitar ao máximo sua visita ao Parque Nacional, priorize roupas e calçados adequados — tênis confortáveis, calças compridas, camisetas de manga comprida e agasalho. Além disso, não esqueça do protetor solar, repelente e água. Uma mochila compacta é o ideal.
Vale destacar a autenticidade do distrito de Penedo. Marcada pela chegada de imigrantes na década de 1920, a influência da colonização finlandesa é evidente na arquitetura local e no turismo gastronômico.
O que fazer em Itatiaia?
Parque Nacional do Itatiaia

Para quem gosta de contato com a natureza e turismo de aventura, o Parque Nacional de Itatiaia é a atração imperdível do município. Com altitude que varia entre 700 e 2791 metros acima do nível do mar, está super conservado — por todas as trilhas existem placas sinalizadoras. O ponto mais alto é o Pico das Agulhas Negras, já o Mirante do Último Adeus fica apenas a 2 km da entrada. O parque oferece caminhos fáceis e difíceis, dependendo do que cada pessoa procura.
Onde fica: Estrada do Parque Nacional, Km 8,5
Casa do Papai Noel

Procura conhecer mais da cultura de Itatiaia? Na Casa do Papai Noel você encontra lojas de doces e artesanato. Na entrada deste centro comercial há uma sorveteria maravilhosa com um ambiente agradável. A decoração é muito bonita – de inspiração europeia e natalina – e sempre muda. Vale muito a pena o passeio pela fábrica de chocolate. Além disso, há muitos restaurantes que servem a famosa truta e cerveja artesanal.
Onde fica: R. das Velas, 100 – Penedo
Bazzoni Pizzeria

Escolheu Itatiaia como seu destino na serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro? No centro de Penedo, um dos principais bairros do município, a Bazzoni Pizzeria é um excelente lugar para curtir uma deliciosa pizza e rica carta de vinhos. Sua arquitetura é aconchegante, com madeira, vidros e tijolinhos à vista.
Onde fica: Av. das Mangueiras – Penedo
Dica da Dona Arquiteta: Itatiaia tem opções de hospedagem para diferentes estilos de viajantes. Para quem busca equilíbrio do corpo e mente em meio à natureza, o Spa Rituaali propõe uma imersão de bem-estar. Já quem prefere um refúgio acolhedor e rodeado de mata, a Pousada Rainha da Mata entrega charme rústico, silêncio e acolhimento no inverno da serra.
Resende
Resende, dentro da serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, se destaca como o polo regional. Por ser a maior cidade em termos de população e infraestrutura, é um ponto central para turistas que exploram a região. Isso se traduz em uma gama diversificada de hotéis, restaurantes e centros comerciais.
Além disso, sua localização é privilegiada, pois fica próxima de Visconde de Mauá, é um dos principais acessos para Itatiaia. Vale destacar que a forma mais flexível de se locomover pela Serra da Mantiqueira é de carro, no entanto, Resende possui um terminal rodoviário com linhas que ligam a cidade a outros municípios da região.
Embora a principal atração da região seja a natureza, Resende também possui atrativos históricos e culturais como a Academia Militar das Agulhas Negras (é possível agendar visitas guiadas) e o Centro Histórico, com suas construções antigas (a exemplo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Estação Ferroviária).
O que fazer em Resende?
Pico da Pedra Selada

Visão 360° de Visconde de Mauá! Com uma altitude de 1.755 metros, o Pico da Pedra Selada é uma formação rochosa imponente localizada no Parque Estadual da Pedra Selada. A trilha que leva a uma vista 360° de Visconde de Mauá começa numa área de pasto, depois passa para uma mata fechada. Durante as 2h de subida, existe uma cachoeira e uma nascente. Nos últimos 40 minutos, a trilha fica mais pesada, exigindo maior preparo físico.
Onde fica: Av. das Mangueiras – Penedo
Academia Militar das Agulhas Negras

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é a principal instituição de ensino militar do Exército Brasileiro. Localizada em Resende, suas instalações impressionam pela arquitetura de estilo clássico. Ao percorrer as diversas dependências num passeio histórico que dura em média 1h, você conhecerá mais sobre a história do país, do exército brasileiro e da região.
Onde fica: Rodovia Presidente Dutra, km 312, s/n
Poção da Maromba
O Poção da Maromba é uma das atrações naturais mais visitadas de Visconde de Mauá por ser uma piscina natural e uma das melhores quedas d’água da região. A trilha até o poção (rio) é curta, porém muito acidentada. A cachoeira é bonita, a área é excelente para nadar. Mas a parte mais atrativa fica por conta da pedra de 4 metros — os banhistas se revezam para pular na água.
Onde fica: Alto da Maromba
Experiências transformadoras na Mantiqueira fluminense
Primeira cachoeira acessível do Brasil
Em 19 de março de 2025, a primeira cachoeira acessível do Brasil foi inaugurada na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro. Localizada no Parque Nacional do Itatiaia, a Cachoeira do Camapuã passou por adaptações para garantir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A iniciativa do ICM Bio promoveu melhorias, incluindo uma trilha adaptada, corrimãos e uma plataforma de madeira que leva diretamente ao poço da cachoeira. Além disso, o parque disponibiliza uma cadeira anfíbia para que cadeirantes possam entrar na água.
Observação de aves
O Brasil é o terceiro maior país em diversidade de espécies de aves no mundo. A Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, é um excelente ponto para a atividade, sendo o Parque Nacional do Itatiaia um dos melhores lugares do mundo para a prática. Em Resende, alguns órgãos, como o Observatório de Aves da Mantiqueira (@oamantiqueira), oferecem o serviço de guia.
Retiro de bem-star
O Spa Ritualii em Penedo, no município de Itatiaia, oferece vários programas de bem-estar e em diversas modalidades. Corpo, mente e espírito são trabalhados em protocolos para combater a insônia, antitabagismo, controle de peso e aliviar a ansiedade.
Planejando sua viagem para a Serra da Mantiqueira no Rio
Qual a melhor época para visitar a Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro?
Para viagens românticas com clima de serra, a melhor época é entre julho e agosto. Já para quem busca passeios de verão, esta estação é a ideal para banhos de cachoeiras.
O que levar na mala para aproveitar a Serra da Mantiqueira?
Prefira roupas para um clima variado, já que mesmo no verão, agasalhos são importantes para trilhas e as temperaturas mais baixas à noite. Peças de vestuário confortáveis. Repelente e protetor solar são imprescindíveis. Se você gosta de observar aves e plantas, leve binóculos e uma câmera.
A Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, se destaca por sua grande variação altitudinal, pelos picos elevados — já que abriga alguns dos picos mais altos do Brasil — e pelas formações geológicas antigas.
Aqui no Dona Arquiteta, temos mais um post sobre destinos de serra do Rio de Janeiro. Caso busque opções em outros estados, temos também o post sobre os destinos de serra pelo Brasil. Vale a pena conferir.
Dúvidas e curiosidades comuns sobre a Serra na Mantiqueira do Rio de Janeiro
A Serra da Mantiqueira se estende por três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No território fluminense, ela se localiza principalmente na região Noroeste do estado.
Depende dos seus interesses:
– Primavera – a natureza se renova, com flores e temperaturas mais amenas;
– Outono e inverno – é ideal para quem busca o clima frio de montanha.
– Verão – pode ser chuvoso, mas as temperaturas são mais elevadas, favorecendo banhos de cachoeiras e trilhas em dias de sol. Além -disso, é a baixa temporada, com preços geralmente mais acessíveis.
Parque Nacional de Itatiaia;
Pico das Agulhas Negras (Itatiaia);
Cachoeira do Escorrega (Visconde de Mauá).
Para chegar à Serra da Mantiqueira é possível ir de carro — a viagem dura cerca de 2 a 3 horas — ou de ônibus, já que diversas empresas de ônibus oferecem linhas regulares saindo da Rodoviária Novo Rio com destino a Itatiaia e Resende. De lá, pode ser necessário utilizar transporte local (táxi ou ônibus municipal) para chegar a outras localidades, como Visconde de Mauá.
A Serra da Mantiqueira no lado fluminense, oferece uma variedade de opções de hospedagem, como pousadas charmosas, hotéis, chalés e acampamentos.
A região é um paraíso para os amantes de atividades ao ar livre, como trekking e caminhadas, montanhismo e escalada, mountain bike, observação de aves e a pesca esportiva.
A altitude na porção fluminense da Serra da Mantiqueira varia bastante devido ao seu relevo acidentado. A altitude média geralmente se situa entre 1.200 e 2.000 metros, mas alguns picos chegam a 2.792 metros.
A gastronomia da Serra da Mantiqueira fluminense é rica e diversificada, com influências da culinária mineira e paulista. Nos restaurantes da região, você encontra truta, pinhão, queijos e cervejas artesanais, além de cozinha de fogão à lenha.
Sim, a Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro pode ser um ótimo destino para viagens em família com crianças.
A ocorrência de neve na Serra da Mantiqueira do Rio de Janeiro é rara, mas não impossível. As chances são maiores nos picos mais altos, como o Pico das Agulhas Negras, entre julho e agosto.
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.