Guia de Arquitetura no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Guia de Arquitetura no Rio de Janeiro

Escrito por Claudia Vianna Birolini | Publicado em:
Avalie esta matéria

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Este guia de arquitetura no Rio de Janeiro, oferece uma visão das principais edificações da cidade, destacando um roteiro de passeios, hospedagem e restaurantes na Cidade Maravilhosa.

De estruturas históricas a edifícios modernos e contemporâneos, a cidade oferece uma rica mistura de estilos. Durante os passeios, descubra como a arquitetura local reflete a diversidade cultural.

Opções de hospedagem e restaurantes estão disponíveis em vários pontos da cidade, oferecendo desde ambientes acolhedores até experiências gastronômicas diversas. Esse roteiro proporciona uma jornada inesquecível pela arte e cultura vibrantes da cidade.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Teatro Municipal

arquitetura no Rio de Janeiro
Foto Felipe Vieira (reprodução)

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, concluído em 1909, é um edifício com arquitetura eclética e Art Nouveau, inspirado na Ópera de Paris.

Projetado por Francisco de Oliveira Passos e Albert Guilbert, a estrutura destaca-se por sua fachada ornamentada e espaços luxuosos. Internamente, foi decorado por artistas como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli.

Os vitrais e mosaicos foram produzidos por artesãos europeus. O teatro reflete sua relevância cultural e histórica, sem dúvida um dos marcos da arquitetura no Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro.
Perfil do instagram: @theatromunicipalrj
Horários: Consultar a programação.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, exemplo de arquitetura no Rio de Janeiro
Foto: Alobos Life via Flickr (reprodução)

A Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, construída entre 1755 e 1761, possui estilo barroco e está localizada em frente à Praça XV. Tornou-se Capela Real em 1808, por D. João VIe depois Capela Imperial durante o Império.

Após a proclamação da República, a fachada foi alterada, preservando apenas os três portais originais, com a adição de imagens de Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião na torre reconstruída.

Endereço: R. Sete de Setembro, 14 – Centro.
Horários: Segunda a sexta das 7hs às 16hs, Sábados das 9hs30 às 12hs30 e Domingos das 9hs ás 13hs.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Real Gabinete Português de Leitura

biblioteca Rio, vista lustre e claraboia com vitral
Foto Diego Allen (reprodução)

O Real Gabinete Português de Leitura, construído entre 1880 e 1887, foi projetado por Rafael da Silva e Castra, exibe uma impressionante arquitetura neomanuelina inspirada no reinado de D. Manuel I. A fachada, feita com pedra de lioz de Lisboa, inclui estátuas de figuras históricas.

O interior é iluminado por uma claraboia que destaca as prateleiras com mais de 350 mil livros.
O salão de leitura tem um lustre e uma claraboia de ferro, sendo o primeiro exemplar deste tipo de arquitetura no Rio de Janeiro e Brasil de uma maneira geral.

Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro.
Perfil do instagram: @realgabineteportuguesdeleitura
Horários: Segunda a sexta das 10hs às 17hs.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Parque Laje

Parque lage
Foto J. Balla (reprodução)

O projeto original do Parque Lage foi pelo paisagista inglês John Tyndale, inspirado nos parques românticos da Inglaterra em 1840.

A propriedade, na época pertencente a Rodrigo de Freitas Mello e Castro, foi adquirida por Antônio Martins Lage em 1859, tornando-se conhecida como Parque dos Lage.

Na década de 1920, Henrique Lage, neto de Antônio, remodelou o parque em estilo eclético para agradar sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela Bezanzoni.

Atualmente, o Parque Lage é um patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, tombado pelo IPHAN desde 1957.

Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
Perfil do instagram: @parquelage
Horários: Todos os dias da semana das 9hs às 17hs.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Parque das Ruínas I Parque Glória Maria

Parque das Ruínas: em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, encanta a todos com sua atmosfera histórica,

O Parque das Ruínas, em Santa Teresa, combina elementos históricos e contemporâneos em sua arquitetura única.

Construído a partir das ruínas do antigo palacete da socialite Laurinda Santos Lobo, o projeto de restauração dos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes manteve fragmentos originais da mansão. A estrutura atual mistura tijolos aparentes, metal e vidro, proporcionando uma estética moderna às ruínas. O projeto, premiado pelo IAB, é um exemplo notável de revitalização e abriga exposições, auditório, palco e cafeteria, além de oferecer vista panorâmica da cidade a partir do mirante.

Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.
Perfil do instagram: @parquedasruinasoficial
Horários: De terça a domingo das 9hs às 18hs.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Museu de Arte Moderna

MAM rio, fachada de concreto com espelho d´água
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Halley Pacheco de OliveiraCC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

O (MAM-Rio), projetado por Affonso Eduardo Reidy em 1953, é um marco da arquitetura moderna no Rio de janeiro. O pavilhão principal, um edifício retangular elevado a dez metros do solo, é sustentado por 14 pórticos de concreto armado aparente inclinados para fora. A ausência de pilares centrais cria uma planta livre e flexível, com a cobertura sustentada pela viga superior dos pórticos e mezaninos estruturados por cabos de aço.

A variação nos pés-direitos das lajes permite acomodar obras de diferentes tamanhos.

Uma escada curva em concreto aparente se destaca na planta livre. Dois anexos separados por jardins abrigam o bar, restaurante e teatro.

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo.
Perfil do instagram: @mam.rio
Horários: De quarta a sábado das 10hs às 17hs30 e domingo das 11hs às 17hs30.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Museu do Amanhã

arquitetura no Rio de Janeiro, museu do amanhã
Foto: Luiz Neto (reprodução)

O Museu do Amanhã, situado no Rio de Janeiro, é uma obra emblemática do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inaugurada em 2015.

Localizado na revitalizada região portuária do Rio, seu design inovador e futurista reflete seu propósito de explorar as possibilidades e os desafios do futuro da humanidade. A estrutura impressionante, com suas formas orgânicas e elementos que remetem à natureza, destaca-se por suas tecnologias sustentáveis, como painéis solares móveis e um sistema de resfriamento que aproveita as águas da Baía de Guanabara.

Dentro, suas exposições interativas abordam questões como mudanças climáticas, biodiversidade e avanços tecnológicos, incentivando os visitantes a refletirem sobre suas ações presentes para moldar um amanhã mais sustentável.

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro.
Perfil do instagram: @museudoamanha
Horários: De terça a domingo das 10hs às 18hs.

Powered by GetYourGuide

Museu de Arte do Rio MAR

arquitetura no Rio de Janeiro
MAR, Foto Thales Leite (reprodução)

O Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na região portuária do Rio de Janeiro, é uma referência na cena artística da cidade devido à sua arquitetura contemporânea e inovadora. O projeto do escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura integra harmoniosamente o histórico Palacete Dom João VI com um edifício moderno, gerando um contraste envolvente entre o antigo e o novo. O museu funciona como um importante polo cultural, abrigando exposições de arte contemporânea e instigando a interação entre arte, história e cultura. Sem dúvida um ponto a ser visitado que pontua a boa arquitetura no rio de Janeiro.

Endereço: Praça Mauá, 5 – Saúde.
Perfil do instagram: @museudeartedorio
Horários: De terça a domingo das 11hs às 18hs.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Cidade das Artes

arquitetura no Rio de Janeiro, cidade das artes
Cidade das artes (reprodução)

A Cidade das Artes, projetada pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc está na Zona Oeste, o complexo cultural é elevado a dez metros do solo, como uma pequena cidade contida em uma estrutura única. A arquitetura, com suas grandes paredes curvas de concreto, reflete as curvas das montanhas e a linha do mar, homenageando o modernismo brasileiro. O projeto incorpora torres que aprimoram a acústica da sala de concertos, que pode ser convertida para ópera e teatro.

Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
Perfil do instagram: @cidadedasartes_
Horários: Todos os dias da semana das 10hs às 18hs.

 

Museu da Imagem e do Som

O projeto do Museu da Imagem e do Som (MIS) em Copacabana, foi assiando pelo escritório Diller Scofidio + Renfro. O edifício, pensado como uma extensão do bulevar, captura a dinâmica da praia e integra espaços internos e externos. A arquitetura busca redefinir a relação com o entorno urbano, proporcionando vistas panorâmicas e enquadramentos que oferecem uma experiência visual única da cidade.

Endereço: R. Visc. de Maranguape, 15 – Lapa.
Perfil do instagram: @mis.rio
Horários: De segunda a desta das 10hs às 17hs.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

arquitetura no Rio de Janeiro , vista do mar e ao fundo o museu de niteroi
Museu de Niteroi, foto Alessandra da Veiga

O Museu foi projetado por Oscar Niemeyer, um ícone da arquitetura no Rio de Janeiro e da aquitetura moderna brasileira. Localizado em Niterói, destaca-se por sua arquitetura ousada, com uma estrutura circular suspensa que sobressai na paisagem costeira e uma rampa sinuosa de acesso com cúpula de concreto branco, sem dúvida o museu é um símbolo da cidade.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói.
Perfil do instagram: @mac.niteroi
Horários: De terça a domingo das 10hs às 18hs.

Leia mais sobre o Rio de Janeiro

Confira tudo o que precisa saber para escolher o seu hotel no Rio de Janeiro
Mama Ruisa Boutique Hotel
Janeiro Hotel

referências

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top