Loading...
Dicas de onde Ficar: Rio de Janeiro
janeiro-hotel

Janeiro Hotel

Avenida Delfim Moreira, 696, Leblon, Rio de Janeiro, Brasil.
+55 (21) 2172-1001
A partir de U$207,4*.

O Janeiro Hotel, localizado no famoso Leblon, no Rio de Janeiro, trás toda a energia do bairro para dentro do hotel. Portanto, a experiência de viver a bossa carioca é transmitida por meio da paisagem, boa brisa, areia branca, céu e oceano azul. Pontos que não faltam no hotel.

janeiro-hotel
Foto: Reprodução Viajar Pelo Mundo!.

Fundado pelo designer de moda da Osklen, Oskar Metsavaht decidiu se tornar hoteleiro por querer expressar seu estilo de vida por um outro meio: o hotel. O Janeiro como uma curadoria da cidade carioca deseja refletir o conforto que uma praia transmite. “Não deve ser de alto perfil; não é para o show business ” diz Metsavaht sobre o hotel.

Oskar Metsavaht é um dos pioneiros do luxo sustentável, usando algodão orgânico, PET reciclada e couro de peixe em sua marca por quase três décadas. E essa questão ecológica também não fica de fora do Janeiro Hotel. O local reaproveita a água da chuva, recicla, faz o uso de ar-condicionado ecológico e canudos de papéis.

Receba nossos posts em seu e-mail



Quero que o Janeiro seja uma personificação viva do alinhamento da estética com as práticas ambientais positivas”.

Diz Metsavaht sobre o hotel para o Bazaar.
Foto: Reprodução Expedia.

Apesar do Janeiro ser uma parceria com Carlos Werneck, dono de uma pousada em Fernando de Noronha e do grupo Marina, é o estilo de vida do Oskar que está estampado no hotel.

Integrando elementos da cidade e da natureza, nasce a ideia do Janeiro Hotel. De um lado da orla do Leblon tem o asfalto, prédios, cidade e a calçada de mosaico, no outro, a praia, areia branca, palmeiras e as ilhas. Foi a partir desse conceito que idealizou o projeto.

Com alma carioca, o hotel combina formas, cores e texturas para dar a atmosfera de resort urbano. Mas ao mesmo tempo, não deixa de lado a descontração e a vivacidade, assim como o Rio.

Foto: Reprodução Expedia.

Aberto oficialmente desde março de 2019 e assinado por Lia Siqueira e Azul Arquitetura, Janeiro Hotel utiliza de materiais naturais, como palha, madeira, linho e mármore. O uso de luz natural e cores neutras é em razão da contemplação do luxo tropical da paisagem carioca. A decoração remete as cores da areia, como também transpõe o azul e o verde da paisagem para o interior do hotel

O hotel de 19 andares conta com 53 apartamentos (divididos em cinco categorias), bar no térreo, restaurante no segundo andar, piscina no penúltimo e varanda no último. Apesar da cobertura ser uma área restrita aos hóspedes, é possível reservar o espaço para grupos de seis a dez pessoas. O local oferece um omakase, um menu degustação japonês, de quarta a domingo.

Foto: Reprodução Wallpaper.

O Janeiro restaurante, localizado no 2º andar, combina madeiras brasileiras, mármore italiano, palha natural e livros escolhidos a dedo pelo Oskar Metsavaht. Com vista panorâmica para o mar, possui muita luz natural, mas de noite, há uma iluminação aconchegante.

O culinária respeita a cada época e estação, valoriza o pequeno produtor e os ingredientes locais. O restaurante homenageia a gastronomia local, permitindo o hóspede degustar pratos frescos preparados na brasa, mas também possui um leve toque de gastronomia internacional.

O menu e restaurante, assinado e comandado pelo chef Daniel Pinho, são voltados para os frutos do mar. Eles são pescados e adquiridos diariamente pelo hotel. Dessa maneira, os produtos estão sempre frescos, assim como os orgânicos de hortas locais.

Foto: Reprodução Wallpaper & Viajar Pelo Mundo!.

O Bar do Janeiro privilegia tudo o que vem do mar, além de servir cerveja gelada e drinks. Localizado no térreo, é o lugar ideal para quem está indo ou voltando da praia, aproveitar boas bebidas, sol e a vista.

É a extensão das praias do Leblon, e com o mesmo clima, o bar serve cozinha fresca, sendo eles pratos leves ou sushi. As bebidas variam entre cerveja gelada  e drinks (a cara do Rio), assim dando a atmosfera de descontração na cidade e hotel.

Foto: Reprodução Booking.
Quartos

O Janeiro Hotel disponibiliza cinco categorias de quartos, sendo eles o Janeiro Suíte, Master Suíte, Ocean Front Suíte, Ocean View Standard Deluxe e Ocean View Standard. Alguns deles com vistas laterais do mar e Corcovado e outros com vista para o mar da praia de Ipanema, mas todos com janelões para a paisagem carioca.

A janela faz parte da tela, tanto em obra quanto em arte. As cores dos quartos reproduzem o tom da areia, as peças reafirmam o verde o azul da natureza do exterior para o interior dos quartos.

A decoração minimalista dos quartos traz a atmosfera calma de uma praia para dentro do hotel. Para isso utilizaram cadeiras de balanço em frente à janela, elementos de madeira e muitos tons de branco para a vista se destacar.

Foto: Reprodução Booking.

O hotel surge dos detalhes, dos quartos, na comida, na música, na arte e na praia como extensão. O gingado do Janeiro Hotel é fruto do Rio, a “cidade maravilhosa”.

Gostou do hotel no Rio de Janeiro? Então leia mais sobre o Museu do Amanhã, no centro da cidade. Clique aqui.

Referências
Site Casa da Vogue
Site do Hotel
Blog da Elle
Site da Harper Bazaar
Blog do GQ
* Preços referencias na data de publicação do post – sujeitos a disponibilidade e alteração sem aviso prévio.
maria julia

Maria Julia Farias

Arquitetura e design de interiores são umas das paixões de Maju, assim como gastronomia, turismo, moda, entre outros. Sempre inovando a arrumação de sua casa, aficionada em programas de design de interiores. Amante dos animais, natureza, pôr do sol e viagens, adora contar e conhecer novas histórias. Como uma boa jornalista fica feliz em poder escrever sobre temas que lhe agradam, como hotéis e lugares que prezam por um design bacana em seus estabelecimentos.

Mais posts

Comentários(0)

Publique um Comentário