Índice desta matéria
Barrio Legina s/n 48195, Larrabezúa, (Biscaia), Espanha
+34 94 455 83 59
$$$$ Contemporânea Basca
Localizado em Larrabezúa, na baía de Biscaia, a apenas 10 minutos de Bilbao, o Azurmendi é um mergulho – de corpo e alma – na cultura basca. Aclamado com nada mais, nada menos, que três estrelas Michelin, além da estrela verde de gastronomia sustentável, o primeiro restaurante do visionário Chef Eneko Atxa fica rodeado pela natureza, ostentando um silêncio que é privilégio de poucos. É como se ele fosse planejado para nos afastar da correria das nossas vidas cotidianas e ver o tempo parar por alguns instantes em uma infusão de sabores, aromas, frescor, tradição, modernidade e criatividade que somente uma mente à frente do seu tempo poderia criar. E é exatamente isso!

A HISTÓRIA
Eneko Atxa vem de uma família afetivamente ligada à cozinha. Seus primeiros passos na culinária, ainda menino, foram guiados pela mãe e pela avó. Talvez isso explique o respeito que ele tem pela tradição da culinária basca, seu amor pelos ingredientes locais e sua preocupação com o desenvolvimento das comunidades do entorno do complexo gastronômico.
Em 2005 – já com bastante experiência na cozinha de restaurantes renomados – juntamente com o seu tio Gorka Izaguirre (não falei que a família toda tem intimidade com a cozinha?), Eneko Atxa inaugura o Restaurante Azurmendi e, já em 2007, recebe sua primeira estrela Michelin!

Diante do sucesso astronômico e da conquista da segunda estrela Michelin em 2010, Eneko decidiu fazer um projeto arrojado, que foi inaugurado em 2012 – sim, o famoso restaurante envidraçado que hoje conta com uma vinícola, um local para eventos, um jardim onde são produzidas flores comestíveis e um segundo restaurante conceitual chamado ENEKO.
A ESTRELA MAIOR – ENEKO ATXA

Para entender a cozinha de Eneko Atxa, é preciso entender suas origens, suas convicções, seus ideais, seu conceito de arte. Esses são os principais ingredientes de sua cozinha autoral, étnica e contemporânea e embasam suas decisões enquanto empresário do ramo gastronômico.
Eneko é reconhecido internacionalmente por sua gestão visionária, que se baseia nos princípios da economia circular, redução de impactos na natureza e geração de energia limpa e renovável, transformando a rede ENEKO em um modelo de negócio de sucesso, comprometido com a saúde de clientes, colaboradores e da comunidade.
Tocar as raízes para sonhar, viajar, descobrir, sentir um território e voar para chegar ao mesmo ponto de partida, Azurmendi é a minha casa.
ENEKO ATXA
O sucesso do modelo é tanto que a rede possui, além do Azurmendi de Biscaia, um restaurante em Londres, um em Bruxelas, um em Tóquio, um em Lisboa e recentemente um em Sevilha.
Alinhada com todos esses parâmetros, a cozinha de Eneko, em suas próprias palavras, é definida como “sabor e técnica”. Utilizando ingredientes de época – muitos deles vindos do próprio jardim do restaurante – tradicionais da culinária basca, Eneko dá o seu toque autoral, moderno e inventivo às receitas, criando uma culinária ao mesmo tempo vanguardista e afetiva.
ARQUITETURA
A parceria entre Eneko Atxa e Naia Eguino, a arquiteta que projetou o prédio do novo Azurmendi, tem todos os ingredientes para o sucesso! Eguino acredita em uma arquitetura capaz de traduzir a personalidade de cada cliente em toda a sua individualidade e, assim como Eneko, prioriza a sustentabilidade e a ecologia em seus projetos.
O restaurante projetado por Eguino é a maior representação do compromisso Eneko com a sustentabilidade e com a integração com a natureza. O prédio foi construído com insumos locais, materiais reciclados e uma tecnologia avançada de geração de energia limpa. Tanto a fachada quanto as divisórias internas foram construídas com madeiras locais.

O edifício inteligente permite que se gaste menos energia com climatização e iluminação. As paredes envidraçadas, que imprimem uma sensação de integração com a natureza e uma atmosfera futurista e minimalista ao restaurante, também permitem a utilização de luz natural no ambiente.

A cobertura do prédio é utilizada para o plantio de hortaliças e plantas aromáticas, além de possuir placas fotovoltaicas para geração de energia e um sistema de captação de água da chuva suficiente para prover 100% da água utilizada nos banheiros, na limpeza e na irrigação das hortas do restaurante. E como tudo sempre pode melhorar, a cisterna é coberta por vegetação, auxiliando no isolamento térmico da área de restaurante.

No centro do edifício, existe um átrio com um jardim interno que garante iluminação natural para a cozinha e serve como área de circulação de ar natural, diminuindo o consumo de energia para climatização e iluminação.
Todo esse aparato faz com que 90% da energia que o Azurmendi consome em climatização – tanto para aquecer no inverno quanto para refrigerar no verão – seja produzida em sua instalação geotérmica.
Se você leu até aqui e ficou maravilhado com todas essas inovações, espere até eu te dizer que o Azurmendi possui um banco de germoplasma em parceria com o Instituto Basco de Investigação e Desenvolvimento Agrário (NEIKER-Tecnalia) para divulgar a importância desses bancos genéticos na preservação e melhoramento das espécies locais.
Naia Eguino desenhou o restaurante mais sustentável do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, e fez da casa do Azurmendi uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas da gastronomia europeia.

EXPERIÊNCIA AZURMENDI
O mergulho na atmosfera Azurmendi se inicia no “como chegar”. Você precisa sair de Bilbao, a capital dos Países Bascos, no norte da Espanha, e começar a respirar os ares das montanhas na rodovia BI-30. São mais ou menos dez minutos de viagem e muitas curvas até a entrada do complexo Azurmendi.
E, de repente, você está em um refúgio ecológico. Seu céu é verde e você sente cheiro de sálvia, de tomilho, de aconchego.
Os convidados são recebidos no jardim interno, repleto de verde e madeira.
Ali no jardim, é servido um picnic de amuse-bouches (a tradução literal do francês seria “diversões para a boca”, o que eu julgo bem apropriado para o sabor desses pequenos aperitivos). Esteja preparado para se deliciar com uma mistura de aperitivos leves, crocantes e líquidos.
Aperitivos feitos de origami embebidos em uma névoa branca oriental podem aparecer de surpresa.
Em seguida, os clientes entram no lugar onde a mágica acontece: a cozinha! Sem muitos spoliers aqui, mas alguns convidados mencionam um silêncio absoluto quebrado por um uníssono cumprimento que os cerca de 40 membros da cozinha Azurmendi fazem aos convidados. E não poderia faltar, claro, mais algumas “diversõezinhas para o paladar”.

E, finalmente, o salão principal, confundindo os sentidos – de propósito – e fazendo a gente se questionar sobre como o minimalismo pode ser tão imponente. O menu que está sendo oferecido no momento chama-se Adarrak – Las Ramas, exibindo as últimas criações do Chef da casa, numa explosão de sensações para todos os sentidos! A lagosta recheada e a ostra ao vinho são opções deliciosas e tradicionais deste menu.
A parte doce começa: a coalhada de ervas escorrega na língua, num salto de suavidade. O chocolate com azeitona preta é um perfeito jogo de sabores, texturas e glamour. E o grand finale da festa gastronômica no salão principal vem como um suspiro…doce, suave e breve, como quase tudo que é bom.

* O menu que está sendo oferecido no momento chama-se Adarrak – Las Ramas, exibindo as últimas criações do Chef da casa, numa explosão de sensações para todos os sentidos!
** É possível adicionar um opcional de degustação completa de vinhos à sua experiência gastronômica (pago à parte).
IMPORTANTE: Os itens do menu podem mudar sem aviso prévio.
AZURMENDI, INESQUECÍVEL
Um clichê é um clichê por um bom motivo, certo? Converse com qualquer pessoa que visitou o Azurmendi ou leia algumas das mais de 1200 avaliações que o restaurante tem no Google e você perceberá um padrão de opinião: o Azurmendi é muito mais que um restaurante! É um conceito, uma filosofia, um modelo de negócio que coloca a técnica a serviço da perfeição e do encantamento.
Melhor restaurante da Europa segundo o OAD (Opinionated About Dining), em 2015. Melhor restaurante do mundo, segundo a revista Elite Traveler, em 2017. Eneko Atxa ganhou o Prêmio Nacional de Gastronomia, em 2015; o Prêmio de Cozinheiro do Ano na Europa, em 2019, segundo a Madrid Fusión, e a lista não para por aqui.
Não faltam aclamações para Eneko e seu império gastronômico. E o que posso dizer é que ele merece todas elas. E muitas mais.
Reserve seu hotel em Larrabezúa
Se você ficou interessado em conhecer Larrabezúa, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.

Para conhecer o Azurmendi: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.
LEIA MAIS

Cotton House Hotel
Cotton House hotel está na antiga sede da Fundação da Indústria Têxtil de algodão. O icônico edifício neoclássico do século XIX é bem representativo e caracteriza o período que marcou o espírito e a cultura de Barcelona.

Vinícola López de Heredia
Um dos passeios preferidos dos amantes de vinhos é visitar o local onde essas bebidas são produzidas. Por isso, vamos apresentar a López de Heredia, uma das vinícolas na Espanha que são famosas devido às suas tradições e aos seus bons vinhos.

Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.
REFERÊNCIAS
Site do restaurante
Autora Lorena Souza
Da galera do vinil e da máquina de escrever. Wanderluster de nascença que decidiu parar
de lutar contra sua natureza.