Conheça o estrelado restaurante Azurmendi
Espanha | Larrabezúa

Conheça o estrelado restaurante Azurmendi

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Azurmendi
Endereço: Barrio Legina – Larrabezúa – Biscaia – Espanha.
Perfil do instagram: @azurmendi_atxa
Horários: de terça à sábado, das 13h às 14:30hs, sábado e domingo, das 20:30hs às 21:15hs

Localizado em Larrabezúa, na baía de Biscaia, a apenas 10 minutos de Bilbao, o Azurmendi é um mergulho – de corpo e alma – na cultura basca. Aclamado com nada mais, nada menos, que três estrelas Michelin, além da estrela verde de gastronomia sustentável, o primeiro restaurante do visionário Chef Eneko Atxa fica rodeado pela natureza, ostentando um silêncio que é privilégio de poucos.

É como se ele fosse planejado para nos afastar da correria das nossas vidas cotidianas e ver o tempo parar por alguns instantes em uma infusão de sabores, aromas, frescor, tradição, modernidade e criatividade que somente uma mente à frente do seu tempo poderia criar. E é exatamente isso!

azurmendi
Foto cortesia Azurmendi.

A história do Azurmendi

Eneko Atxa vem de uma família afetivamente ligada à cozinha. Seus primeiros passos na culinária, ainda menino, foram guiados pela mãe e pela avó. Talvez isso explique o respeito que ele tem pela tradição da culinária basca, seu amor pelos ingredientes locais e sua preocupação com o desenvolvimento das comunidades do entorno do complexo gastronômico.

Em 2005 – já com bastante experiência na cozinha de restaurantes renomados – juntamente com o seu tio Gorka Izaguirre (não falei que a família toda tem intimidade com a cozinha?), Eneko Atxa inaugura o Restaurante Azurmendi e, já em 2007, recebe sua primeira estrela Michelin!

azurmendi
Foto cortesia Azurmendi.

Diante do sucesso astronômico e da conquista da segunda estrela Michelin em 2010, Eneko decidiu fazer um projeto arrojado, que foi inaugurado em 2012 – sim, o famoso restaurante envidraçado que hoje conta com uma vinícola, um local para eventos, um jardim onde são produzidas flores comestíveis e um segundo restaurante conceitual chamado ENEKO.

A ESTRELA MAIOR – ENEKO ATXA

azurmendi
Eneko Atxa. Foto cortesia restaurante.

Para entender a cozinha de Eneko Atxa, é preciso entender suas origens, suas convicções, seus ideais, seu conceito de arte. Esses são os principais ingredientes de sua cozinha autoral, étnica e contemporânea e embasam suas decisões enquanto empresário do ramo gastronômico.

Eneko é reconhecido internacionalmente por sua gestão visionária, que se baseia nos princípios da economia circular, redução de impactos na natureza e geração de energia limpa e renovável, transformando a rede ENEKO em um modelo de negócio de sucesso, comprometido com a saúde de clientes, colaboradores e da comunidade.

Tocar as raízes para sonhar, viajar, descobrir, sentir um território e voar para chegar ao mesmo ponto de partida, Azurmendi é a minha casa.

ENEKO ATXA

O sucesso do modelo é tanto que a rede possui, além do Azurmendi de Biscaia, um restaurante em Londres, um em Bruxelas, um em Tóquio, um em Lisboa e recentemente um em Sevilha.

Alinhada com todos esses parâmetros, a cozinha de Eneko, em suas próprias palavras, é definida como “sabor e técnica”. Utilizando ingredientes de época – muitos deles vindos do próprio jardim do restaurante – tradicionais da culinária basca, Eneko dá o seu toque autoral, moderno e inventivo às receitas, criando uma culinária ao mesmo tempo vanguardista e afetiva.

Arquitetura do Azurmendi

A parceria entre Eneko Atxa e Naia Eguino, a arquiteta que projetou o prédio do novo Azurmendi, tem todos os ingredientes para o sucesso! Eguino acredita em uma arquitetura capaz de traduzir a personalidade de cada cliente em toda a sua individualidade e, assim como Eneko, prioriza a sustentabilidade e a ecologia em seus projetos.

Viaje conectado - Chips recomendados para internet livre na Europa

O restaurante projetado por Eguino é a maior representação do compromisso Eneko com a sustentabilidade e com a integração com a natureza. O prédio foi construído com insumos locais, materiais reciclados e uma tecnologia avançada de geração de energia limpa. Tanto a fachada quanto as divisórias internas foram construídas com madeiras locais.

azurmendi
Lobby. Foto cortesia restaurante.

O edifício inteligente permite que se gaste menos energia com climatização e iluminação. As paredes envidraçadas, que imprimem uma sensação de integração com a natureza e uma atmosfera futurista e minimalista ao restaurante, também permitem a utilização de luz natural no ambiente.

azurmendi
Esquema cortesia Naia Eguino.

A cobertura do prédio é utilizada para o plantio de hortaliças e plantas aromáticas, além de possuir placas fotovoltaicas para geração de energia e um sistema de captação de água da chuva suficiente para prover 100% da água utilizada nos banheiros, na limpeza e na irrigação das hortas do restaurante. E como tudo sempre pode melhorar, a cisterna é coberta por vegetação, auxiliando no isolamento térmico da área de restaurante.

azurmendi
Horta na cobertura. Foto cortesia restaurante.

No centro do edifício, existe um átrio com um jardim interno que garante iluminação natural para a cozinha e serve como área de circulação de ar natural, diminuindo o consumo de energia para climatização e iluminação.

Todo esse aparato faz com que 90% da energia que o Azurmendi consome em climatização – tanto para aquecer no inverno quanto para refrigerar no verão – seja produzida em sua instalação geotérmica.

azurmendi

Se você leu até aqui e ficou maravilhado com todas essas inovações, espere até eu te dizer que o Azurmendi possui um banco de germoplasma em parceria com o Instituto Basco de Investigação e Desenvolvimento Agrário (NEIKER-Tecnalia) para divulgar a importância desses bancos genéticos na preservação e melhoramento das espécies locais.

Naia Eguino desenhou o restaurante mais sustentável do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, e fez da casa do Azurmendi uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas da gastronomia europeia.

azurmendi
Banco de Germoplasma. Foto cortesia restaurante.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

Experiência Azurmendi

O mergulho na atmosfera Azurmendi se inicia no “como chegar”. Você precisa sair de Bilbao, a capital dos Países Bascos, no norte da Espanha, e começar a respirar os ares das montanhas na rodovia BI-30. São mais ou menos dez minutos de viagem e muitas curvas até a entrada do complexo Azurmendi.

E, de repente, você está em um refúgio ecológico. Seu céu é verde e você sente cheiro de sálvia, de tomilho, de aconchego. Os convidados são recebidos no jardim interno, repleto de verde e madeira.

Ali no jardim, é servido um picnic de amuse-bouches (a tradução literal do francês seria “diversões para a boca”, o que eu julgo bem apropriado para o sabor desses pequenos aperitivos). Esteja preparado para se deliciar com uma mistura de aperitivos leves, crocantes e líquidos. Aperitivos feitos de origami embebidos em uma névoa branca oriental podem aparecer de surpresa.

Em seguida, os clientes entram no lugar onde a mágica acontece: a cozinha! Sem muitos spoliers aqui, mas alguns convidados mencionam um silêncio absoluto quebrado por um uníssono cumprimento que os cerca de 40 membros da cozinha Azurmendi fazem aos convidados. E não poderia faltar, claro, mais algumas “diversõezinhas para o paladar”.

azurmendi
Col-y-Flor. Foto cortesia restaurante.

E, finalmente, o salão principal, confundindo os sentidos – de propósito – e fazendo a gente se questionar sobre como o minimalismo pode ser tão imponente. O menu que está sendo oferecido no momento chama-se Adarrak – Las Ramas, exibindo as últimas criações do Chef da casa, numa explosão de sensações para todos os sentidos! A lagosta recheada e a ostra ao vinho são opções deliciosas e tradicionais deste menu.

A parte doce começa: a coalhada de ervas escorrega na língua, num salto de suavidade. O chocolate com azeitona preta é um perfeito jogo de sabores, texturas e glamour. E o grand finale da festa gastronômica no salão principal vem como um suspiro…doce, suave e breve, como quase tudo que é bom.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

azurmendi
Foto cortesia restaurante.

* O menu que está sendo oferecido no momento chama-se Adarrak – Las Ramas, exibindo as últimas criações do Chef da casa, numa explosão de sensações para todos os sentidos!
** É possível adicionar um opcional de degustação completa de vinhos à sua experiência gastronômica (pago à parte).
IMPORTANTE: Os itens do menu podem mudar sem aviso prévio.

Azurmendi, um lugar inesquecível

Um clichê é um clichê por um bom motivo, certo? Converse com qualquer pessoa que visitou o Azurmendi ou leia algumas das mais de 1200 avaliações que o restaurante tem no Google e você perceberá um padrão de opinião: o Azurmendi é muito mais que um restaurante! É um conceito, uma filosofia, um modelo de negócio que coloca a técnica a serviço da perfeição e do encantamento.

azurmendi

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autora Lorena Souza

Da galera do vinil e da máquina de escrever. Wanderluster de nascença que decidiu parar
de lutar contra sua natureza.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top