Oferecer aos clientes um hotel com acessibilidade é fundamental para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, possam ter experiências em suas viagens de uma forma igualitária. A acessibilidade não pode ser apenas um cumprimento de normas legais; é preciso que as pessoas entendam que se trata de uma expressão de respeito, inclusão e responsabilidade social por parte de toda indústria hoteleira.
É preciso reconhecer que a acessibilidade não é apenas uma questão de conveniência, mas de direitos humanos. Todos temos o direito fundamental de participar da vida social, cultural e econômica, e isso inclui o de desfrutar de acomodações de qualidade durante suas viagens. De acordo com o IBGE, em 2019, aproximadamente 25% da população brasileira vive com algum tipo de deficiência. Ao tornar suas instalações acessíveis, os hotéis aumentam a diversidade do seu mercado, alcançando um público de clientes que muitas vezes é excluído.
A acessibilidade é um investimento no bem-estar e na igualdade de oportunidades para todos. Os hotéis que reconhecem e embarcam nessa responsabilidade, não só possuem um ganho comercial, como também deixam um legado positivo para as futuras gerações.
Outro ponto muito importante é a ideia limitada de que a acessibilidade está ligada somente à questão motora. Há a intelectual, visual, auditiva, entre muitas outras. É necessário que pensemos a acessibilidade para todos, não somente um grupo específico. Além do mais, no decorrer dos anos a população vai envelhecendo. Com isso algumas dificuldades vão aparecendo e provando que a acessibilidade é algo que precisa estar intrínseco na sociedade.
Um hotel com acessibilidade não está somente cumprindo uma obrigação moral e legal, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Apesar disso, é muito relevante destacar que existem normas e leis que garantem acessibilidade para todos e elas precisam ser cumpridas. Conhecê-las é o primeiro passo para entender quais são as melhores práticas em relação aos projetos de hotelaria.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, também conhecida como CDPD, da ONU, é um tratado internacional que entrou em vigor em 3 de maio de 2008. No Brasil seu protocolo foi instaurado em 2009.
A CDPD é um tratado de direitos humanos da ONU dedicado aos direitos das pessoas com deficiência. Com o objetivo de promover, proteger e garantir todos os direitos fundamentais para as pessoas com deficiência.
A NBR 9050 é uma norma técnica brasileira que estabelece critérios e parâmetros para promover a acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ela estabelece diretrizes para garantir que ambientes sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas.
O objetivo principal desta norma é garantir a inclusão e a igualdade de acesso para todas as pessoas, eliminando barreiras arquitetônicas, para facilitar a participação de todos na vida social, cultural e econômica da comunidade.
O Código Mundial de Ética do Turismo foi adotado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), e tem como objetivo promover um turismo inclusivo, responsável por fazer com que todos tenham direito às mesmas experiências. O Artigo 7º deste código fala sobre a acessibilidade para todos, admitindo que o turismo deve ser acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas com necessidades especiais ou com deficiência.
Abaixo você confere alguns hotéis icônicos que já se adaptaram. É possível verificar que as formas e estilos mudam através dos projetos, mesmo que todos busquem um único objetivo em comum: tornar seus espaços acessíveis a todas as pessoas.
Nossa primeira dica de hotel com acessibilidade fica localizado na capital italiana, o DOM Hotel Roma. O DOM foi projetado por Antônio Girardi. Com 5 estrelas, foi construído em um palácio aristocrático do século XVII. Com mais de quinze quartos, o hotel é uma opção luxuosa e ideal para quem busca uma hospedagem que valoriza a acessibilidade.
O DOM hotel possui porta larga para facilitar a entrada de cadeirantes, assentos de banho, cadeiras de rodas disponíveis para os hóspedes e uma pessoa responsável para empurrar e/ou carregar a cadeira de rodas. O hotel também permite que você leve cães de serviço. Clique aqui para ler um pouco mais sobre o DOM Hotel.
Onde fica: Via Giulia, n°131 — Regola
Preço: a partir de US$ 329,90*.
Acessibilidade: Espaço é adaptado para cadeira de rodas.
Verifique a disponibilidade aqui.
O Hotel Lutetia é uma ótima opção para você se hospedar em Paris. Projetado por Jean – Michel Wilmotte, o hotel é um local luxuoso, elegante e confortável, com muitas obras de arte e marcado por sua arquitetura que valoriza a acessibilidade.
O Lutetia é um hotel com acessibilidade que conta com assistente disponível para empurrar as cadeiras, orientação para deficiência auditiva (legendas e notificações visuais), orientação para deficiência visual (opções auditivas e Braille). Cães de serviço também são permitidos. Clique aqui para saber sobre o Hotel Lutetia.
Onde fica: Boulevard Raspail, n°45 — Saint Germain des Prés
Preço: a partir de US$ 1.480,80*.
Acessibilidade: Espaço é adaptado para cadeira de rodas.
Reserve sua hospedagem pelo booking!
No The Londoner, a experiência inclusiva é garantida para todos os hóspedes. Há inúmeros serviços em favor da acessibilidade como:
Além disso, é permitida a presença de cães de serviço para garantir o conforto e a segurança dos hóspedes.
Onde fica: Leicester Square Street, n°38 — Westminster Borough
Preço: a partir de US$ 500*.
Acessibilidade: Espaço é adaptado para cadeira de rodas.
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O Hotel Rosewood, situado em um complexo de edifícios históricos, foi adquirido por Alexandre Allard, um empresário francês. Allard trouxe uma equipe de talentos consigo, incluindo o famoso designer Phillip Starck, que atua como diretor criativo neste emocionante projeto de renovação.
Visando a acessibilidade e a inclusão, nove colaboradores do hotel passaram por um programa de treinamento intensivo em linguagem de sinais. Esse treinamento capacitou-os para se comunicarem efetivamente com hóspedes surdos ou com deficiência auditiva, promovendo uma experiência mais acolhedora e inclusiva no Hotel Rosewood.
Onde fica: Rua Itapeva, n°435 — Bela Vista
Preço: a partir de US$ 704*.
Acessibilidade: Espaço é adaptado para cadeira de rodas.
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