
Pipa
Pipa é uma vila potiguara que conquistou as redes sociais com fotos instagramáveis de sua 'Ruazinha grega", mas que tem dezenas de atrações ecológicas e art
1 Matéria PublicadaPipa pode ser muito conhecida como uma cidade no Rio Grande do Norte, mas na verdade ela é nome de uma praia e do que se tornou um verdadeiro distrito na cidadezinha potiguara de Tibau do Sul.
Faz tempo que este pedacinho de céu no nordeste brasileiro vem chamando a atenção no circuito turístico nacional. Em parte por conta do Chapadão de Pipa, um conjunto de falésias vermelhas que dá para o mar, cercadas de ruazinhas pacatas e charmosas frente à praia.
Pipa é cercada também por um patrimônio ecológico tão bonito, quanto raro. Aqui está um importante santuário com 16 trilhas ecológicas, mirantes onde é possível avistar golfinhos e um pôr-do-sol sem igual — principalmente na Lagoa de Guaraíras, com cenário de vila de pescadores e passeios de caiaque;
As atrações ecológicas vão além dos olhos e dá inclusive para praticar sandboard nas dunas da Praia das Cacimbinhas.
Como a cidade tem se tornado cada vez mais turísticas, estão pipocando novas atrações e eventos. Os maiores e mais estruturados acontecem na virada do ano sempre, mas muitos festivais gastronômicos e de música rolam o ano todo.
Uma das coisas que mais me chama atenção é a combinação de visuais muito peculiares (e difíceis de esquecer) do distrito. A Vila da Mangueira é uma das mais conhecidas nas redes sociais. Extremamente instagramável, é até chamada de “ruazinha da Grécia” por conta das casinhas brancas que lembram muito aquela combinação de branco e mar Egeu de cidades gregas como Santorini.
Apesar de muito linda, a Vila da Manguera ainda tem a disputa a altura com a Rua do Céu, onde muitas instalações artísticas acontecem e arte ferve da música, comida e artesanato.
** A foto de capa é da Praia de Pipa, em Tibau do Sul – RN. A foto é da Silene Andrade.