
Tocantins
Confira nossas as nossas matérias sobre o Tocantins, o caçula dos estados brasileiros (menos de 40 anos) e que guarda paisagens inimagináveis
1 Matéria PublicadaO Estado do Tocantins está localizado no norte do Brasil e em um território de transição de dois importantes biomas brasileiros: de um lado a Amazônia e, do outro, o cerrado brasileiro.
O estado tem conquistado cada dia mais atenção no circuito turístico nacional por oferecer uma (ainda pouco explorada) combinação entre experiências culturais de povos tradicionais, patrimônio histórico e paisagens raríssimas graças a fenômenos naturais que só acontecem no Tocantins.
Das ruas estreitas de Natividade, com suas igrejas de pedra canga construídas por escravos no século XVIII, aos casarões coloniais de Porto Nacional – ambas tombadas pelo IPHAN –, o estado ainda preserva testemunhos únicos do ciclo do ouro.
Além desses monumentos de pedra, as mãos hábeis das artesãs quilombolas do Jalapão trabalham o capim dourado – reconhecido como manifestação cultural nacional – e o transformam em peças que conquistaram o mundo, ao passo que as bonecas Karajá perpetuam saberes ancestrais dos povos originários.
O artesanato surge entre também com diversas outras manifestações regionais, como os festivais religiosos tradicionais, entre elas as Romarias do Senhor do Bonfim, a dança da Suça e a Congada. Cada comunidade preserva memórias que desafiam o tempo e até mesmo raros instrumentos musicais dão o tom — como a famosa violinha de vereda (ou viola de buriti).
Nos sabores, o Tocantins é famoso pelo seu Chambaril (que também chamamos de Ossobuco na maior parte do país) e os peixes de água doce como tucunaré, pintado e pirarucu. Esses últimos geralmente combinados com leite de coco de babaçu, pimenta de cheiro e pirão. Além de, é claro, o tradicionalíssimo arroz com pequi.
Mesmo diante de tantos atrativos, aquele que provavelmente é a principal atração do Tocantins é o Parque Nacional do Jalapão, formado por sete cidades famosas por seus buritis e (principalmente) pelos chamados Fervedouros.
Apesar do nome, são grandes piscinas naturais de água fria onde ocorre um fenômeno único no planeta chamado “Ressurgência”: a água do lençol freático não encontra outros escapes e segue com pressão para a superfície, fazendo com que ninguem nunca afunde nessas águas. É o tipo de atração ideal para quem é iniciante na natação.
Informações Práticas
Moeda Local: Real brasileiro (R$)
Idioma: Português. Não há necessidade de outros idiomas, pois o português é amplamente falado em toda a região.
Segurança: O Tocantins é considerado um destino seguro para turismo, com infraestrutura bem estabelecida especialmente na região do Jalapão. As agências locais operam com equipamentos revisados semanalmente e guias treinados em direção defensiva.
Tipos de Experiências:
- Turismo Histórico-Cultural: Cidades coloniais tombadas, museus e patrimônio arquitetônico
- Ecoturismo: Fervedouros, dunas douradas, cachoeiras cristalinas e trilhas no cerrado
- Turismo Comunitário: Vivências com comunidades quilombolas e indígenas, oficinas de artesanato
- Turismo de Aventura: Rafting, trilhas, rappel e esportes aquáticos
Referências e Leituras Complementares
- “Patrimônio Tocantinense”, em ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
- “Patrimônio imaterial, uma das riquezas do Estado do Tocantins”, em Governo do Tocantins
- “8 cidades do Tocantins são destaques como monumentos que se tornaram históricos”, em Conexão Tocantins
- “Artesanato em capim dourado reflete a atuação da mulher quilombola na cultura do Tocantins”, em Governo do Tocantins
- “Patrimônio Material”, em Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
- “Jalapão, Tocantins: Fervedouros, atrações e dicas”, em Viagens e Caminhos
- “10 fervedouros que você precisa conhecer no Jalapão”, em Visit Brasil
* A fotografia de capa registra o Morro do Espírito Santo, no Jalapão, um dos principais destinos no Tocantins. A autoria da foto é do usuário Marcelo via Adobe Stock.