Palmas
Palmas: Laboratório Urbano do Brasil Contemporâneo
Palmas, a exemplo de Brasília, é um experimento de urbanismo brasileiro contemporâneo. Fundada em 1989, é a capital mais jovem do país e foi completamente planejada, representando uma visão arrojada do conceito de “cidade moderna” no coração do cerrado.
A capital tocantinense está situada entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, formando uma graciosa imagem de arquitetura contemporânea e paisagem natural.
A Praça dos Girassóis, maior da América Latina, tem 571 mil metros quadrados e funciona como centro cívico. É lá que está instalado o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, logo ao lado do Palácio Araguaia, conhecido por seus imponentes arcos vermelhos — estes pensados assim como homenagem à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na cidade de Natividade, que é o centro urbano mais antigo do território onde hoje está o Tocantins.
Uma curiosidade de Palmas é que ela tem praias de água doce! Elas se formaram ao redor das grandes represas construídas no projeto da Usina Hidrelétrica Luíz Eduardo Magalhães, formando uma excelente opção de balneário da região.
Porém, o mais comum, é que os turistas em busca de ecoturismo peguem Palmas somente como porta de entrada, geralmente para seguir para a paradisíaca Jalapão, que é o principal destino turístico do Tocantins.
Informações Práticas
💰 Moeda: Real brasileiro (R$)
🗣️ Idioma: Português. O inglês não é amplamente falado, mas a cidade recebe turistas regulares, especialmente na área central e pontos turísticos.
🛡️Segurança: Palmas é considerada uma das capitais mais seguras do Brasil, sendo muito raro que ocorram crimes violentos. Ainda assim, furtos ainda são comuns, sendo importante tomar as precauções habituais de outros destinos nacionais como São Paulo e Rio de Janeiro (e evitar determinados bairros).
🎭 Tipos de Experiências:
- Arquitetura moderna: Conjunto cívico da Praça dos Girassóis e obra de Oscar Niemeyer
- Cultura do cerrado: Artesanatos regionais com produtos como babaçu, milho e buriti
- Ecoturismo urbano: Praias de água doce, stand up paddle e flutuantes no lago
- Portal para aventuras: Base de partida para expedições ao Jalapão e Ilha do Bananal
Referências e Leituras Complementares:
- “O que fazer em Palmas, Tocantins? Lugares indispensáveis para visitar”, em Worldpackers.
- “Turismo Tocantins | Palmas”, em Turismo Tocantins (site oficial).
- “O que fazer em Palmas, Tocantins – Viagens e Caminhos”, em Viagens e Caminhos.
- “O que fazer em Palmas, Tocantins: melhores atrações para ver”, em Quero Viajar Mais.
- “Palmas oferece uma diversidade de atrativos turísticos aos visitantes”, em Prefeitura Municipal de Palmas.
- “Niemeyer revolucionou a arquitetura moderna”, em Governo do Tocantins.
- “Palmas Turismo”, em Tocantins Turismo.
* A fotografia de capa registra a Praia da Graciosa, em Tocantins, é de de autoria do usuário Anurb7 via Wikimedia Creative Commons