Índice desta matéria
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Atenção viajantes: O cairo reúne lojas que agradam em cheio os amantes do design.
Por exemplo, as boutiques da joalheira Azza Fahmy. Icônicas, suas criações traduzem a cultura egípcia em peças surpreendentes e atemporais. Sob o mesmo ponto de vista, outra loja que merece ser visitada é a incrível Villa Baboushka, que traz artigos de Vivienne Westwood e Maggy London, bem como Mara Hoffman e Robert Rodriguez.
Da mesma forma, achados de marcas locais, como Baheya, Shourouk, Vanina e os acessórios de Rim Mikdashi figuram por lá. Veja, a seguir, três lojas no Cairo que merecem sua visita!
1. VILLA BABOUSHKA
Uma loja para atender crème de la crème da sociedade egípcia. Em Zamalek, se distingue entre as lojas da região nobre do Cairo, reúne itens clássicos e contemporâneos. Nesse sentido, entre suas marcas registradas, estão a moda sofisticada, a arte moderna e o design internacional. À primeira vista, oferece peças assinadas por Vivienne Westwood, Robert Rodriguez, Badgley Mischka, Elizabeth and James e muitos outros do circuito fashionista mundial. Além disso, pinturas de artistas franceses, brasileiros e argentinos decoram as paredes, bem como velas boho, lustres espanhóis e móveis vintage. Tudo para uma atmosfera cool e convidativa. Certamente, para enriquecer a experiência de compra!
2. AZZA FAHMY
Arrojadas e autênticas, as peças da designer mundialmente conhecida são inspiradas na cultura do Oriente Médio. Em resumo, elementos de design ganham vida em joias que trazem à tona a história do Oriente Médio desde a era faraônica. Inclusive, suas joias artesanais inconfundíveis são usadas por políticos, membros da realeza e celebridades. Além disso, suas coleções compõe o acervo de alguns dos museus mais icônicos do mundo, incluindo o Museu Britânico e o Louvre.
No Cairo, é possível visitar a boutique no The First Mall ou as filiais maiores de Dokki, Zamalek e Maadi. Só para constar, a marca Azza Fahmy reúne não só dezesseis lojas no Oriente Médio e Europa, bem como um e-commerce.
3. MAISON 69
Um espaço dedicado à moda, arte, design. Assim sendo, a Maison 69 é uma lojas no Cairo concebida como se fosse o ambiente de casa. Há desde móveis produzidos localmente, aos trabalhos do INCA em colaboração com o fotógrafo Karim El Hayawan, bem como a iluminação interior desenhada por Salsabeel Amin.
A ‘sala de estar’ possui uma coleção excepcional de artigos feitos no Egito. Ao terem suas fotos exibidas nas paredes, a descrição do processo criativo, os artesão locais são valorizados. Isso porque a Maison 69 tem como objetivo incentivar estes artistas. É possível encontrar roupas, calçados e acessórios, assim como vasos, esculturas, móveis e outros itens decorativos.
Para fazer uma viagem tranquila, a melhor opção é contratar um seguro viagem. A Seguros Promo te ajuda nessa tarefa de escolher a melhor opção para sua viagem, de um modo prático e eficiente. Não permita que imprevistos atrapalhe suas férias, faça um seguro de viagem.
4. Galeria Mounaya
O segredo mais conhecido de Cairo é uma de suas lojas escondida que, apesar de pequena, está criando uma base crescente de clientes constantes. A galeria Mounaya ganhou fama de reunir itens verdadeiramente únicos, o que acaba convidando clientes a comprar no espaço por estes produtos. A galeria reúne artes egípcias tradicionais com abordagem moderna que estão destacadas nos acessórios e joias.
Comprar presentes pode ser uma tarefa difícil, mas, ao entrar na Mounaya, encontrará diversas opções deslumbrantes e brilhosas. Joias elegantes, bolsas bordadas a mão, velas aromáticas e molduras de quadro de alta qualidade são bem presentes na loja. A galeria é um negócio de família, assim sendo fundada pelas irmãs Ghada, Rofaida Hak e a sobrinha Rodaina em 2005. A Mounaya apresenta acessórios de casa e femininos feitos por designers de toda a região egípcia, e a mesma serve como local para promover o trabalho de ONGs que apoiam mulheres e crianças carentes.
Dito isso, a galeria Mounaya faz sua parte para com as comunidades do Egito. Ou seja, ela doa parte de seus lucros para famílias de baixa renda e vendendo produtos feitos por mulheres carentes para ajudá-las a ter melhores condições de vida.
A galeria é o tesouro dos bordados do Oriente Médio, onde cada desenho é costurado com a maior dedicação. A Mounaya exibe uma variedade de acessórios feitos à mão, roupas da moda, calçados, bolsas, entre outros, mas, ao mesmo tempo, produtos de marca e de design, sendo assim, uma experiência completa.
A maioria dos anéis de pedra, brincos de ouro e pulseiras grossas de prata estão expostas em superfícies neutras ou com textura, como: de arroz, de cascas de árvore ou brancas, para assim destacá-las. A galeria ainda reúne itens de marcas como as clutches populares da marca libanesa Sarah’s Bags, lenços e bolsas da Horreya Designs e roupas da Amina K, que reestrutura peças étnicas egípcias, como as abayas, com a tradicional estampa Kheyameya.
A loja e galeria Mounaya sempre está por dentro das últimas tendências ao longo dos anos, porém, por outro lado, não produz e expõe em massa, ressaltando a originalidade e exclusividade de um produto, principalmente as joias. O espaço físico, assinado pela designer Hedayat Islam, conta com três apartamentos no térreo de um edifício com vista para o rio Nilo. Dessa maneira, os apartamentos foram convertidos em uma galeria espaçosa e arejada para a exibição dos acessórios luxuosos, joias e as últimas tendências do mundo árabe.
O design da loja apostou no uso de materiais locais, de acordo com as disponibilidades dos elementos originalizados no Egito. Já o uso de cores e materiais neutros no design da loja, como pedra cinza e mármore bege, foi em virtude de enfatizar as vistas do Nilo e as peças coloridas. Detalhes da inserção de mosaicos de Bucara no piso adicionam pontos de textura na Mounaya.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Autora – Caroline Fakhouri