Endo at Rotunda
Endereço: Wood Lane, nº 101 — Londres — Inglaterra.
Perfil do instagram: @kazutoshi.endo
Horários: de terça à sexta, das 18h às 23:30hs; sábado, das 12h às 14h
Premiado em 2021 pelo Guia Michelin, o restaurante oferece um mergulho profundo nas tradições japonesas através da gastronomia e da arquitetura. Conheça o Endo at Rotunda, o restaurante que oferece sushi sob as nuvens.
O PROJETO DO ENDO AT ROTUNDA
O Endo at Rotunda é um restaurante instalado na Helios Building (Soho House), que já foi sede de transmissão do canal BBC em Londres. O prédio está no distrito de White City e possui oito andares. É justamente no último andar que encontramos o restaurante.
O renomado chef japonês Endo Kazutoshi é o fundador do restaurante, sendo que o projeto arquitetônico foi conduzido por Kengo Kuma.
Kego Kuma é conhecido no cenário de internacional de arquitetura por seu estilo. Sempre desafiando a física com instalações inteligentes, o arquiteto costuma fazer uso de materiais exóticos. Outra característica forte de Kengo Kuma é seu trabalho harmonizando a estética com os atributos do ambiente onde ele está instalado.
O CONCEITO DO ENDO AT ROTUNDA
Sr. Kuma, fundador da Kengo Kuma Associates, teve um carinho especial por este projeto. Fugindo dos estereótipos de arte japonesa, o Endo at Rotunda explora de forma intensa a herança cultural do Japão. Ao mesmo tempo, valoriza o local onde o restaurante está instalado.
O balcão é peça central no projeto. A confecção do móvel utiliza Hinoki, uma tradicional madeira japonesa. Extraída de um cipreste que nasce apenas no Japão, a madeira Hinoki tem dois fortes atributos.
O primeiro deles é sua durabilidade, a madeira continua adquirindo resistência mesmo após o corte e pode resistir à deterioração por mais de 1200 anos. Como referência temos o templo Horyuji de Ikaruga (no Japão), construído usando madeira Hinoki, que tem 1300 anos e é o templo de madeira mais antigo do mundo. Aproximadamente 65% de sua estrutura original permanece intacta.
O segundo atributo da madeira Hinoki é seu aroma único, muito valorizado no Japão.
O balcão se estende em duas partes: uma dedicada aos vinte assentos dos clientes e uma área dedicada ao Staff. Na soma das suas partes, o comprido balcão lembra uma pincelada natural, uma homenagem à caligrafia tradicional japonesa.
Por mais que o balcão impressione e carregue uma grande herança cultural, outro recurso utilizado por Kuma é o que chama mais atenção. Trata-se do painel construído acima do balcão.
Evocando o espírito de um restaurante que está no topo de um alto edifício, o arquiteto instalou um painel formado por camadas de papel Washi. O papel, também tradicional do Japão, utiliza diversos componentes têxteis em sua produção. O resultado são belíssimas ondulações brancas e douradas que imitam o movimento das nuvens.
ENDO AT ROTUNDA E SEU SUTIL JOGO DE LUZES
O sistema de iluminação, desenvolvido em parceria com a londrina Light IQ, conta com um complexo arranjo de luzes e variação nos seus níveis de cor.
Os painéis de Washi variam em altura e forma, cobrindo todo o teto acima do balcão de atendimento. O projeto contemplou uma iluminação que destaca o balcão. E tal feito foi um desafio, visto que os painéis de Washi que formam as nuvens variam em tamanho e forma em cada ponto.
Para se adequar, a equipe instalou diversas hastes em pontos estratégicos. Cada haste foi posicionada meticulosamente, além de ajustada e regulada uma a uma entre os painéis que dão forma às nuvens.
Outros 120 pingentes LED, com ajuste individual, também foram instalados entre as camadas dos painéis. Através deste conjunto, a iluminação oferece uma lenta transição de cores. Durante o dia, permanece em luz branca (3.000K). A transição é lenta e leva para tons mais quentes, alcançando 2.700K à tarde e 2.200K no período da noite.
CHEF ENDO
A arte e a delicadeza nipônica não se restringem ao projeto do Sr. Kuma. Pelo contrário, tais valores estão presentes em todo o restaurante. A chave dessa experiência é o homem que chefia e dá nome ao restaurante: Endo Kazutoshi.
Endo é um especialista Sushiman, cuja imersão na cultura cerimonial japonesa vai muito além da gastronomia.
Nascido em Yokohama, ao sul de Tóquio, cresceu dentro do restaurante da família e respirou a cultura do Sushi. Inspirado pelo pai e suas visitas aos tradicionais mercados de peixe, foi incentivado pela mãe a adquirir habilidades que iam além da culinária.
Endo é lutador de Judô graças à mãe, que sempre viu na arte marcial uma forte filosofia capaz de unir corpo, mente e formação de caráter. A partir disso, Endo expandiu seus conhecimentos sobre as tradições japonesas.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
O Chef é praticante de Ikebana, uma técnica centenária de arranjos florais. Na Ikebana, os praticantes unem um fino olhar de decoração com simbologia. Endo também já atendeu em casas de chá baseadas na tradição Chado. A cerimônia do chá japonês é carregada de ritos e uma filosofia própria que bebe da fonte do Budismo Zen.
O mestre da Rotunda também já foi aluno de dança Nihon-buyo, vinculada ao estilo de teatro Kabuki — e é estudante do Shodo, a clássica caligrafia japonesa.
O profundo conhecimento de Endo Kazutoshi de sua herança cultural está marcado no design de suas preparações, que unem sabor a um zelo sem igual com a estética.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
O restaurante é recomendado para os paladares mais requintados e pessoas que estão em busca da tradicional gastronomia japonesa. Os símbolos e materiais empregados na arquitetura complementam a experiência. Fornecem um mergulho sem igual na herança japonesa, valorizadas tanto por Endo Kazutoshi quanto por Kengo Kuma.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Kengo Kuma and Associates
Light IQ
Eater – London
The Times
Viva Decora
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.