Espaço Santa Eulália
A antiga igreja de Santa Eulália em Gironella, Barcelona, data de meados do século XIV e, ao longo dos seus seis séculos de história, foi palco de várias obras.
Em 1971, a Câmara Municipal de Gironella recuperou o edifício em estado de conservação precário, quando então foi transferido do antigo proprietário que não tinha condições de garantir a sua manutenção.
Em 2016, devido ao mau estado do edifício e à falta de serviços e equipamentos, foi necessária a reformulação do espaço para a realização de atividades culturais relacionadas com as artes cênicas, especialmente dança, música e poesia.
Esta intervenção enquadra-se no programa de recuperação de edifícios existentes, promovido pela Câmara Municipal de Gironella e leva a assinatura dos arquitetos do Carles Enrich Studio.
O projeto preserva todos os momentos históricos que já tiveram vez em Santa Eulália e tem o objetivo claro de evidenciar as virtudes de cada intervenção, bem como de compreendê-las como uma sequência de camadas.
A nova utilização inclui, por exemplo, serviços adaptados e a atualização das instalações para cumprir a regulamentação do espaço público. Da mesma forma, a deterioração dos revestimentos e pisos causou problemas de vazamentos e umidade que exigiram reparos.
Primeiramente, foi recuperado o espaço do corredor central para ampliar o espaço útil disponível. Assim, um piso de madeira de bétula foi colocado na parte central para os ensaios de dança e teatro e para garantir um bom isolamento.
Para evitar desníveis, foi colocado em toda a sua volta um piso de argamassa autonivelante contínuo, surpreendentemente adaptando-se às geometrias das paredes de pedra.
Em segundo lugar, a intervenção abordou o perímetro exterior. A face translúcida das fachadas foi, portanto, substituída por vidro transparente, que amplia o campo de visão, fornece luz natural o dia todo e incorpora a rua como uma segunda fachada, oferecendo vistas da igreja do lado de fora.
Acima de tudo, estruturas verticais foram reforçadas e adicionadas, para proporcionar ritmo e modulação às vidraças menores, que são mais fáceis de substituir em caso de quebra.
Por fim, uma cortina de tecido modula as nuances de iluminação e melhora a acústica e o isolamento em função dos eventos que ali acontecem. E mais: uma das capelas abriga um núcleo de serviços, que garantem acessibilidade. O banheiro conta com uma face exterior de ripa de pinho para esconder a porta.
Devido à sua inércia, o piso original não era eficaz para utilização pontual e foi, portanto, substituído por um sistema de renovação do ar, que conduz o ar quente através de uma grelha que delimita o pavimento de madeira na zona central. E o que achei mais interessante é que a permeabilidade desta fachada evidencia o carácter público de Santa Eulália, como prolongamento da paisagem urbana.
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Autora – Caroline Fakhouri