Gastronomia do Amazonas: os sabores tradicionais da floresta
Amazonas

Gastronomia do Amazonas: os sabores tradicionais da floresta

Escrito por Carolina Martins | Publicado em:
Início > Destinos > América > Brasil > Amazonas > Gastronomia do Amazonas: os sabores tradicionais da floresta
Com forte influência dos povos originários, portugueses e também de brasileiros de outras regiões, a gastronomia do Amazonas oferece pratos criativos, deliciosos e até mesmo releituras de iguarias de outras localidades. E muitos restaurantes nacionais já estão se destacando ao apostar nela.

Este blogpost não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

A escolha de Belém, capital do Pará, para sediar a COP 30, foi feita para valorizar a região amazônica e promover o desenvolvimento sustentável no local. Por isso, a decisão (felizmente já revertida), de proibir o uso de alguns dos ingredientes típicos da gastronomia do Amazonas pegou todos de surpresa e é prova da falta de conhecimento de muitos sobre a gastronomia da região.

A gastronomia amazônica faz parte da identidade da população e é uma excelente vitrine para a biodiversidade e fartura daquela área. São esses ingredientes amazônicos (uma panaceia de cores, texturas e sabores), e a combinação de culturas no seu uso, a maior riqueza da culinária local.

No conteúdo de hoje, você confere alguns dos traços desse universo amazônico e os principais restaurantes no Brasil!

História e tradição: das raízes indígenas para a alta gastronomia do Amazonas

A imagem mostra um galho de açaizeiro, ingrediente tipico da gastronomia do amazonas, carregado de frutos pretos maduros. O fundo está desfocado, destacando os frutos em primeiro plano. A cena é natural e rústica, com uma paleta de cores que inclui tons de verde e marrom, complementados pelo preto dos frutos.
Açaizeiro I Foto: Kawe Rodrigues via Unplash (reprodução)

Nenhuma culinária fica parada no tempo. A gastronomia sempre evolui através das referências que chegam de outros lugares. Na cozinha amazônica não é diferente.

A gastronomia mais tradicional da região remonta aos povos originários, cuja base são os alimentos locais, com destaque para a mandioca e para os peixes. Com a chegada dos portugueses, foram incorporados novos ingredientes que até então não existiam na região, como trigo, azeite, açúcar e alguns tipos de especiarias.

Já no período da Belle Époque, que corresponde ao auge do ciclo da borracha, que ocorreu no século XIX, a região amazônica recebeu muitos migrantes, vindos principalmente do nordeste brasileiro.

Essas pessoas levaram para a Amazônia sua cultura, hábitos alimentares e adaptaram seus pratos preferidos utilizando ingredientes locais. Um dos principais exemplos é o pirarucu, que entrou no lugar do bacalhau em muitas receitas portuguesas.

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Ingredientes típicos da floresta

A imagem apresenta várias castanhas-do-Pará espalhadas sobre uma superfície de rede. As castanhas são de cor marrom clara com tons mais escuros, e algumas estão quebradas, revelando o interior. A superfície de rede parece ser feita de um material natural, possivelmente juta ou um material similar.
Castanhas-do-Pará I Foto: Mauro Ceteb via Flickr (reprodução)

A gastronomia do Amazonas é rica em ingredientes, tanto de origem animal quanto vegetal. Nela você encontra uma grande variedade de texturas, aromas e sabores. Tenho certeza que você já ouviu falar de alguns dos ingredientes mais famosos da floresta:

  • Jambu: é uma erva com sabor marcante que está presente em vários pratos típicos, como a maniçoba e o tacacá, e ganhou fama por causar aquele “leve” efeito de adormecimento na boca;
  • Pirarucu: originário da bacia amazônica, é um dos maiores peixes de água doce e chega a até 4,5 metros de comprimento e 200 kg. Com uma carne macia e sabor suave, é muito versátil e está presente em muitos pratos da região;
  • Tucupi: é o líquido amarelo extraído do cozimento da mandioca-braba (aquela que é tóxica se não cozida). Tem sabor forte e ácido, além de ser presença obrigatória em muitas receitas amazônicas como o tacacá;
  • Castanhas: a castanha-do-Pará é um dos ingredientes mais famosos da gastronomia amazônica. Muito consumida in natura, na forma de farinhas, e também incorporada em bolos e tortas doces;
  • Açaí: a frutinha roxa conquistou o Brasil (e muitos outros países!) graças ao seu sabor complexo e propriedades nutricionais. Na maior parte do país, você verá ele sendo servido com xarope de guaraná, frutas, granola, paçoca e até leite condensado. No norte, ele é astro em pratos salgados, combinado com camarão ou peixe frito, e servido quente!

PUBLICIDADE Gastronomia do Amazonas FIM DA PUBLICIDADE

Pratos típicos da gastronomia do Amazonas

A imagem apresenta uma deliciosa caldeirada de peixe servida no restaurante Caxiri da gastronomia da amazônia, com decoração moderna. O prato é apresentado em uma tigela branca, com pedaços de peixe grelhado, ovos cozidos, vegetais e temperos. A mesa de madeira adiciona um toque rústico ao ambiente elegante.
Caldeirada de peixe I Foto: Restaurante Caxiri (reprodução)

Na gastronomia do Amazonas, você vai encontrar pratos para todos os gostos. Há peixes fritos, ensopados, caldeiradas de frutos-do-mar e farofas de todo tipo. Alguns dos pratos mais tradicionais da região são:

  • Tacacá: essa receita é um patrimônio local (e até musical!). Feito com tucupi, jambu e camarão seco. A iguaria é servida quente, em uma cuia, a qualquer hora do dia;
  • Caldeirada de tambaqui: o tambaqui é outro peixe originário da bacia amazônica. Além do pescado, leva coentro, pimentão e leite de coco;
  • Pirarucu de casaca: tradicional de Manaus, é feito com camadas de pirarucu assado, banana frita, farofa e batatas;
  • Jaraqui frito: receita clássica da região, é o peixe frito, bem temperado e servido com farinha e vinagrete. 

PUBLICIDADE FIM DA PUBLICIDADE

Melhores restaurantes para experimentar a gastronomia amazônica

A imagem apresenta um prato gourmet do Restaurante Banzeiro, caracterizado por um camarão assado com molho cremoso em uma tigela preta. O prato é decorado com cebolinha verde e fatias de vegetais, servido em uma mesa de madeira.
Prato do Banzeiro I Foto: Restaurante Banzeiro (reprodução)

Agora que você já conhece os ingredientes e pratos típicos dessa região, conheça alguns dos melhores restaurantes que estão disseminando a gastronomia do Amazonas para além das fronteiras do norte.

Banzeiro

A imagem mostra o interior do restaurante Banzeiro. Moderno com decoração de interiores brasileira. O ambiente é composto por mesas de madeira com cadeiras combinando, todas arrumadas com talheres e copos. As paredes são revestidas com pedra natural e painéis de madeira, criando uma atmosfera quente e acolhedora. Uma prateleira com vasos e uma tela com uma imagem de uma pessoa na praia adicionam um toque artístico ao espaço. A iluminação é suave e ambiente, contribuindo para a atmosfera convidativa.
Restaurante Banzeiro I Foto: Banzeiro (reprodução)

O Banzeiro está entre os restaurantes especializados na cozinha amazônica mais comentados do país.

Independente da unidade, Manaus ou São Paulo, você sente toda a atmosfera da floresta. São decorados com elementos típicos da região, como ouriços de sapucaia, frutos da árvore sapucaia, réplicas de varas de pesca e até barcos usados pelos povos origintários.

A casa é comandada pelo chef Felipe Schaedler, um catarinense que se mudou para o Amazonas aos 15 anos e se apaixonou pela cultura e culinária locais. No menu há muitas variedades de pratos típicos dessa culinária, como Tacacá, Costelinha de tambaqui agridoce e Pato no tucupi.

Casa do Saulo

A imagem mostra a área externa da Casa do Saulo em Santarém, com um deck de madeira coberto por um telhado de palha. Várias mesas e cadeiras de madeira estão dispostas, onde pessoas estão sentadas e conversando. Ao fundo, há uma vista deslumbrante do oceano e uma piscina. O ambiente é relaxado e tropical, com decoração rústica e elementos naturais.
Casa do Saulo em Santarém I Foto: Casa do Saulo (reprodução)

A Casa do Saulo é o restaurante do chef Saulo Jennings, natural de Santarém, no Pará. Conta com 5 unidades distribuídas entre Santarém, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em 2024, o chef Saulo Jennings foi escolhido como o primeiro chef Embaixador da ONU Turismo por seu trabalho em promover a culinária amazônica e a preservação da própria floresta.

A decoração da Casa do Saulo é cheia de referências da cultura amazônica. Entre os destaques do cardápio estão a Costela Santarém, feita com Tambaqui, o Arroz Tapajônico (que leva pirarucu, camarão e tucupi) e a caldeirada paraense.  

Caxiri

A imagem mostra o interior do restaurante Caxiri, caracterizado por um salão amplo e bem iluminado. As mesas são feitas de madeira e adornadas com jogos de pratos, talheres e pequenos vasos de plantas. As cadeiras combinam com o estilo rústico das mesas. O ambiente é decorado com elementos naturais, como plantas e iluminação natural, criando uma atmosfera acolhedora e convidativa.
Salão do rescaurante Caxiri I Foto: Caxiri (reprodução)

Localizado ao lado do Teatro do Amazonas, o Caxiri é um dos melhores restaurantes para mergulhar na gastronomia amazônica. A casa é comandada pela chef Débora Shornik, que trocou a capital paulista por Manaus após se apaixonar pela cidade.

Os pratos no Caxiri levam quase sempre ingredientes de origem local. Inovador e descobridor, o chef é conhecido pela busca constante de novos sabores. No menu do restaurante você encontra receitas regionais com o olhar da chef. Entre os destaques estão o desfiado de Pato, tucupi e nhoque de mandioca e o nhoque ao molho de cogumelo Yanomami. 

PUBLICIDADE Gastronomia do Amazonas FIM DA PUBLICIDADE

Gastronomia do Amazonas como meio para preservar tradições

A culinária está diretamente relacionada aos costumes e histórias. Ela representa a identidade cultural dos povos e revelam como aquela cultura é ou foi impactada pelas influências externas. Por isso os pratos típicos envolvem técnicas de preparo que passaram de geração a geração, se tornando herança da comunidade.

Portanto, uma das formas de preservar as tradições e a história da região amazônica é justamente promovendo e celebrando a gastronomia do Amazonas. Sendo você tiver a oportunidade, experimente estes pratos.

PUBLICIDADE Gastronomia do Amazonas FIM DA PUBLICIDADE

Para mais conteúdos sobre gastronomia e restaurantes imperdíveis, continue no site da Dona Arquiteta e aproveite para nos seguir no Instagram, assim você ficará por dentro de todas as novidades. 

Leia mais

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top