Instituto Moreira Salles
Endereço: Avenida Paulista, nº 2424. Consolação – São Paulo, SP – Brasil.
Perfil do instagram: @imoreirasalles
Horários: terça à domingo, das 10h às 20h
O edifício do museu IMS- Instituto Moreira Salles é marcado por materiais específicos que contribuem para que seja visto como um volume bem-definido e íntegro. E totalmente à vontade em meio aos demais prédios que circundam a Avenida Paulista.
Ele é um museu de arte com 8.662m², que desempenha um papel super importante numa cidade contemporânea como a de São Paulo. Não só por promover os eventos ligados à arte e à cultura, mas sobretudo por trazer interesse e vitalidade aos espaços urbanos.
Levando a assinatura do renomado escritório Andrade Morettin Arquitetos, o térreo foi configurado como uma espécie de praça. Que instiga o convívio e orienta o fluxo, com a implantação de um café, restaurante e loja. Acima, estão os generosos espaços expositivos. E estes exercem o papel de protagonistas dentro do complexo.
A nova Midiateca do IMS é composta por auditório, salas de aula, espaço multimídia e biblioteca. Que formam um corpo único totalmente integrado.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
A ideia foi construir um museu acessível, ancorado no presente, que tivesse uma relação franca e direta com a cidade. E que, ao mesmo tempo, oferecesse um ambiente interno tranqüilo e acolhedor.
Um museu capaz de equilibrar a vibração das calçadas com a natureza e a escala dos espaços museológicos. O que exige uma qualidade de luz e percepção do tempo muito particulares.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
A Biblioteca de Fotografia com cerca de 6 mil títulos, está localizada no 1º andar do IMS e com capacidade para abrigar até 30 mil itens.Totalmente dedicada a publicações fotográficas, em uma iniciativa única no Brasil e que a coloca não só como referência na área em nível nacional, mas também internacional.
Estão disponíveis para consulta desde coleções especiais dos fotógrafos Paulo Leite, Iatã Cannabrava e Vania Toledo, até a coleção do alemão Gerhard Steidl, que doou um conjunto completo dos livros visuais produzidos pela prestigiosa editora que leva seu sobrenome.
O primeiro contato com o prédio do IMS Paulista é impactante. A moderna arquitetura e o clima monumental do vão que começa na recepção localizada no 5º andar e que termina somente nos andares seguintes, deixam marcas instantâneas na memória.
Outro detalhe marcante da construção está relacionado à sustentabilidade: seja com o aproveitamento de iluminação natural em espaços como a Praça, a biblioteca, o café e o restaurante; no sistema que reutiliza a energia de elevadores e escadas rolantes, com uma economia de até 75%; ou na captação de água da chuva em dois reservatórios que é usada nas descargas dos banheiros.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Andrade Morettin Arquitetos, site
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…