MAAT
Endereço: Avenida Brasília, nº 1300 — Lisboa — Portugal
Perfil do instagram: @maatmuseum
Horários: de quarta à segunda, das 11h às 19h
O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa – é um dos museus mais belos que já vi, e estou falando de sua arquitetura, não somente do que ele traz de conteúdo e exposições internas. Eu não me canso de me encantar com cada curva, cada detalhe… cada textura.
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, inaugurado em 5 de Outubro de 2016 leva a assinatura da arquiteta britânica Amanda Levete. O prédio custou cerca de 19 milhões de euros e levou 5 anos para ficar pronto.
Em formato orgânico, o museu de arte contemporânea que fica nas margens do Rio Tejo foi todo revestido em azulejos que refletem a luz, inspirados nas cerâmicas e calçadas portuguesas.
A área total do MAAT é de 38 mil m², e seu acervo é composto pela coleção de arte da Fundação EDP, que contém obras de mais de 250 artistas portugueses.
Ele traduz a ambição de apresentar exposições nacionais e internacionais com a contribuição de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos. Refletindo sobre grandes temas e tendências atuais, a programação apresenta ainda diversos olhares curatoriais sobre a Coleção de Arte da Fundação EDP.
As linhas ousadas e a arquitetura futuristica feitas por Amanda permitem ao museu proporcionar muito mais do que apenas cultura aos visitantes. A cobertura do edifício foi projetada para que os visitantes possam subir e caminhar, com uma incrível vista panorâmica da cidade. Uma espécie de sala ao ar livre!
Localizado junto ao rio Tejo na zona de Belém, o edificio moderno deixa o entorno ainda mais belo. Por aqui passam milhares de pessoas, e é difícil não se notar suas linhas e curvas, que se misturam com o ambiente ao redor. Ele se harmoniza perfeitamente com a paisagem e seu redor.
Ele ganhou vários prêmios em 2017, cinco dois quais a nível internacional, que distinguiram o novo museu enquanto projeto arquitetônico e cultural de excelência. Foi também nomeado em cinco importantes competições.
JANEIRO
Prêmio Novidade do Ano, atribuído pelos leitores da Time Out Lisboa. O museu entra na lista dos 40 projetos finalistas ao prêmio Mies van der Rohe, num total de 355 candidatos. Bienal, é um dos mais relevantes préêmios de arquitetura a nível europeu.
FEVEREIRO
Prémio “Welcome to Portugal”, atribuído pela LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais.
ABRIL
O MAAT recebe o The Design Prize 2017. Uma distinção que celebra a “excelência a nível global” atribuída pelas revistas Designboom e Abitare, com o patrocínio da cidade de Milão.
JULHO
O museu foi selecionado para finalista ao The World Architecture Festival.
AGOSTO
São chamados os “óscares dos museus” e o MAAT ganhou um: foi considerado o Best Museum Architecture of the Year no âmbito dos Leading Culture Destination Awards.
O German Design Council atribuiu a ele mais um título renomado: Architecture ‘Best of Best’ Iconic Award 2017.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
SETEMBRO
Uma menção honrosa nos Blueprint Awards de Arquitetura, na categoria de Projetos Públicos com Financiamento Privado.
O Museu recebe um prêmio pela sua inovadora estrutura em aço no âmbito do The European Steel Design Awards, ao qual se qualificou depois de ter sido distinguido com o Portugal Steel Design Awards 2017
OUTUBRO
Ele é anunciado como finalista nos Surface Design Awards 2018, que reconhecem “o design progressivo e inovador” em superficies interiores e exteriores. Este prêmio insere-se ao Surface Design Show que ocorre em Londres, em fevereiro de 2018.
DEZEMBRO
O MAAT é um dos 62 edifícios escolhidos como candidatos ao Riba International Prize, distinção com a qual o Royal Institute of British Architects premia os edifícios “mais transformadores que demonstram visão, pensamento inovador, excelência na execução, e que são um contributo distintivo para os seus utilizadores e contexto físico”.
Prêmio Valmor: menção honrosa.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Lisboa não era nem de longe um destino dos meus sonhos quando morei na Europa. Mas foi uma surpresa muito boa descobrir que eu estava enganada!
Eu estive lá em Janeiro de 2017, era final do inverno, um sol lindo… E essa viagem me marcou bastante. Conheci lugares maravilhosos com boa comida e bons preços.
Se você for viajar para Portugal, não deixe de passear por Lisboa e conhecer lugares que esbanjam boa arquitetura e design como este.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
MAAT (site)
Amanda Levete