Viena

Melhor bairro para ficar em Viena: conheça o que cada um oferece

Avalie esta matéria

Ao pensar na capital austríaca, logo vêm à mente os palácios históricos e os museus. Assim, fica óbvio que o centro histórico é o melhor bairro para ficar em Viena, certo? Depende muito. Isso porque a cidade é diversa em cultura, com atrações do período medieval à Segunda Guerra, até os dias atuais. 

Nós já temos um post com dicas do que fazer na capital austríaca, assim como um guia completo com os melhores hotéis para quem procura onde ficar em Viena. Este guia tem a proposta de destacar a atmosfera de cada distrito, com indicações extras. 

Confira também:

Innere Stadt (1° Distrito): o coração imperial de Viena 345

Kunsthistorisches Museum, descrito como o “Palácio das Belas Artes”, é um edifício monumental do final do século XIX. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

Museológica, luxuosa e turística, estas três palavras descrevem o melhor do Innere Stadt. O bairro todo parece um filme de época. Além disso, ganha em praticidade pois oferece acesso rápido aos principais pontos turísticos de Viena. 

É no Innere Stadt que fica o Hofburg, um complexo palaciano que abriga os principais monumentos e edifícios emblemáticos da cidade. As construções mais importantes, que valem a visita por si só, são: Schweizerhof, Stallberg e Reichskanzleitrakt. Esta última é uma construção residencial onde os apartamentos ficam abertos à visitação pública.

Ainda no 1º Distrito, caminhando pela rua de luxo Kohlmarkt, você conhece a St. Stephen ‘s Cathedral, monumental edifício gótico que chama atenção por seu telhado com 230 mil azulejos vitrificados. Falamos sobre este e mais outras construções que merecem atenção no nosso post com dicas de viagem para Viena.

Por ser a área central, quem se hospeda no bairro encontrará preços mais elevados e uma atmosfera turística agitada. 

Onde comer no Innere Stadt, em Viena:

Gösser Bräu

Um pub que serve quitutes tradicionais e serve cervejas austríacas artesanais recém-tiradas na torneira. 

Onde fica: Neutorgasse 48, 8010 Graz.
Site: www.goesserbraeuwien.at/
Faixa de preço: $$ – $$$ 

Dreizehn by Gauster

O bar (piso térreo) e o restaurante (primeiro andar), com um design de interiores estilo bistrô, servem cozinha austríaca moderna. É melhor fazer uma reserva. 

Onde fica:Franziskanerpl. 13, 8010 Graz.
Site:www.home.dreizehnbygauster.at
Faixa de preço: $$ – $$$ 

Leopoldstadt (2º Distrito): O bairro boêmio de Viena

A Wiener Riesenrad é a icônica roda-gigante, um dos símbolos mais reconhecidos da cidade em todo o mundo. | Foto: Insólito Travel (Reprodução)

Você aprecia arquitetura histórica, mas gostaria de experiências imersivas? O Leopoldstadt consegue entregar uma experiência sofisticada e culturalmente rica sem parecer que você está em um filme de época.

O segundo distrito é assentamento judeu durante o império de Leopoldo I. Por isso, na região pode-se visitar o Memorial do Holocausto de Viena, projetado por Rachel Whiteread. No mesmo local, ficava a Sinagoga de Leopoldstadt, destruída durante o período do holocausto.

Mas a história não se restringe a ele. Em Leopoldstadt também estão dois dos mais importantes museus judaicos do mundo: Museu Dorotheergasse, que traz em seu acervo artefatos que contam sobre a vida cotidiana e a religião judaica, e o Museu Judenplatz, onde você consegue visitar escavações e as ruínas dessa antiga sinagoga. 

Além da arquitetura barroca e renascentista, ao ponderar qual o melhor bairro para ficar em Viena, o Leopoldstadt oferece algo além: edifícios Art Nouveau. A exemplo do Nestroyhof, projetado pelo arquiteto Oskar Marmorek e onde também funciona uma casa noturna.

O que fazer em Leopoldstadt, em Viena?

Supersense

Uma loja conceito projetada para ser uma delicatessen analógica. Sem se autodefinir, este espaço criativo conta com um café, museu, estúdio, laboratório e loja. O criativo dentro de você vai amar.

Onde fica: Praterstraße 70/1, 1020 Wien.
Site: www.supersense.com/
Faixa de preço: $$ – $$$

KunstHaus Wien

Sediado no edifício da antiga fábrica de móveis Thonet, Kunsthaus Wien é um museu que abriga a maior parte da obra do artista Hundertwasser. Esse multi-artista também tem contribuições na arquitetura e, durante anos 1980, elaborou projetos arquitetônicos que implementam arborização nos telhados. 

Onde fica:Untere Weißgerberstraße 13, 1030 Wien.
Site:@kunsthauswien_hundertwasser
Faixa de preço:$$ – $$$

Prater

Foto: Time Travel Viena (reprodução)

O Prater é conhecido por ser um dos parques de diversões mais antigo do mundo, veja nosso post dedicado exclusivamente a ele. A famosa roda-gigante, de 60 metros, é disputada para fotos e entrega uma bela vista da cidade. Não deixe de passar pela Haupt Allee, avenida criada cercada por castanheiros.  

Onde fica: Rappenweg, 1020 Viena.
Site: www.praterwien.com
Faixa de preço: $$ – $$$

Wieden (4º Distrito): O bairro elegante de Viena

A Karlskirche (Igreja de São Carlos Borromeu) é um dos marcos arquitetônicos mais importantes da Áustria. | Foto: Biryuk (Reprodução)

Se você busca o melhor bairro para ficar em Viena, algum lugar menos turístico, mas que oferece experiências sofisticadas, o Wieden é a sua escolha ideal. O quarto distrito é o lugar onde a calma e boa infraestrutura de um bairro residencial encontra a gastronomia de excelência, comuns aos pontos turísticos.

Wieden é um bairro de classe alta. Você pode caminhar observando as fachadas em estilo Art Nouveau dialogando com outras construções mais recentes com a tranquilidade impossível em uma região turística.

Um destaque sobre esta região é a praticidade. Isso porque Wieden é vizinho imediato tanto de Karlsplatz, praça mais importante de Viena, como do Belvedere, complexo histórico que consiste em dois palácios barrocos.

Onde comer em Wieden?

No blog, temos um post sobre como aproveitar os melhores restaurantes de Viena. Aqui, mencionaremos alguns outros que valem a visita.

Joyce Cafe & Restaurant

Foto: Joyce Cafe & Restaurant (reprodução)

O menu do restaurante é focado em comida tradicional. A autenticidade da assinatura aparece na fusão de várias culinárias europeias com um toque do paladar asiático sutil. 

Onde fica: Wipplingerstraße, 11.
Site: www.joyce-restaurant.at/en/
Faixa de preço: $$ – $$$

Vollpension

Tomar um café no Vollpension é como estar na cozinha de nossa avó. A ideia é ser um “café geracional”, já que se trata de um projeto de cunho social: o objetivo é combater o isolamento social e a pobreza na terceira idade.

Onde fica: Schleifmühlgasse, 16.
Site: @vollpension_wien
Faixa de preço: $$ – $$$

Z’SOM

Administrados por Diego, chef chileno, e Judith. O restaurante casual, com conceito de bistronomia, cujo menu criativo mistura as culinárias chilena e vienense. 

Onde fica: Gußhausstraße 12.
Site: www.zsom-restaurant.at
Faixa de preço: $$ – $$$

Mariahilf (6º Distrito): O bairro que oferece estilo, design e compras

O edifício da Majolikahaus representa a transição da arquitetura clássica para a modernidade funcional. | Foto: Rita G (Reprodução)

Para os viajantes que buscam experiências de alto nível, o distrito Mariahilf é um adversário importante do Wieden. Mas, talvez aqui, as almas criativas se sintam mais abraçadas. O bairro pode ser considerado um hub de design, moda e cultura na cidade. 

Então, se você tem um perfil mais contemporâneo e se interessa por experiências culturais mais atualizadas, Mariahilf é sua escolha. É lá que fica o Hotel Motto, ideal para quem deseja se hospedar com luxo e requinte.

Foto: Hotel Motto (reprodução)

O que fazer em Mariahilf, em Viena?

Atelier Olschinsky Art Store

Uma galeria com exposições temporárias de diversos artistas contemporâneos. Em edições limitadas, as peças tem foco em ilustração, fotografia e gravuras.

Onde fica: Währinger Str. 68, 1090 Wien.

Café Jelinek

Foto: Steman (reprodução)

A frase “Desculpe, não atendemos pessoas com pressa.”, já informa a quem passa o que irá receber no Café Jelinek. Você pode tomar um  Mokka e experimentar um dos doces tradicionais da vitrine: o Apfelstrudel ou Sachertorte.

Onde fica: Otto-Bauer-Gasse 5, 1060 Wien.

Mariahilfer Strasse

Gostaria de conhecer marcas de luxo europeias históricas? A Mariahilfer Strasse é uma das principais ruas comerciais da cidade e você deve considerar este fato ao decidir qual o melhor bairro para ficar em Viena. As ruas são amplas e espaçosas, com muitas opções de cafés e restaurantes.

Onde fica: Mariahilfer Str.

A Viena Design Week acontece em Mariahilf e este ano será nos dias 29 de setembro à 4 de outubro. 

Neubau (7º Distrito): O bairro mais cool de Viena

Se Mariahilfer é o bairro do design e da sofisticação, Neubau é o melhor bairro de Viena para quem busca experiências culturais mais boêmias. A região tem uma atmosfera hipster, com bares, galerias independentes e prédios históricos com intervenções. 

Lá você vai encontrar a mistura perfeitamente equilibrada do antigo e do novo. Neubau também oferece opções gastronômicas interessantes e programação noturna animada.

O que fazer em Neubau, em Viena?

Museumsquartier (MQ)

Foto: Alexander Eugen Koller (reprodução)

Um dos maiores complexos culturais do mundo, o MQ é uma área de 60.000 metros. O MUMOK, projetado pelos arquitetos Laurids e Manfred Ortner, conta com um acervo de arte contemporânea invejável distribuído em oito andares. O Leopold Museum também fica no MQ e o Museu Leopold, com mais de 8.000 obras de arte, abriga uma das coleções de arte com foco na segunda metade do século XIX.

Onde fica: 1070 Vienna.
Site: www.mqw.at/

Ulrich

Alguns clientes descrevem essa cafeteria como um lugar com uma “vibe Brooklyn”. Lá você encontra opções vegetarianas, veganas e glúten para um café simples. A decoração do que é simples mas aconchegante.  Os tradicionais “ovos turcos” são elogiados pelos visitantes. 

Onde fica: Sankt-Ulrichs-Platz 1, 1070.
Site: www.ulrichwien.at/
Faixa de preço: $$ – $$$

Em um prédio histórico na avenida Zieglergasse, funciona a galeria internacional de fotografia. Além do acervo contemporâneo, há também uma livraria.

Onde fica: Zieglergasse 34, 1070.
Site: www.photongallery.at/

Burggasse 24

A Burggasse 24 é uma loja vintage e café, o paraíso do jovem alternativo. O ambiente é descontraído, a decoração tem um toque rústico original. A recomendação geral é pedir um chá gelado e torradas.

Onde fica: Burggasse 24 St. Ulrichs-Platz,
Site: www.bg24.com/
Faixa de preço:
$

Como escolher seu bairro ideal em Viena?

O bairro certo não é apenas onde você dorme. Bem, logo acima abordamos os principais distritos da capital austríaca. Assim, sabendo da diversidade de estilos numa mesma cidade, você deve ter percebido que decidir onde ficar em Viena faz parte de encontrar qual região oferece uma atmosfera mais próxima da sua.

Em vez de começar pelo mapa, comece por você: qual é seu ritmo de viagem, suas referências culturais? Que tipo de experiência conversa mais com o que você quer aproveitar? 

Se esta é sua primeira vez na cidade, o Innere Stadt é a escolha mais óbvia. Por quê? O primeiro distrito entrega a experiência mais clássica possível. Palácios, museus, igrejas… E para quem prefere algo igualmente bem localizado, porém menos intenso, o Wieden pode ser definido como uma versão mais silenciosa e elegante. 

Os dois distritos, 1 e 4, são considerados os melhores bairros para se hospedar em Viena, por isso, para uma viagem romântica ou lua de mel, os dois ainda se destacam entregando uma atmosfera imperial e cenários cinematográficos.

Agora, se a intenção é viver uma experiência mais local e autêntica, Leopoldstadt e Neubau são escolhas certeiras. O primeiro combina memória histórica, vida cultural e áreas verdes. Já o segundo tem uma atmosfera mais criativa e alternativa e uma programação noturna mais agitada.

Viajantes que priorizam design, moda e consumo cultural contemporâneo tendem a se sentir mais em casa em Mariahilf. O distrito funciona como um eixo criativo da cidade, conectando compras, gastronomia e eventos como a Vienna Design Week.

Nossa orientação final é: o sistema de transporte público de Viena é extremamente eficiente. São metrô, bondes e ônibus conectando todos os distritos com rapidez. Logo, independentemente do bairro escolhido, você consegue circular muito bem pela cidade. Escolha o estilo de viagem que procura.

No fim, o melhor bairro para ficar em Viena é aquele que conversa com o que você busca viver na cidade. Seja cercado por história, design, vida local ou tranquilidade, a cidade permite combinar tudo isso com facilidade. 

Considere outros distritos como o Landstraße, onde fica o Daniel Hotel, ou uma instância próxima, Bad Gastein, onde está o The Comodo Hotel. Não deixe para escolher a sua hospedagem de última hora e aproveite para conferir outros posts do Dona Arquiteta sobre a Áustria.. 

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Sarah Borges

Postagens recentes

Essere Progetto: confira o tema eleito para o Fuorisalone 2026

Fuorisalone, Milão, Itália — um algoritmo cria uma cadeira em 30 segundos e um designer…

2 dias atrás

10 lugares para visitar no Rio de Janeiro para quem curte cultura

O Rio de Janeiro costuma ser apresentado como uma cidade de cartões-postais praianos. E eles…

1 semana atrás

Hanói do Vietnã: uma guia para leigos

Atualmente, uma das economias de maior crescimento do mundo, o Vietnã é o 8º país…

1 semana atrás

Os 8 melhores restaurantes em Tokyo: guia gastronômico

A capital japonesa é a cidade com mais restaurantes laureados pelo Guia Michelin do mundo,…

2 semanas atrás

San Sebastián na Espanha: destino pouco conhecido e exclusivo

San Sebastián, na Espanha, é o lugar perfeito para quem busca experiências exclusivas e dignas…

2 semanas atrás

Art Paris 2026: um guia sobre um dos maiores eventos de arte da Europa

A Art Paris é uma das principais feiras de arte moderna e contemporânea da Europa.…

2 semanas atrás