Dona Arquiteta
Mirante Pedra de São Francisco
Monteiro Lobato

Mirante Pedra de São Francisco

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Mirante Pedra de São Francisco
Endereço: Estrada do Rio Manso, nº 1559. Monteiro Lobato – São Paulo, SP – Brasil.
Perfil do instagram: @pedradesaofrancisco
Horários: de quinta à domingo, das 09h às 17h

A Serra da Mantiqueira guarda para si um grande tesouro natural. Uma das poucas áreas onde a mata atlântica ainda permanece viva, quase intocada. De clima fresco e silêncio cortado apenas pelas aves nativas, flora e fauna incomuns se manifestam.

É nessa paisagem que encontramos um restaurante inusitado. Em formato circular, feito com materiais da região e de gastronomia única: o restaurante do mirante Pedra de São Francisco.

Restaurante e mirante Pedra de São Francisco
O restaurante do mirante está instalado numa área cercada de vegetação natural da Serra da Mantiqueira | 📷 Fotografia por Maira Acayaba
Viaje conectado - Chips recomendados para internet livre na Europa

A pedra no Mirante de São Francisco

O município de Monteiro Lobato fica no interior do Estado de São Paulo, há aproximadamente 3 horas de distância de São Paulo (cidade). Com menos de cinco mil habitantes, o pequeno município está próximo de outras cidades turísticas brasileiras como Campos do Jordão, Santo Antônio e Sapucaí Mirim.

O clima frio e a flora nativa são duas grandes atrações da região, preservadas graças à sua grande área de proteção ambiental que contempla territórios de três Estados. Muitas das espécies de aves e árvores da região estão ameaçadas de extinção.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

O município tem se tornado grande atração turística nos últimos anos. Turismo ecológico e turismo de esportes de montanha. A calmaria do local contrasta — de maneira muito bem-vinda — com o cotidiano corrido dos grandes centros urbanos.

A região onde o Mirante está instalado fica em local ainda mais isolado. É um pequeno trecho que faz divisa com o distrito de São Francisco Xavier, na vizinha São José dos Campos, e Monteiro Lobato.

No local, a natureza concebeu uma enorme rocha — a Pedra de São Francisco — que se tornou atração para turistas da região.

A subida da pedra permite uma visão panorâmica de cidades vizinhas e de uma grande extensão da serra da Mantiqueira. Para aqueles que visitam o mirante, a entrada para subir na Pedra é gratuita.

Cenas de exploração do mirante | Vídeo de divulgação do Mirante da Pedra de São Francisco

O projeto do Mirante Pedra de São Francisco

O restaurante funciona também como um pequeno mercado. Sua função é estratégica, já que não havia até então um local próximo para comprar mantimentos. Para os moradores e turistas da região terem acesso a um mercado, tinham de percorrer aproximadamente 20 km.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

A ideia do projeto partiu dos donos do local, John Lima e Marcela Luna. Os proprietários não vivem no Brasil, porém queriam contribuir com a economia local. Por isso acionaram a Metamoorfose Studio, responsável pelo projeto.

Restaurante e mirante Pedra de São Francisco
A estrutura contempla um jardim central e descoberto, favorecendo a circulação de ar e a vista dos clientes | 📷 Fotografia por Maira Acayaba

O projeto consiste em uma estrutura hexagonal que explora a topografia do terreno. O estúdio construiu um restaurante que oferece visão 360º das montanhas da região.

O ponto onde o restaurante está instalado fica a 1.150 metros de altitude. Além de mercado para os moradores, é um ponto de encontro para os turistas. Como tática para fomento da economia local, o mirante vende produtos produzidos artesanalmente na região.

Restaurante e mirante Pedra de São Francisco
Os arquitetos envolvidos optaram pela estrutura circular, pois assim é possível ao visitante caminhar pelas laterais da estrutura e observar todo o ambiente ao redor | 📷 Fotografia por Maira Acayaba

A equipe da Metamoorfose Studio focou em processos sustentáveis para este projeto. Nele, os arquitetos fizeram uso de materiais da região e minimizaram ao máximo a agressão ao terreno. A equipe evitou fazer grandes movimentações de solo e resíduos da construção foram aproveitados.

Para conseguir reduzir essa movimentação no terreno, a equipe assentou estruturas leves de madeira no terreno.

Mirante Pedra de São Francisco

Abrindo espaço para futuras ampliações ou modificações, o projeto comportou estruturas modulares. As estruturas modulares e seus fechamentos permitem acompanhar a transformação do local conforme a demanda de serviços aumenta.

Restaurante e mirante Pedra de São Francisco
A cobertura levemente solta dos volumes mais baixos permite a ventilação permanente, atribuindo economia e controle térmico natural ao projeto | 📷 Fotografia por Maira Acayaba

Tratando de um projeto construído em área afastada e com foco na sustentabilidade, um dos atributos ao qual a equipe deu grande atenção foi a bio climatização.

O controle térmico é fornecido através de uma estrutura que direciona a ventilação e a umidade. O formato do projeto permite que a iluminação natural possa ser aproveitada em todas as direções. O centro da estrutura abriga um pequeno jardim. Além de oferecer apelo estético, o jardim colabora com a umidade através da evapotranspiração das plantas.

Restaurante e mirante Pedra de São Francisco
O projeto permite modificações futuras através de seus módulos, conforme seus espaços evoluem se adequando as necessidades da população local | 📷 Fotografia por Maira Acayaba

O ator principal ali é a Pedra, o Mirante em si. Então nós desenvolvemos o projeto da maneira mais orgânica possível. A Mantiqueira tem tantas curvas que não fazia sentido não ser uma arquitetura hexagonal.

ANDRÉ PROCÓPIO, CO-FUNDADOR DO METAMOORFOSE.

O restaurante no Mirante Pedra de São Francisco

Quando viajam para Trentino, na Itália, John e Marcela são sempre amistosamente recebidos por um antigo amigo. O que sempre lhes espera lá é uma receita genuína da região: polenta cozida no fogão a lenha e carne de cervo regada ao vinho Trentino.

Com adaptações, trouxeram a iguaria para o Brasil. O restaurante, chamado de Polenta na Pedra, localizado no Mirante Pedra de São Francisco, tem a polenta no fogão a lenha como carro chefe.

Na versão oferecida no Polenta na Pedra, a preparação inclui mais tipos de molhos. No cardápio, a polenta acompanha carne bovina lentamente cozida no vinho tinto. Outras opções de molhos são de frango caipira (com ora-pro-nóbis e quiabo), ragú de linguiça e a opção vegetariana, a partir de cogumelos e legumes da estação.

Além da polenta, o restaurante também oferece outros clássicos da região como a truta assada e o bolinho caipira. O cardápio pode variar conforme a estação, acompanhando a sazonalidade dos alimentos para oferecer frescor e sustentabilidade às preparações.

O mirante da Pedra de São Francisco é um destino ideal para aqueles que buscam se cercar de natureza e tranquilidade, conhecendo um pouco da gastronomia local.

Leia mais:

Mirante Pedra de São Francisco

Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


    referências

    *Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Scroll to Top