MOUA
Austrália | Townsville

MOUA

Escrito por Claudia Vianna Birolini | Atualizado em:
Avalie esta matéria

340 Flinders St, Townsville QLD 4810, Austrália.

A Grande Barreira de Corais abriga o novo museu subaquático do hemisfério sul. Localizado na Austrália, o projeto visa restaurar a vida marinha, educar os locais e visitantes e ainda preservar a história do local.

MOUA
Foto: Reprodução MOUA.

O MOUA (Museum Of UnderWater Art), em Queensland, Austrália, reconhece o mar em que eles trabalham como um meio de grande importância da região. “Reconhecemos sua conexão contínua com a terra, as águas e a cultura. Prestamos nossos respeitos aos seus anciões do passado, presente e emergente, e a toda vida marinha da Grande Barreira de Corais”, diz a página do Museu.

O Museu de Arte Subaquática é um ativo global significativo para Queensland, parte norte do país, por atuar como o conservador e restaurador dos recifes em escala global. O MOUA oferece uma plataforma contemporânea para compartilhar as histórias do recife e a cultura do povo, assim como também iniciar um diálogo entre o mar e a população.

A visão do museu é de proporcionar uma experiência subaquática que inspire conversas nos recifes, alcançar resultados ambientais positivos e envolver a comunidade nas histórias culturais da terra e do mar. “As obras em Queensland são projetadas para serem instigantes e colocar a saúde da Grande Barreira de Corais em primeiro plano na mente de todos que vêem ao MOUA”.

O projeto também tem como ideal o benefício econômico às comunidades e à economia local, desenvolvendo assim, o turismo na região. O MOUA estima mais de 50.000 visitantes para a região de Queensland, impulsionando assim as empresas locais.

Com isso, o museu geraria oportunidades de emprego para a região, além de treinamento e educação cultural para o povo de Queensland. O museu ainda envolveria a comunidade indígena para a narração da história cultural da região da Austrália, e a conexão indígena com o recife, terra e o mar.

O MOUA oferece uma oportunidade real para que nossa cultura seja compartilhada, celebrada e valorizada de uma forma que as gerações, antes e depois de nós, possam se orgulhar. Acho muito importante envolver mais indígenas no cuidado e na gestão da terra e do mar. Os povos das Primeiras Nações têm feito isso por milhares de anos […].

DISSE COURTNEY E SAYLOR, APOIADORAS DO MOUA
MOUA
Foto: Reprodução Matador Network.

Criado em 2016 a partir de uma ideia forjada pelos cientistas marinhos Adam Smith e Paul Marshall, em parceria com o especialista em turismo, Paul Victory, o museu nasceu como forma de reconciliação com o meio ambiente.

O museu visa ressaltar a importância dos oceanos e recifes para o mundo e localmente. Como Paul Victory possui um histórico de serviços de turismo e lazer na Austrália, além de ser defensor do turismo marinho, o museu surgiu da união das suas experiências.

Dessa maneira, as esculturas foram concebidas pelo escultor mundialmente famoso, Jason deCaires Taylor. Jason é o escultor subaquático mais famoso atualmente, sendo ele o responsável por artes subaquáticas ao redor do mundo, assim como o Museu Submarino De Cancún.

Jason foi um dos primeiros artistas da nova geração a mergulhar no reino subaquático e destacá-lo como um espaço de exibição artística. Seus trabalhos subaquáticos permanentes abrangem vários continentes e exploram temas de conservação e ativismo ambiental.

DIZ MOUA SOBRE JASON TAYLOR

Portanto, sendo um ambientalista de coração, os projetos de Jason deCaires propõe abrir o debate sobre a relação das pessoas com os mares e assim destacar a importância de conservá-los. Ele acredita que estar embaixo d’água é uma experiência profundamente pessoal e libertadora e, através de seu trabalho, Jason espera inaugurar uma nova forma de turismo com consciência cultural e ambiental.

MOUA
Foto: Reprodução My Modern Met.
MOUA
Foto: Reprodução Holiday Parks Downunder.

O museu vai contar com quatro exposições na extensão da Grande Barreira de Corais no Norte de Austrália, o Palm Island, Coral Greenhouse, Ocean Siren e Magnetic Island. Duas instalações já estão finalizadas e abertas para a visitação, as outras duas estão previstas para 2021.

Inaugurada em agosto de 2020, a Coral Greenhouse (estufa de coral) é a maior instalação do MOUA. Dessa maneira, essa foi a primeira construção do museu que visa oferecer oportunidades para cientistas, estudantes marinhos e turistas se engajarem no aprendizado e pesquisas acerca dos corais.

Feito de aço inoxidável e pesando mais de 58 toneladas, a Greenhouse está repleta de “guardiões”. São 20 guardiões ao todo, e eles representam o futuro, presente e passado da região, como sempre protegendo os corais.

O Ocean Siren inaugurou em dezembro de 2019 e sua escultura movida à luz energia solar traz como aviso o aquecimento das águas. Assim, a silhueta da jovem indígena mudará de cor, através de luz de LED, de acordo com as mudanças de temperatura do oceano.

Já a Palm Island e a Magnetic Island, estão previstas para junho e dezembro de 2021. A Palm Island contará com instalações que ligue a história cultural da ilha relacionando com o mar, a terra, e a população nativa do local. E, a Magnetic Island é uma ilha perfeita para um retiro e que visa contar a história de ciência do recife.

Reserve seu hotel em Townsville

Se você está pensando em viajar para Townsville, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.

ATRAÇÕES

Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Townsville e proximidades:

MOUA

Viagem de um dia ao Museu de Arte Subaquática e Grande Barreira de Corais

Descubra um mundo abaixo da superfície e visite a Grande Barreira de Corais em um dia de viagem de Townsville ou Magnetic Island.

MOUA

Townsville: passeio de barco ao pôr do sol

Experimente a magia de um pôr do sol no norte tropical da Austrália, tendo como pano de fundo a Grande Barreira de Corais.

Passagens para Townsville

Deseja conhecer Townville? Visite nossa parceira Passagens Promo, desse modo você consegue planejar sua viagem com o melhor custo-benefício.

LEIA MAIS

MOUA

Capella Lodge

O Capella Lodge fica localizado na ilha de Lord Howe, apenas a 700 km a nordeste de Sydney.

O hotel atende não mais de 20 hóspedes e tem uma localização privilegiada com vista para o mar, a lagoa e a montanha.

MOUA

Kandolhu Maldivas

A ilha é exuberante, com amplas praias rodeadas pelo mar verde esmeralda, tem um dos mais coloridos e animados recifes das Maldivas.

Localizado em North Ari Atoll, o hotel Kandolhu fica a 20 minutos do aeroporto de hidroavião, seguido de uma curta viagem de lancha.

Faça agora seu seguro viagem

Para fazer uma viagem tranquila, a melhor opção é contratar um seguro viagem. A Seguros Promo te ajuda nessa tarefa de escolher a melhor opção para sua viagem, de um modo prático e eficiente. Não permita que imprevistos atrapalhe suas férias, faça um seguro de viagem.

REFERÊNCIAS

Site do Museu
Site do The Guardian

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top