Falar de museus em São Paulo é falar de uma cidade que sempre foi palco. Foi ali que o modernismo ganhou corpo, é para lá que chegam as grandes exposições internacionais, e é para lá que o resto do país costuma olhar quando quer saber o que está acontecendo na cultura.
Só que quem já montou um roteiro cultural pela cidade conhece a sensação de que os mesmos nomes se repetem. MASP, Pinacoteca, Japan House. São endereços incríveis, mas que muitas vezes pedem fila, sala cheia e uma visita em ritmo de maratona. Dá para fazer diferente.
Porque uma cidade desse tamanho também guarda lugares pequenos e silenciosos, casas e mansões onde alguém realmente viveu. Nesses endereços, a arquitetura, o jardim e a história de quem morou ali contam tanta coisa quanto o acervo.
Para quem procura um museu pequeno em São Paulo, reunimos ótimas opções onde a história de quem viveu ali ainda se sente em cada cômodo, seja uma colecionadora, artista, escritor ou uma família de palacete na Avenida Paulista.
São programas para um domingo com arte, arquitetura e muita história para contar.
Museu Lasar Segall

Tem lugar em São Paulo onde dá para sentir que alguém realmente trabalhou ali, e o Museu Lasar Segall é um deles. Na Vila Mariana, a antiga casa e o ateliê do pintor, escultor e gravurista foram projetados em 1932 por Gregori Warchavchik, um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil. Foi ali que Segall morou com a família e trabalhou até os últimos anos de vida, e é essa casa de escala doméstica que hoje recebe o público.
A visita tem cara de conversa com a trajetória dele. Quem já foi conta que o museu liga a vida do artista à história da imigração, e as pinturas e esculturas ajudam a contar isso. O acervo passa dos 3 mil itens e mostra o quanto Segall experimentou, em técnicas e em temas. São duas salas de exposição, o que deixa tudo fácil de ver numa tarde.
A ideia de transformar a casa em museu foi de Jenny Klabin Segall, viúva do artista, que também era escritora e tradutora de clássicos do teatro alemão e francês. Em 1967, os filhos, Mauricio e Oscar, tiraram o plano do papel, e a casa onde a família viveu passou a abrir as portas.
Para quem gosta de ver arte sendo feita, o melhor está no ateliê onde Segall trabalhava. Ele continua em uso, com cursos gratuitos de xilogravura, litografia, gravura em metal e desenho. O espaço segue preservado e funcionando de verdade.
E tem o Cine Segall, uma salinha que exibe filmes do circuito de arte, com duas sessões por dia durante a semana e três aos sábados e domingos. Vale fechar o programa com uma sessão de cinema e esticar o passeio pelos cafés e praças da Vila Mariana.
Onde ver: Rua Berta, nº 111. Vila Mariana — São Paulo
Quanto custa: Entrada gratuita
Horário: Quarta a segunda, das 11h às 19h (fechado às terças)

Assunto relacionado
Hotel Boutique em São Paulo: nossa lista com os 9 melhores do estado
Por Carolina Martins
Casa-Ateliê Tomie Ohtake
Existe uma casa no Campo Belo onde dá para ver a tinta no chão. No ateliê de Tomie Ohtake, os respingos continuam no piso, do jeito que ficaram depois de tantos anos de trabalho, e é isso que faz a visita parecer uma conversa com ela.



Tomie morou ali por quase cinco décadas, numa casa que o filho mais velho, o arquiteto Ruy Ohtake, projetou em 1966. Desde o começo a ideia era que ela tivesse espaço para experimentar, com lugar para o ateliê, para os livros e objetos que guardava e para as obras de artistas com quem conversava.
(Para não confundir, esta casa não é o Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, que é o centro cultural com o nome dela. Aqui é uma construção menor, onde ela realmente viveu.)
A rotina dela aparece em cada canto. Há maquetes de estudo de vários tamanhos, gavetas de mapoteca recheadas de pastas de pesquisa, plantas que ela cultivava no jardim e fotografias de encontros. Dá para imaginar o dia a dia de quem trabalhava ali.
A casa também funciona como uma galeria do gosto de Tomie. Nas paredes aparecem Alfredo Volpi, Kimi Nii, Lydia Okumura, Nicolas Vlavianos, Shoko Suzuki e muitos outros, gente próxima da família ou admirada por ela. Os móveis também têm assinatura de peso, de Arne Jacobsen e Charlotte Perriand a Harry Bertoia, Le Corbusier e Sérgio Rodrigues.


Nos fins de semana, vale pegar uma das visitas mediadas, que ajudam a ler a casa. E vale chegar com folga, porque a última entrada é às 16h.
Onde ver: Rua Antônio de Macedo Soares, nº 1800. Campo Belo — São Paulo.
Quanto custa: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia, para estudantes, professores, aposentados, pessoas com 60 anos ou mais e clientes Nubank). Crianças até 12 anos e pessoas com deficiência com um acompanhante não pagam, mas é preciso emitir o ingresso na plataforma INTI mesmo assim.
Horário: Quinta a domingo, das 10h às 17h, com entrada até as 16h. Visitas mediadas aos sábados e domingos, às 11h e às 15h, exceto em fins de semana com programação pública.
Acessibilidade: Piso tátil, elevadores, cadeiras de rodas e scooter, audiodescrição, vídeos em Libras e locução das legendas. Visitas acessíveis mediadas devem ser agendadas previamente pelo site.
Casa Museu Ema Klabin

Se eu tivesse que escolher a casa mais bonita desta lista, ficaria difícil não votar na Casa Museu Ema Klabin. No Jardim Europa, ela junta tudo o que a gente espera de uma casa de colecionadora: ambientes amplos, móveis assinados, detalhes em cada canto e um jardim desenhado por Burle Marx.
A casa foi projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, com inspiração no Palácio de Sanssouci, na Alemanha. A obra começou em 1950 e levou dez anos, e Ema só se mudou de vez em 1960. Como Ema não teve herdeiros, ela decidiu que a casa viraria museu depois de sua morte, em 1994. As portas abriram ao público em 2007.
O acervo tem mais de 1600 peças, entre pinturas, móveis, livros raros, porcelanas e objetos arqueológicos. Há Chagall, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Mestre Valentim, além de uma tela de Frans Post (Vista de Olinda, uma das primeiras pinturas feitas sobre o Brasil).
Acredito que os detalhes da rotina de Ema são o que mais vai te conquistar. Ela anotava os jantares num caderno, com porcelana, prataria, cardápio, vinhos e as flores do próprio jardim, e a casa ainda reproduz um desses jantares na mesa a cada semestre. Havia também o orquidário, com mais de 400 vasos e alguns premiados, que ainda dá para ver. A biblioteca era o cantinho favorito dela e foi organizada com a ajuda do bibliófilo José Mindlin.
Uma curiosidade que dá o que falar fica no quarto principal, onde estão páginas iluminadas de um famoso falsificador, ao lado de páginas autênticas de 1520. Vale perguntar ao mediador sobre elas.
E tem um laço com o Rio: a irmã de Ema, Eva Klabin, também transformou a casa onde vivia em um museu, no Rio de Janeiro. Duas casas, duas irmãs e duas cidades ligadas pela arte.
Onde ver: Rua Portugal, nº 43. Jardim Europa — São Paulo.
Quanto custa: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças até 7 anos, professores e estudantes da rede pública não pagam. O jardim tem entrada gratuita.
Horário: Quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h. Visitas mediadas de quarta a sexta, às 11h, 14h, 15h e 16h, e aos sábados, domingos e feriados, às 14h.
Acessibilidade: Rampas de acesso na casa, jardim e área de eventos, além de banheiro adaptado.
Museu Casa Mário de Andrade

Poucas casas contam tanto sobre uma pessoa quanto a de Mário de Andrade, e o curioso é que ela fica numa Barra Funda que parece de outra época, com ruas calmas e sobrados geminados e coloridos. Aqui a visita é sobre o escritor, mas também sobre o pesquisador, o colecionador e o apaixonado pelas artes plásticas que ele foi.
Mário voltou a morar com a mãe e a tia num desses sobrados e viveu ali até morrer. Três casas coladas eram da família, e a da esquina era de outro morador. Depois, todas foram reunidas e transformadas no museu. Quem visitou conta que o espaço é bem equipado, com boa iluminação, climatização e vários recursos de acessibilidade, já que a parte elétrica foi toda modernizada. A fachada de vidro divide opiniões, e há quem sinta falta de uma fachada original para imaginar como era a casa.
Para o almoço, temos uma dica: perto dali tem A Baianeira, um restaurante simpático, com decoração de estatuetas de barro do Vale do Jequitinhonha e um baião de dois que virou lembrança da visita.
Onde ver: Rua Lopes Chaves, nº 546. Barra Funda — São Paulo.
Quanto custa: Entrada gratuita.
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h (aos domingos e feriados, fecha das 12h às 13h).
Acessibilidade: Rampas de acesso, elevador, piso podotátil, placas em Braille nas portas e banheiros adaptados.
Casa das Rosas

No meio da correria da Avenida Paulista, tem um jardim com roseiras onde dá para respirar. É a Casa das Rosas, um casarão de 1935 que sobrou da época em que a avenida era feita de palacetes, e que hoje dialoga com os prédios altos ao redor.
Foi construída pelo escritório de Ramos de Azevedo, o mesmo de obras como o Theatro Municipal, em estilo clássico francês, com jardim inspirado nos de Versalhes. Foi residência de descendentes do arquiteto até os anos 1980 e escapou de uma ameaça de demolição ao ser tombada em 1985. Passou por restauros que valorizaram elementos originais e trouxeram acessibilidade, o mais recente entre 2021 e 2023.
Aqui a graça não está nos móveis, porque a casa não é recheada de mobiliário como as outras desta lista. O destaque é o patrimônio arquitetônico, que ajuda a entender como a Paulista mudou, de bairro residencial da elite cafeeira a um dos centros culturais da cidade. Hoje o espaço é dedicado à literatura e à poesia, leva o nome de Haroldo de Campos e tem exposições, atividades educativas e cursos. Na edícula funcionam um restaurante e uma cafeteria, o que facilita esticar a visita.
Se pudéssemos resumir essa casa em uma frase simples, ela seria: bonita, gratuita e capaz de nos levar para a Paulista do começo do século XX.
Onde ver: Avenida Paulista, nº 37— São Paulo.
Quanto custa: Entrada gratuita.
Horário: Terça a domingo. O jardim abre das 7h às 22h e o museu das 10h às 18h, com entrada até as 17h30.
Acessibilidade: Elevador e rampa de acesso
Instituto Tomie Ohtake

Se você está procurando um museu pequeno em São Paulo, saiba que o Instituto Tomie Ohtake não é bem isso. Ele aparece nas listas mais famosas da cidade e tem a estrutura de um grande centro cultural. A diferença é que, no meio de tantos museus grandes, ele costuma ser menos cheio, e isso faz bastante diferença para olhar uma obra com calma.
O prédio foi inaugurado em 2001 e pensado desde o início para receber mostras de artes plásticas, arquitetura e design. A casa leva o nome de Tomie, e as exposições se concentram nos últimos 60 anos da arte, com nomes como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí e Joan Miró. É um bom lugar para quem gosta de conhecer materiais, cores e estilos novos. O Instituto também é pioneiro na formação de professores e de alunos de escolas públicas e particulares para o ensino de arte contemporânea.
Onde ver: Rua Coropé, nº 88. Pinheiros — São Paulo.
Quanto custa: Entrada gratuita.
Horário: Terça a domingo, das 11h às 19h, com entrada até as 18h (fechado às segundas).
Acessibilidade: Piso tátil, elevadores, cadeiras de rodas e scooter, audiodescrição, vídeos em Libras e locução das legendas. Visitas acessíveis mediadas devem ser agendadas previamente pelo site.
Depois de passar por casas de colecionadoras, um sobrado de escritor, um palacete da Paulista, um ateliê com tinta no chão e um instituto de arte contemporânea, dá para ver que os museus em São Paulo vão muito além dos grandes nomes.
Dá para montar um roteiro com bastante gente e outro mais sossegado, com muita arte, literatura e arquitetura, e vários deles de graça. Se você já está planejando a viagem, vale conferir também este post sobre onde ficar em São Paulo para escolher a região que combina com o seu roteiro.
Leia mais
- 11 igrejas em São Paulo que todo arquiteto precisa conhecer
- 9 Passeios de arquitetura em São Paulo para se inspirar
- Exposições em São Paulo: 5 mostras de design imperdíveis para o 2º semestre de 2026
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.











