Avalie esta matéria

O que fazer em Varsóvia
Endereço: Krakowskie Przedmieście, nº4 — Varsóvia — Polônia.
Perfil do instagram: @syrena.irena
Horários: de segunda à domingo, das 09h às 20h

Se você está com uma viagem marcada para a capital Polonesa e quer dicas de o que fazer em Varsóvia, aproveite para conhecer o Syrena Irena, um restaurante especializado na culinária polonesa tradicional, e que possui um ambiente incrível e cheio de referências dos anos 50 e 60. 

O nome Syrena Irena faz referência a sereia Irena, que é um dos símbolos de Varsóvia, tanto que é possível encontrar alguns desenhos dessa personagem em diferentes pontos da cidade. A escolha desse nome mostra como os idealizadores do restaurante quiseram criar um ambiente que realmente remetesse às tradições polonesas.

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

O Syrena Irena traduz muito bem a união entre o novo e o antigo. Apesar da arquitetura desse estabelecimento ter sido inspirada na Polônia das décadas passadas, alguns elementos contemporâneos, como o minimalismo, podem ser vistos nesse restaurante.

Sendo assim, se você quer uma boa sugestão de o que fazer em Varsóvia, continue lendo este texto para conhecer melhor o Syrena Irena. 

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

PROJETO

O projeto desse restaurante ficou sob responsabilidade de duas equipes, os arquitetos do escritório de arquitetura Projekt Praga e os designers da agência de design gráfico Mamastudio

O prédio no qual está localizado o Syrena Irena foi construído na década de 50. Durante muitos anos, essa construção abrigou uma cafeteria e um hotel.

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Para deixar a construção adequada para receber o restaurante, o escritório de arquitetura realizou algumas intervenções no local, mas sem descaracterizar a construção. Além disso, muitos elementos decorativos e arquitetônicos característicos das décadas de 50 e 60 foram utilizados na composição do ambiente do Syrena Irena.

Contudo, ao mesmo tempo, esse restaurante possui muitos elementos contemporâneos. Um deles é o minimalismo. Muitas paredes desse estabelecimento possuem cores claras e neutras. Além disso, o local conta com grandes janelas, que ajudam a valorizar a iluminação natural. Já os móveis têm linhas simples e discretas.

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

No entanto, também é possível encontrar alguns pontos que trazem cores bem vivas nesse restaurante, como o balcão da cozinha, que é pintado de azul, e a entrada do estabelecimento, que traz tons de rosa e azul. 

O Syrena Irena também possui alguns traços da arquitetura industrial, com vigas e trilhos aparentes. Essa composição mostra que passado e presente podem coexistir de uma maneira harmônica e bela. 

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

DECORAÇÃO

A decoração desse restaurante é simples, mas bem marcante. Um dos elementos que mais chamam a atenção de quem entra nesse estabelecimento são as pinturas nas paredes, sendo que todas elas fazem referência à temática das sereias.

Além disso, outro ponto em comum entre essas artes é que elas apresentam a mesma paleta de cores, que é composta por tons de azul e rosa. 

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Uma das pinturas que mais chama a atenção é a da sereia, que fica bem acima da entrada da cozinha. Esse desenho faz referência ao nome do estabelecimento, e também ajuda os visitantes a conhecerem melhor uma personagem importante das tradições polonesas. 

Outra pintura que se destaca no ambiente é a reprodução do quadro Ulysses e as sereias, do pintor inglês Herbert James Draper. Essa pintura foi inspirada em uma passagem do livro A Odisseia de Homero.

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

CULINÁRIA

Se você quer conhecer bem as tradições polonesas e se pergunta o que fazer em Varsóvia, saiba que o Syrena Irena é o local ideal para experimentar a autêntica culinária polonesa, além de conhecer algumas releituras dos pratos tradicionais da Polônia.

 A especialidade desse restaurante é o Pierogi, um prato tradicional polonês, que se assemelha a um pastel cozido, e que pode ser recheado com os mais diversos ingredientes, como carnes e vegetais. 

Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

VARSÓVIA

A capital polonesa também é conhecida como a cidade Fênix. Isso porque Varsóvia foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente a cidade foi reconstruída, respeitando as características das construções destruídas pelos bombardeios.

Atualmente, a cidade velha de Varsóvia é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A capital da Polônia possui uma herança cultural muito rica e interessante, além de oferecer atrações que certamente vão agradar a todos os públicos. 

A Polônia fez parte da antiga União Soviética, por isso, sua capital traz muitos marcos da ocupação soviética no país. Um deles é o Palácio da Cultura e da Ciência, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Esse palácio, que foi construído por ordem de Stalin, é o prédio mais alto da cidade, com 237 metros de altura. 

Varsóvia

Quem está em busca de o que fazer em Varsóvia não pode deixar de visitar o Museu da História dos Judeus Poloneses POLIN, que ganhou o prêmio de Melhor Museu Europeu em 2016.

Uma curiosidade sobre a capital polonesa é que ela é a cidade natal de Fryderyk Chopin, um dos compositores mais importantes do mundo. Em alguns bancos espalhados pelas ruas de Varsóvia, é possível ouvir algumas das composições mais famosas de Chopin.

Além de ter uma história muito rica, Varsóvia também possui construções e monumentos belíssimos, muitas áreas verdes, restaurantes e cafeterias, e também bares que vão agradar muito aqueles que gostam de aproveitar a vida noturna.  

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autora – Carolina Martins

Jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.


Carolina Martins

Carolina Martins é jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.

Postagens recentes

9 cidades pequenas e charmosas da Espanha para fugir do ‘overtourism’

Preparamos uma seleção de cidadezinhas charmosas para conhecer culturas autênticas e fugir do turismo de…

17 horas atrás

Os destinos de serra no Rio Grande do Sul que entraram no radar do turismo nacional

Confira nossa seleção de destinos de serras gaúchas para aproveitar frio e natureza!

4 dias atrás

Upper West Side: bairro tradicional novaiorquino preserva brownstones históricos e o glamour dos palcos do Lincoln Center

Upper West Side O Upper West Side é um dos bairros mais sofisticados e charmosos…

5 dias atrás

Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro

Conheça como esse pedacinho da Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro preserva passeios incríveis.

1 semana atrás

As melhores pousadas em Trancoso

Confira a nossa seleção das melhores pousadas de Trancoso Este blogpost foi escrito por humanos e…

2 semanas atrás

Midtown

Midtown Foto: Keith Luke (reprodução) Midtown Manhattan é o coração pulsante da cidade, uma região…

2 semanas atrás