Café Platz: combinando moda e gastronomia em Oslo
Noruega | Oslo

Café Platz: combinando moda e gastronomia em Oslo

Escrito por Fernando França | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Onde fica o Café Platz?

Operagata, 61D. Oslobukta, Oslo — Noruega
+55 922 66 620
De segunda à sábado, das 10h às 19h

O Café Platz é um estabelecimento localizado em Oslo, na Noruega, que combina uma loja de marca e um restaurante. É parte da Holzweiler Platz e um espaço para encontros que se inspiram nos valores da marca homônima.

Família Nolzweiler

Susanne, Andreas e Maria Skappel Holzweiler: os responsáveis pela marca | Fotografia de Café Platz

O CAFÉ PLATZ DE OSLO

A Holzweiler é uma casa de moda norueguesa fundada em 2012 pelos irmãos Susanne & Andreas Holzweiler. Se trata de uma marca que combina design e praticidade. É conhecida por oferecer peças que se inspiram na arte, arquitetura e cultura contemporânea.

Suas peças são resultadas da colaboração com uma longa lista de profissionais criativos, incluindo músicos e ícones internacionais. São parcerias e designs que promovem valores socioambientais sustentáveis.

Em 2021 a marca abriu seu primeiro espaço combinando loja e restaurante. Inaugurado em Oslo na Noruega, é dedicado apenas aos itens da Holzweiler. Foi instalado numa área badalada de Oslo chamada Oslobukta. É um bairro em constante crescimento, com pontos icônicos para a cultura Norueguesa.

Cidade de Oslo, na Noruega, vista do Porto

Cidade de Olso na Noruega, a partir do porto | Fotografia de banco de imagens

O Café Platz conecta a paixão da família Holzweiler pela moda e pela comida. O objetivo da marca é transformar o lugar em um centro social que faça parte da comunidade. E, dessa forma, se tornar um lugar onde pessoas quebram o ritmo da cidade com uma pausa suave.

Fachada do Café Platz de Oslo na Noruega

Fachada do Café Platz | Fotografia de Hallgeir Vagenes

Holzweiler Platz é o nosso projeto dos sonhos – nosso próprio playground onde podemos sair com amigos e familiares para fazer compras, eventos, comida, vinho ou apenas uma boa xícara de café. Adoramos reunir as pessoas, e este é o lugar.

Susanne Holzweiler
Salão do Café Platz | Fotografia por Snøhetta

O RESTAURANTE CAFÉ PLATZ

A cozinha ficou sob a tutela de Petter Nyström. O Chef da Noruega tem formação pelo restaurante Eik Annen etage, importante restaurante de Oslo. A gestão ficou a cargo de Rikke de Lange.

A proposta do menu do Café Platz é oferecer uma boa parcela de preparações a partir de ingredientes orgânicos e pratos para compartilhar. Vegetais, peixes e carnes estão presentes. E parte dos ingredientes é oriunda de fazendas locais.

Ostras no restaurante de Oslo na Noruega
Ostras ao molho Hot Pot | Fotografia por Café Platz
Brunch de domingo no Café Platz
Brunch de domingo | Fotografia por Café Platz
Interior do salão do Café Platz de Oslo na Noruega
Mesas e cadeiras do salão | Fotografia por Snøhetta

ARQUITETURA

Os desafios de fundir o varejo e o restaurante foram realmente mais difíceis do que pensávamos inicialmente. Precisávamos ter uma propriedade ainda maior do processo de design do que nas lojas anteriores. O que tem sido muito emocionante e com grandes aprendizados ao longo do caminho.

Andreas Holzweiler (CEO

Os arquitetos responsáveis pelo projeto do Café Platz vieram do Snøhetta. O escritório tem base em Oslo e já fez inúmeros projetos internacionais. Aqui no Dona Arquiteta, por exemplo, já comentamos deles no projeto do Pavilhão do Centro Norueguês de Renas (no Parque Nacional Dovrefjell), o restaurante subaquático Under e o restaurante Barr.

Balcão no Café Platz de Oslo na Noruega
Balcão no salão | Fotografia por Snøhetta

Os arquitetos se empenharam em traduzir a assinatura artesanal da Holzweiler a este pequeno restaurante de Oslo. Os recursos utilizados no projeto buscam inspiração na área circundante. Mas a abordagem central do espaço toma a água como elemento principal. Inspirou a arquitetura e o design interno do restaurante.

A escolha não é por acaso. É uma homenagem à geografia da cidade de Oslo. Ela está à beira de uma baía dentro do Fiorde de Oslo. Para os arquitetos, além ser um símbolo da vida a água é também um elemento que unifica pessoas e lugares distantes.

Divisórias curvilíneas no Café Plats de Oslo na Noruega
Design baseado em linhas curvilíneas | Fotografia por Snøhetta

As ilhas e a água também são representadas através de elementos presentes tanto no restaurante, quanto na seção varejista. São linhas fluídas e ondulares, mimetizando o movimento da água.

As linhas sinuosas permeiam o espaço. As encontramos nos cabideiros de aço inoxidável, no teto de madeira e nas paredes curvas.

Design curvilíneo do teto ao chão no Café Platz
Curvas se cruzam do teto ao chão | Fotografia por Snøhetta

Encontramos inspiração no entorno imediato, e o elemento água é central no design da nova loja Holzweiler. Além de ser um símbolo de vida, energia e esperança, a água une pessoas e lugares distantes uns dos outros. A Holzweiler Platz unificará o passado da marca com seu futuro, unindo-os para representar a marca hoje.

Manon Tardieu, arquiteta do escritório Snøhetta


O piso é feito de madeira de carvalho. Ele mantem um padrão geométrico próprio e é de uma composição de sobras e recortes. Essa composição traduz um pouco a proposta do Café Platz enquanto representação da marca. Diferentes lojas da Nolzweiler são representadas aqui, inclusive com coleções anteriores.

Piso do Café Platz com formatos geométricos
Piso do Café Platz | Fotografia por Snøhetta

INTERIORES DO CAFÉ PLATZ DE OSLO

A Holzweiler Platz será uma colagem de espaço, representando a sobreposição de momentos do passado, futuro e presente. Ao trazer gotas de essência de outras lojas Holzweiler, criamos um lugar onde você pode se sentar, encontrar tesouros de coleções passadas, compartilhar um momento, descobrir novos rumos e experimentar colaborações artísticas momentâneas.

Você será guiado visualmente pelo espaço pelas linhas curvas e graciosas que permeiam a loja, tornando-a fluida e aquosa, com elementos inspirados em ilhas e água, unificando a seção de varejo e café da nova Holzweiler Platz.

Peter Girgis, Arquiteto de Interiores Sênior, Snøhetta
Divisória inspirada no elemento água
Divisórias onduladas definindo o espaço | Fotografia por Snøhetta

Acreditamos que o futuro consumidor é principalmente orientado por propósitos, eles esperam mais do que a transação física de mercadorias. As marcas precisam oferecer mais do que experiências, um mercado de ideias. (…) Nosso objetivo é fundir moda, comida, arte, música e cultura em um espaço com muitas colaborações versáteis tanto para talentos estabelecidos quanto para emergentes.

Andreas Holzweiler (CEO)

OSLO DA NORUEGA

O Café Platz está localizado em um bairro privilegiado. O Oslobukta abraça também a Ópera e o Museu Munch. São centros de cultura, música, teatro e arte bem próximas da orla. Esta que, por sua vez, oferece o melhor do mercado tradicional de Oslo.

É também um espaço simbólico. Como é um bairro presente na orla de Oslo na Noruega, é um ponto de chegada de pessoas do resto do mundo. Representa, assim, um local de conexão de povos, culturas e ideias.

museu-munch
Interior do Museu Munch | Fotografia por Museu Munch

Está planejando viajar para a Noruega?

Há várias opções de passagens para a Noruega. Se você quer descobrir as melhores – e mais baratas – para aproveitar suas férias, não deixe de usar a Passagens Promo. É uma plataforma que te ajuda a pesquisar e comparar opções de passagem.

Quer conhecer mais conteúdo da Dona Arquiteta?

Sabia que a Suécia e a Noruega já pertenceram a mesma coroa por quase cem anos? Esse é um dos motivos de porque esses dois países escandinavos têm tanto em comum. Se você se interessa pela cultura e design escandinavos, não deixe de conferir estes conteúdos:

O estilo de decoração escandinavo

O frio intenso e uma cultura que vê o minimalismo como ideal estético moldam o estilo de decoração escandinavo.

Fizemos uma matéria completa para aprender mais deste estilo e entender o conceito de “Lagom” da decoração escandinava.

Clique aqui para saber mais.

Tree Hotel

Imagine se alguém quisesse elevar o nível das casas de árvore? E mais: se fizesse isso convocando os principais nomes da arquitetura escandinava.

Foi exatamente isso que um casal fez num cantinho da Suécia com vista privilegiada para a aurora boreal.

Entre as casas, tem projetos da própria Snøhetta e do dinamarquês Bjarke Ingels.

Clique aqui para saber mais.

Museu Munch

Se trata de um museu próximo ao Café Platz. Foi construído em homenagem ao pintor impressionista e expressionista Edvard Munch

É um centro de arte que estabelece uma ligação entre arquitetura, história de Oslo, da Noruega e as obras do artista.

Se você aprecia arte renascentista, quer se aprofundar na cultura norueguesa e suas expressões arquitetônicas, é o lugar perfeito para se visitar.

Clique aqui para saber mais do museu.

REFERÊNCIAS

Café Platz

Snohetta

GODT  


Autor: Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top