Oceanário de Lisboa
Endereço: Esplanada Dom Carlos — Lisboa — Portugal
Perfil do instagram: @oceanariodelisboa
Horários: de segunda à domingo, das 10h às 20h
Adquira aqui seu ingresso
Um passeio imperdível para você fazer em Portugal é o Oceanário de Lisboa ! Ele fica situado na freguesia do Parque das Nações, na cidade de Lisboa como o nome já diz.
Considerado uma das atrações mais visitadas da Europa, o Oceanário de Lisboa, que foi inaugurado em 1998, recebe em média um milhão de visitantes de todo o mundo por ano. São mais de 22 mil m² de área total que preenchem mais de 32 aquários.
Foi construído e inaugurado para a Expo 98, a última exposição mundial do século XX, que tinha como tema “Os Oceanos, um Patrimônio para o Futuro”. O design e a arquitetura ficaram a cargo do arquiteto norte-americano Peter Chermayeff, especialista em arquitetura de aquários e design de exibição.
A construção começou em 04/1995 e foi finalizada em 03/1998. Custou 49 milhões de euros, e abrange 2 edifícios (Aquário e Edifício Administrativo) ligados por uma ponte.
O edifício se sustenta sobre um conjunto de estacas que penetram a água por mais de 30m de profundidade. A cobertura composta por vidros temperados está suspensa por um conjunto de cabos de aço e mastros. O oceanário tem 1 tanque central e 4 tanques laterais menores. Todos com sistemas de controle ambiental e de suporte da vida animal.
Constitui-se em um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário da Península Ibérica, contendo uma extensa coleção de mais de 500 espécies de todo o mundo.
A excelência das exposições, aliada ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível.
INFRAESTRUTURA
Em abril de 2011 a inauguração de um novo edifício, o “Edifício do Mar”, assinado pelo arquiteto Pedro Campos Costa, marcou a conclusão do projeto de expansão do Oceanário.
Essa renovação foi feita com o intuito de que as pessoas frequentassem o espaço mais vezes e por mais tempo. Para tal, o novo edifício possuí um auditório com 125 lugares, que acolherá desde teatro para crianças a seminários, uma área com 600m² para exposições temporárias, e um restaurante, o “Tejo”. Em homenagem ao principal rio de Portugal.
Além do restaurante O Tejo que possui uma decoração contemporânea, confortável e uma boa variedade de pratos elaborados com a qualidade da cozinha mediterrânea, o espaço também conta com um café para pequenas refeições ou apenas um lanche.
No verão funciona das 10am às 7pm e no inverno das 10am às 6pm. Já o Café & Té é um espaço onde você pode aproveitar para fazer uma pausa e se refrescar. Fica em um terraço no Edifício de Apoio do Oceanário. No verão funciona das 9am às 8pm e no inverno das 9am às 7pm.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
O Oceanário de Lisboa celebrou este ano o seu 20º aniversário e anunciou a abertura de novos espaços, como, lojas, restaurantes e cafeterias. O espaço assumiu ainda o compromisso que em 3 anos, 95% dos produtos comercializados serão sustentáveis.
Em nota de imprensa, os dirigentes afirmaram que pretendem assumir um papel ainda mais relevante na educação e proteção do oceano. Não apenas apresentando uma experiência de visita ainda mais coerente com a sua missão, mas promovendo a sensibilização e incentivo aos visitantes para uma mudança de comportamentos, por um futuro melhor.
Stay curious, stay Coco-Mat.
MISSÃO
Assim e segundo João Falcato, uma das missões do Oceanário é fazer com que um grande número de pessoas perceba como é bonito o oceano debaixo de água.
Atualmente, o Oceanário é, na opinião do Presidente, “um equipamento de referência a nível nacional”.
Damos todos os dias o nosso melhor para que assim seja e parece-me que, ao longo dos últimos 20 anos, temos cumprido com a nossa quase obrigação quanto à sociedade portuguesa de trazer o oceano de volta para a vida das pessoas e torná-lo cada vez mais presente.
JOÃO FALCATO, CEO DO OCEANÁRIO DE LISBOA
Este ano letivo, o Oceanário dá destaque a um tema muito “quente”, as alterações climáticas.
Com o objetivo de sensibilizar crianças e jovens para o problema atual , criaram programas especiais que promovem o oceano como o principal influenciador do clima no planeta e encorajaram a alteração dos comportamentos.
Todos os programas estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e com os princípios das condições climáticas.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Foto destacada JRE313.
Oceanário Lisboa
Peter Chermayeff