Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
O outubro em Bariloche marca a transição sutil entre o frio do inverno e o despertar da primavera. Nesse período, a cidade patagônica revela novas camadas de sua beleza, ideal para viajantes que buscam algo além das paisagens cobertas de neve.
A mudança de estação abre possibilidade para quem deseja explorar a região com menos aglomerações. Sendo a época perfeita para mergulhar nas nuances culturais e naturais que a cidade oferece.
A mistura harmoniosa entre o verde das folhas e o branco das montanhas é o plano de fundo para a arquitetura andina. Já que as montanhas ainda preservam suas camadas de neve branca, enquanto as áreas mais baixas começam a florescer.
Nesse post, confira detalhes sobre o clima da cidade, além de recomendações de atividades ao ar livre, o melhor da gastronomia e dicas práticas para se preparar para sua viagem.
Na hora de programar o que fazer em Bariloche em outubro é importante considerar a temperatura. Afinal, não é bom deixar que a imprevisibilidade do clima atrapalhe a programação.
Durante o mês, as temperaturas começam a cair. Durante o dia é comum que os termômetros fiquem na casa dos 15 °C a 20 °C. A primavera patagônica oferece mais horas de luz solar. E esse detalhe torna outubro perfeito para quem deseja explorar as áreas externas da cidade.
No entanto, as noites apresentam temperaturas mais frias (em torno de 5 °C), assim é sempre aconselhável vestir mais camadas. Bariloche em outubro traz um resquício do inverno com a presença de neve nas montanhas criando um contraste visual encantado.
Essa mistura comum na primavera em Bariloche é um diferencial em comparação a outras épocas do ano. Confira abaixo as recomendações da Dona Arquiteta para curtir o outubro em Bariloche.
Os passeios ao ar livre são os principais atrativos para quem vai passar outubro em Bariloche, especialmente aos amantes da natureza. Este é o mês onde é possível ainda encontrar alguns passeios de inverno e aproveitar a primeira leva dos passeios de verão. Algumas ótimas opções de atividades são:
O Circuito Chico é um dos roteiros mais clássicos. Nele, o turista é apresentado às mais incríveis paisagens da região. O trajeto percorre às margens do Lago Nahuel Huapi durante aproximadamente 4 horas. Você poderá aproveitar as belas vistas do Cerro Campanário, além de conhecer o luxuoso Hotel Llao Llao, que assim como o Hotel Explora El Chaltén entrega vistas lindíssimas da Patagônia Argentina.
Cerro Tronador é um vulcão extinto, localizado na região de Bariloche. Ele é considerado a maior montanha de Bariloche. O monte leva esse nome, tronador, porque na época de degelo é comum ouvir sons que parecem de trovão vindos de uma das suas sete geleiras. O passeio inicia no centro da cidade e é ideal para outubro em Bariloche por conta das várias paradas em mirantes e na costa dos lagos.
Onde fica: RP82, Río Negro
Reserve aqui seu ingresso!
Nada melhor para aproveitar a primavera em Bariloche do que cavalgadas guiadas. Em meio a natureza silenciosa, esses roteiros variam dos mais curtos às verdadeiras expedições com direito à parada em albergues. O que não falta em todas elas são as vistas incríveis dos lagos e montanhas, bem como o contato mais íntimo com a fauna e a flora. Aprecie também pinturas rupestres no Monte Leones.
Onde fica: La Fragua, Río Negro
Reserve aqui seu ingresso!
Outra opção do que fazer em Bariloche em outubro é praticar rafting pelos rios do Parque Nacional Nahuel Huapi.
É uma das formas mais divertidas de conhecer seus bosques. Sugerimos o passeio pelo Rio Limay para as famílias e os menos aventureiros. Já para quem busca mais emoção, as correntes de alta intensidade do trajeto que começa a pé pelo Vale do Rio Manso e termina com navegação que vai até a fronteira com o Chile.
Onde fica: Av. San Martín 24
Reserve aqui seu ingresso!
Este é um programa que vale por dois (ou três).
O Cruce Andino é um dos roteiros mais longos e ainda assim mais confortáveis de se fazer. Estar em Bariloche em outubro é sinal de transformação da paisagem. Assim, este passeio percorre entre os Lago Nahuel Huapi, Lago Frías e Lago Todos los Santos. O passeio dura 12 horas, em média. O trajeto completo entre Bariloche e Puerto Varas é feito de barco e ônibus.
Onde fica: Del Salvador 72, Puerto Varas
Reserve aqui seu ingresso!
A observação de pássaros também é requisitada durante a primavera em Bariloche. Isso porque este é o período em que aves nativas e nômades se encontram nesse clima mais ameno. A recomendação da Dona Arquiteta é um cruzeiro de catamarã. A embarcação navega pelo Lago Nahuel Huapi até a Ilha Victoria. Lá, o passeio pela floresta de coníferas da Península de Quetrihué entrega contato direto e mais íntimo com a natureza.
Não há como falar do que fazer em Bariloche em outubro sem mencionar o Bariloche a La Carta. O evento acontece anualmente na cidade e é dedicado a homenagear a culinária da Patagônia Argentina. Esse circuito une vários restaurantes com uma programação de menu especiais, muito a preços promocionais. Em 2024 o festival acontecerá entre 4 e 13 de outubro. Confira abaixo alguns restaurantes e o melhor da programação!
A programação do Festival “Bariloche a La Carta” conta com a participação de chefs renomados e degustação de menus especiais.
Cozinham juntos Enzo Mayorga (Del Marques, Comodoro Rivadavia) e René Cid (BRC). O menu oferecido tem o tema “Pesca Patagônica”.
Masterclass com o tema “Turismo Acessível: rumo a uma indústria de e para todos” (tradução livre). Quem ministra é a Dra. Betina Anzilutti, fundadora da Noun Events & Executive Training.
Chefs convidados refazem os melhores pratos das edições anteriores para comemorar os 10 anos do BALC.
Cozinham juntos Alina Ruiz (Chaco), Agustín Kurán (Misiones) & Pablo Quiven (BRC). É necessário fazer reserva.
Este restaurante estará presente no circuito do festival. Recomendado para quem procura o tradicional churrasco argentino. O menu especial oferece empanadas, bife com fritas e sobremesa.
Onde fica: San Martin 590
Instagram: @laparrilladejulian
Quer tomar seu desjejum fora do hotel? Este Café e Delicatessen é famoso pela beleza dos pratos e cafés, além de serem muito saborosos. A Bruncherie é também uma pastelaria de autor. As porções são bem generosas.
Onde fica: Av. Exequiel Bustillo 24.300, R8400
Instagram: @bruncherie.brc
A maioria dos brasileiros busca visitar Bariloche no inverno. Isso por conta da oportunidade de ver a neve sem precisar recorrer a destinos do Hemisfério norte. No entanto, Bariloche é um lugar incrível para visitar durante todo o ano. No final de setembro até o início de outubro, quando chega a primavera, é possível ainda ver a neve acumulada nas montanhas.
As principais vantagens de visitar Bariloche em outubro é o fato de ser baixa temporada, deixando a cidade mais tranquila, com menos filas, por exemplo. A outra é o clima mais ameno. Sendo a primavera uma estação de transição, é possível curtir o clima equivalente ao da Serra Gaúcha no inverno.
As belezas naturais de Bariloche na primavera ficam mais vibrantes e combinam perfeitamente com atividades ao ar livre. Mas para quem procura programas mais calmos, apreciar a arquitetura andina e tomar um café da tarde com um bom livro é uma possibilidade.
Pode parecer complicado saber o que levar na mala para aproveitar a Bariloche em outubro. Mas é mais simples do que parece. Mesmo estando em outubro, com temperaturas mais amenas, agasalhos não são dispensáveis. Isso se deve ao clima de meia estação andino que equivale ao inverno do sul do Brasil.
Também é preciso considerar as atividades planejadas durante a viagem. Para os roteiros e caminhadas em meio à natureza, é importante que você use, além de agasalhos impermeáveis, botas ou tênis esportivos. Para os que sentem mais frio, acessórios de cabeça, luvas e cachecóis terão bom uso.
Agora que você sabe exatamente o que fazer em Bariloche em outubro, vamos recapitular o que você pode encontrar de melhor na região. Para os mais boêmios, bons restaurantes e cafés, além de caminhadas por trilhas mais tranquilas para observar a fauna e a flora. A natureza se torna ainda mais vibrante na primavera, sendo um excelente local recluso para contemplar a beleza em silêncio.
Para os mais aventureiros, as trilhas mais intensas, bem como os roteiros mais longos chamam a atenção. Esportes como rafting e stand up paddle são os mais comuns. As cavalgadas e pesca são mais ecléticas, agrada vários tipos de turismo. Assim também são os diversificados restaurantes, que vão do churrasco aos pescados.
Que tal programar sua visita a Bariloche em outubro? A conclusão é que a cidade argentina tem muito a oferecer durante todo ano. Recomendo também que você visite os posts do Dona Arquiteta sobre a Argentina.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…