Parque da Música em Roma
Roma

Parque da Música em Roma

Escrito por Claudia Vianna Birolini | Atualizado em:
Início > Viajar > Dicas para Passear > Parque da Música em Roma
O Parque da Música é mais que um auditório para Roma, e uma sala de concertos permanente. Ele oferece muito mais, leia!

Este blogpost não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Avalie esta matéria

Parque da Música
Endereço: Via Pietro de Coubertin, nº 30 Lazio – Roma – Itália.
Horários: de segunda à sábado, das 10h às 20h

Parque da Música em Roma
Cortesia RPBW – Foto Aldo Ippoliti

O Parco della musica ou Parque da Música não se constitui apenas em mais um auditório para cidade de Roma, que durante décadas estava à espera de uma sala de concertos permanente para sediar apresentações da Accademia Nazionale di Santa Cecilia.

Parque da Música em Roma
Cortesia RPBW – Foto Aldo Ippoliti

É uma “cidade” real para a música, com três salas de diferentes tamanhos e qualidades acústicas, inúmeras salas de ensaio e estúdios de gravação,salas de conferência e de aula.Um anfiteatro ao ar livre destaca o compromisso do complexo de ser um espaço verdadeiramente público para a cultura, trazendo de volta à vida o bairro Flaminio.

PUBLICIDADE Parque da Música FIM DA PUBLICIDADE

A aventura mais fascinante para um arquiteto é a construção de uma sala de concertos. Poderia ser ainda melhor, como para um fabricante de violinos fazer um violino. Mas (consideradas todas as diferenças que existem em tamanho e tempo) são atividades semelhantes. Em última instância o objetivo é sempre construir instrumentos que são feitos para tocar ou ouvir música. O som é o que governa. A câmara harmônica deve vibrar com as suas frequências e sua energia. Frequentemente me encontro na aventura de construir para a música: No Instituto de Paris de acústica e Pesquisa Musical com Pierre Boulez e Luciano Berio, ao Prometeo com Luigi Nono, a partir de Berlim Hall para a Potsdamer Platz, a partir do Lingotto di Torino Hall para a sala Niccolò Paganini em Parma, e agora o auditório romano. Em todos estes projetos, a música sempre foi o foco de minha atenção: trabalhar com acústica, trabalhando com músicos.

RENZO PIANO
Parque da Música
Foto cortesia RPBW, Gianni Berengo Gardin

Cada sala de concerto difere da outra em termos de dimensão e funções, mas todas são caracterizadas por uma extrema flexibilidade e versatilidade de espaço.

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.

O espaço pode ser regulado e ajustado para a natureza de cada evento e o chão e o teto podem ser movidos para se ajustar às propriedades acústicas. Os interiores são inteiramente feitos de madeira de cerejeira. O auditório romano é, como já dissemos, uma cidade completa da música, com praça, lojas, bares e restaurantes.

Parque da Música em Roma
Foto cortesia RPBW 

Locais culturais, assim como os musicais, têm a capacidade natural de enriquecer a textura urbana, parar a barbarização da cidade e devolver-lhe a extraordinária qualidade que sempre teve na história.

PUBLICIDADE Parque da Música FIM DA PUBLICIDADE

O Parco della Musica, e sua vegetação envolvem duas joias arquitetônicas, o Estádio Flaminio e o Palazzetto dello Sport (Palácio do Esporte) e termina no Viale Tiziano. Isto dá à cidade de Roma vinte hectares de parque habitado por música. Projeto de Renzo Piano Building Workshop.

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

Parque da Música em Roma
Cortesia RPBW  – foto Moreno Maggi.
PUBLICIDADE Parque da Música FIM DA PUBLICIDADE

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top