5 Restaurantes em Roma para se maravilhar
Itália | Roma

5 Restaurantes em Roma para se maravilhar

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

A cidade de Roma não é chamada de Cidade Eterna sem razão: Roma é uma das pouquíssimas cidades no mundo em que você vai encontrar monumentos da antiguidade clássica convivendo com a arquitetura contemporânea, um atestado de sua história e riqueza cultural.

Andar por suas ruas é andar por uma cidade que resistiu ao tempo — e, para você não perder o seu, preparamos um excelente guia com os melhores restaurantes em Roma para se visita, tudo com um olho para uma experiência gastronômica e cultural digna de um César!

Restaurantes em Roma
O horizonte em Roma. Cidade terracota repleta de construções monumentais de epocas distintas. | Foto: Bert Kauffman, Wikimedia Commons (reprodução).

Restaurante Verve

O ambiente do Verve reforça seu protagonismo na cena dos restaurantes em Roma. | Foto: Booking (reprodução).

Começamos nossa jornada pelo incrível Verve, um restaurante localizado bem no hotel DOM, erguido em 1600 diretamente atrás da igreja de Santa Lucia del Gonfalone.

Com um interior com belíssimos painéis em madeira que contrastam com um piso de mármore negro e espelhos entre os painéis aumentando a sensação de profundidade, o Verve é uma primeira opção fantástica para sua visita. O luxo evidente do restaurante é um banquete para os olhos, coroado pelos relevos em dourado no teto e pelos fortes e riquíssimos contrastes.

A riqueza e esplendor do ambiente do Verve lembra os maiores triunfos de Roma. | Foto: Booking (reprodução).

O restaurante Verve é conduzido pelo chef Adriano Magnoli e pela confeiteira Antonella Mascolo. Ambos os chefs buscam uma abordagem culinária que tem como objetivo destacar a conexão entre a apresentação dos pratos e os ingredientes locais usados na preparação. A cozinha de Verve é essencial e precisa, cada ingrediente possui destaque por seu sabor único, seja nos pratos salgados ou nas sobremesas.

Prato do restaurante Verve | Foto: Booking (reprodução).

Onde fica: Via Giulia, 131 — Lácio
Site: domhotelroma.com/en/verve-restaurant-rome/
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: Acessível para cadeirantes.

Zuma Rome

Restaurantes em Roma
Terraço do Zuma Roma, com uma visão cênica da cidade | Foto: Zuma Roma (reprodução).

Nossa próxima parada é o Zuma Rome, um  restaurante em Roma localizado no icônico Palazzo Fendi, varejista de grife com uma incrível arquitetura externa: trazendo elementos neoclássicos no berço do próprio classicismo, a expressão exterior do prédio reflete seu interior.

O Zuma ocupa tanto um restaurante interno com detalhes intrincados de tradicionais estampas japonesas em bambu quanto uma área oriental mais contemporânea no terraço da construção, trazendo um menu autêntico com sabores intensos e apresentações simples, encorajando o visitante a contemplar a deslumbrante vista do horizonte romano. 

Restaurantes em Roma
Um fino e riquíssimo prato de wagyu servido no Zuma. | Foto: Zuma Rome (reprodução).
Restaurantes em Roma
O detalhado balcão do Zuma, com amplo uso de materiais e temas orientais. | Foto cortesia do restaurante.

A arquitetura do Zuma é também um deleite para os olhos: sob a maestria do excelente Noriyoshi Muramatsu, os materiais naturais como madeira, granito, bambu e pedra são valorizados no restaurante, criando um pequeno paraíso oriental na cidade dos gladiadores.

As lanternas de bambu dão uma leveza e espiritualidade únicos ao ambiente, e é possível ver o horizonte da Cidade Eterna em toda a sua glória a partir do terraço do restaurante. 

Restaurantes em Roma
A requintada e aconchegante sala de jantar do Zuma. | Foto cortesia do restaurante.

Com a enorme diversidade de restaurantes em Roma, o Zuma traz um frescor intenso com sua estética que ao mesmo tempo transporta o visitante para o Japão e o mantém dentro da Europa.

Interessado nesse pedacinho do Oriente na Itália? Conheça mais sobre o Zuma!

Onde fica: Palazzo Fendi, Via della Fontanella di Borghese, 48 — rione Campo Marzio
Site: www.zumarestaurant.com
Faixa de preço: $$
Acessibilidade: Acessível à cadeirantes (fonte: restaurantguru.it).

Zen Sushi Rome

Restaurantes em Roma
Interior do Zen Sushi Roma. O forte contraste cativa os sentidos dos visitantes. | Foto: Zen Sushi Roma (reprodução).

Seguindo o tema da culinária japonesa, partimos para o Zen Sushi Roma, um restaurante que traz a estética moderna japonesa na combinação contrastante de vermelho, preto e branco. O Zen Sushi Roma é o primeiro restaurante em Roma de culinária japonesa a contar com um kaiten – os pratos são servidos em esteiras rolantes, como nos icônicos e tradicionais restaurantes do Japão. 

Restaurantes em Roma
O bom uso dos espaços vazios e detalhes verticais reforçam a noção de espaço do Zen Sushi. | Foto: FG + SG Fernando Guerra.

O preto e vermelho do restaurante tem inspiração no templo de Fushimi Inari, local histórico japonês ligado à prática do Shinto. As cores remetem aos portais sagrados que levam à entrada do templo. O amplo uso de elementos verticais destaca suas diferentes áreas, casando-se com os painéis suspensos no teto para uma contemplação do bom uso dos espaços vazios. 

Restaurantes em Roma
Um combinado de sashimi com atum, salmão e várias opções, com decoração rica e apresentação impecável. | Foto: Zen Sushi (reprodução).

Tal qual na filosofia oriental, os espaços vazios do Zen Sushi não indicam ausência, mas sim oportunidade. A iluminação, pontual, refletida pelas paredes vermelho-alaranjadas, lembra o fogo, elemento importante na tradição oriental – e essa intensidade pode ser percebida tanto na incrível arquitetura quanto na excelente qualidade dos pratos do restaurante.

Se interessou? Venha conhecer e ficar mais Zen!

Onde fica: Via degli Scipioni, 243 — rione XXII Prati
Site: www.zensushiroma.com
Faixa de preço: $$
Acessibilidade: acessível para cadeirantes (fonte: RestaurantGuru.it).

Tartufi & Friends

Restaurantes em Roma
Uma deliciosa salada com camarões e trufas. | Foto: Tartufi & Friends (reprodução).

Nossa quarta parada é no Tartufi & Friends, um restaurante em Roma que traz a muito excêntrica e inovadora ideia de levar à perfeição a execução da pasta tartufo, ou seja, o preparo do espaguete ou outra pasta com trufas. Com opções incluindo trufas brancas e negras, o Tartufi & Friends é um expoente do luxo romano e da exuberante riqueza italiana.

Parte de uma franquia de restaurantes de alta culinária, o Tartufi & Friend de Roma oferece, além dos pratos, uma ampla seleção de produtos prontos à base de trufas para seus clientes, como anchovas, figos secos, e várias opções desidratadas.

Restaurantes em Roma
O ambiente xadrez evoca um visual atemporal no Tartufi & Friends. | Foto: Riccardo Rigo.

A decoração é clássica, em harmonia com os pratos de alta gastronomia oferecidos pelo restaurante. O amplo uso de marcenaria, um símbolo de luxo, orna a entrada pela loja, que oferece produtos variados à base de trufas, sob um esplêndido lustre de cristal. O salão principal, por sua vez, tem design mais contemporâneo, com o uso de temas em xadrez e preto e branco, lembrando o jogo favorito de sua nobreza.

Ficou com água na boca? Confira nosso guia para o Tartufi!

Onde fica: Via Borgognona, 4e — Campo Marzio
Site: www.tartufiandfriends.it
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: acessível à cadeirantes (fonte: RestauranteGuru.it).

Brunello Bar & Restaurante

Restaurantes em Roma
Um almoço gourmet no Brunello, com espumantes e tartar de carne. | Foto: Brunello Bar & Restaurante (reprodução).

Nossa última sugestão é o Brunello Bar e Restaurante, uma elegante opção dentro do Baglioni Hotel Regina de Roma. Dotado de elegância atemporal, o ambiente combina elementos da Art Deco com o estilo clássico da capital italiana. O código de vestimenta do restaurante, que sugere um “elegante casual”, é um convite ao refino da Cidade Eterna. 

A cozinha do Brunello Bar e Restaurante é chefiada pelo renomado Luciano Sarzi Sartori, que combina técnicas modernas e inovação aos tradicionais pratos, sabores e ingredientes italianos. 

Restaurantes em Roma
O contemporâneo encontra o rústico e o clássico no Brunello. | Foto: Brunello Bar & Restaurante (reprodução).

A entrada fica na Via Veneto, uma tradicional passagem italiana que mescla elementos tradicionais ao design contemporâneo.  Seu interior mantém a temática da união do contemporâneo e clássico, fazendo amplo uso de luz e sombra e lembrando por vezes a iluminação barroca e o chiaroscuro renascentista.

As passamanarias, cordões trançados e ondulados que ornam o ambiente, contribuem para esse jogo intenso de sensações, atiçando a curiosidade e imaginação dos visitantes.

Onde fica: Via Veneto, 72 — rione Ludovisi
Site: rome.baglionihotels.com/dining/brunello-restaurant
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: acessível à cadeirantes (fonte: TheFork.com)

Ficou com gostinho de “quero mais”? Além desses restaurantes em Roma, saiba onde ficar e se aventurar!

REFERÊNCIAS

Site oficial do Achilli al Parlamento

Site oficial do Zuma Roma

Site oficial do Zen Sushi Roma

Site oficial do Tartufi & Friends

Site oficial do Brunello

Archdaily Brasil – Restaurante Zen Sushi

Wallpaper.com – Zuma Roma

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Scroll to Top