Índice desta matéria
Selecionamos passeios em NY com muito design, com projetos assinados por ícones da arquitetura mundial! Aproveite!
PASSEIOS EM NY – 1. WHITNEY MUSEUM OF AMERICAN ART
Um dos imperdíveis passeios em NY é uma visita ao Museu Whitney! A Instituição Whitney foi fundada em 1930, mas em 1966 mudou para a Avenida Madison, para o museu projetado por Marcel Breuer *. Na época, sua coleção era de cerca de 2.000 peças de arte americana do século 20. Com a expansão de sua coleção multiplicada em quase 100 vezes foi necessário uma nova Sede.
*Note que o Museu projetado por Marcel Breuer hoje é o The Met Breuer, vinculado ao Metropolitan é um museu de arte moderna e contemporânea.
O novo museu, inaugurado em maio de 2015 está no distrito de Meatpacking, em frente a Gansevoort Street, entre o rio Hudson e o High Line. Projeto assinado por Renzo Piano Building Workshop + Cooper Robertson. Revestido de painéis de aço esmaltado azul pálido, o novo edifício de oito andares é assimétrico, com a maior parte de sua altura voltada para oeste, do lado do Hudson, com terraços e passarelas envidraçadas que descem para o High Line, integrando-o ao projeto.
A entrada do museu se dá através de uma praça dramaticamente em balanço, um espaço público que serve como uma espécie da câmara da descompressão entre a rua e o museu. Um espaço compartilhado, com vistas para o Hudson e a entrada do High Line a alguns passos .
O átrio de entrada principal também serve como uma galeria pública – quase mil metros quadrados de espaço de exposição gratuita.
O nível três abriga um teatro com 170 assentos com vista do rio Hudson, juntamente com espaços técnicos e escritórios. A galeria de aproximadamente 4.650 m2 têm seus espaços de exibição distribuídos ao longo dos andares: cinco, seis, sete e oito.
No quinto andar está a maior galeria de exibição do museu com 1.670 m2. Esta galeria é reservada para exposições temporárias e por ter flexibilidade de expansão, este espaço permite a exibição de obras realmente grandes de arte contemporânea.
Atualmente é o maior espaço de vãos livres de exposição de NY. A coleção permanente é exibida em dois andares, nível seis e sete. Estes dois andares tem espaços externos, voltados para o oeste destinado a exibição de esculturas ao ar livre.
Escritórios do museu, centro de educação, laboratórios de conservação e sala de leitura da biblioteca estão situados ao norte do núcleo do edifício, nos níveis três a sete, incluindo um teatro multiuso para cinema, vídeo e performances no quinto andar. Finalmente, no último andar está o “Studio gallery” e um café, iluminados naturalmente por sistema de clarabóias.
Nos slides abaixo temos os desenhos técnicos do museu, cedidos por RPBW.
Endereço: Gansevoort Street, nº 99 — Manhattan.
Perfil do instagram: @whitneymuseum
Horários: de quarta à segunda, das 10:30hs às 18h
PASSEIOS EM NY – 2. TERMINAL TWA.
Apenas compartilhando uma informação muito bacana, um dos edifícios ícones da arquitetura moderna, o Terminal TWA de 1962, projetado por Eero Saarinen, será transformado em um hotel, com previsão de inauguração no outono de 2018.
Serão 505 quartos e uma quantidade de serviços estarão disponíveis para viajantes, inclusive para os que não estiverem hospedados lá. Terão de seis a oito bares e restaurantes retrôs. Haverá um espaço de exibição com temas de aviação, 3.716m2 de salas de reuniões e eventos e um deck de observação público de 929m2.
Endereço: John F. Kennedy International Airport (JFK) — Queens.
PASSEIOS EM NY – 3. WORLD TRADE CENTER TRANSPORTATION HUB.
Centro de Transporte do World Trade Center fica localizado imediatamente a leste do antigo World Trade Center (Twin Towers). O projeto substitui o sistema ferroviário original Port Authority Trans-Hudson (PATH) que foi destruído em 11 de setembro de 2001.
Além de servir os trens de passageiros Trans-Hudson (PATH) da Autoridade Portuária, o prédio também se conecta ao metrô da cidade de Nova York (Linhas 1, A, C e R). Fornece acesso direto do pedestre ao Brookfield Place, torres 1, 2, 3 e 4, bem como ao novo Fulton Street Transit Center. Santiago Calatrava criou um lugar de encontro público inspirador e cheio de luz natural
A forma escultural do projeto é alcançada pela repetição modular das costelas estruturais de aço que unificam a complexa composição, e proporcionam dignidade e beleza aos níveis do subsolo do edifício e passagens pedonais.
A estrutura elíptica em arco – o Oculus – tem aproximadamente 24,8 metros de gabarito, 88 metros de comprimento e 29 metros de largura no seu ponto mais largo. As costelas de aço estrutural que formam o Oculus se estendem para cima, como asas abertas, para formar um par de baldaquinos que se elevam a uma altura máxima de 42,6 metros.
A combinação de luz natural e forma escultural confere dignidade e beleza aos níveis mais baixos do edifício e às passarelas para pedestres.
No 11 de setembro de cada ano, assim como durante os dias frescos de primavera e de verão, a claraboia operável do Oculus se abre para trazer parte do céu nova iorquino ao edifício, evocador do Panteão em Roma.
Stay curious, stay Coco-Mat.
Endereço: African Burial Ground National Monument, nº 290 — Broadway.
MAIS ARQUITETURA POR NY
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Whitney Museum fo American Art
Renzo Piano Building Worshop
World Trade Center Transportation Hub
Archdaily
CN Traveler
NY times
Get away Mavens
Ideasgn
NY Curbed
Dsrny.com