Riccio Cucina Artiginale — restaurante italiano na Vila Nova Conceição
Endereço: R. Balthazar da Veiga, 114. Vila Nova Conceição — São Paulo, SP – Brasil.
Perfil do instagram: @ricciocucina
Horários: Terça à sexta-feira das 8h30 às 18h e sábados das 7h30 às 14h.
O italiano Matteo D’Ambrosi e sua esposa Marcella criaram o Riccio em 2013, antes a cozinha ficava no jardim de um espaço de artes e lá ofereciam almoços semanais e eventos particulares. Com o nascimento de sua filha em 2015, resolveram abandonar os eventos e Matteo se especializou em panificação, motivado pela saudade dos sabores da sua terra.
Desde então, vendiam seus produtos em feiras e bazares, onde conheceram a atual sócia. Em 2019 surgiu uma oportunidade e resolveram dar um passo adiante abrindo o Ricco Cucina Artiginale, e assim, juntaram a arte de panificação com a confeitaria de Re Reis.
Como não poderia ser diferente, o Riccio Cucina Artigianale, é um restaurante italiano onde você encontra delícias de forno como, pães com fermentação natural, pizzas, focaccias, grissini, crostatas, tortas, bolos, enfim tudo muito artesanal e com forte influência romana.
O Projeto foi desenvolvido pelo Superlimão, não tem mesas, apenas poucas banquetas, e uma mescla do antigo com o novo, onde a ideia é oferecer café e refeições rápidas.
Localizado na Vila Nova Conceição, O Riccio Cucina está instalado em uma casa antiga. O projeto tirou partido da construção existente, mantendo o tijolinho à vista na fachada, e expondo os reforços estruturais do pilar central que junto à nova estrutura metálica.
O pórtico da fachada, em estrutura metálica com pintura laranja, tem portas de correr em trilhos independentes que permitem a abertura quase total do vão. Esse elemento contrasta com o verde aplicado nos tijolos antigos descascados, e conta com uma vitrine de prateleiras de pães e um banco retrátil.
O layout do Riccio Cucina prioriza o balcão de atendimento com os produtos expostos nas vitrines e nas geladeiras. Toda a produção é feita diariamente no pavimento superior, onde é possível espiar da cozinha um pouquinho da calçada.
O balcão de latão oxidado plissado remete a uma forminha de doce e é o protagonista do salão principal.
No térreo, uma estante em chapa perfurada e vergalhão – feita originalmente de uma antiga porta de madeira que seria descartada de uma obra – faz a divisa entre o balcão de atendimento e a escada de acesso à cozinha. O piso de cacos de mármore com rejunte em granilite foi reaproveitado, com a ideia de trazer uma referência das calçadas de Roma para dentro do espaço do Riccio Cucina.
No banheiro, o projeto brincou com significado da palavra ‘Riccio’, que em italiano quer dizer ‘porco espinho’. Foi criado um forro de espinhos, como um porco espinho gigante habitando o banheiro. Esse forro é composto por cavilhas de alturas diversas com retro iluminação, que fazem referência ao arredondado do dorso do porco espinho.
Na varanda do pavimento superior, onde está a cozinha, foi criada uma torre de paisagismo para plantação das ervas e temperos utilizados nas receitas da produção local. Essa torre, juntamente com a cozinha, pode ser vista do lado de fora, aproximando a produção artesanal dos clientes que visitam o espaço.
Gostou dessa dica de restaurante em São Paulo? Aposto que vai adorar essa dica de sorveteria inovadora no Itaim.
Leia mais em:
referências
Agradecimento especial à Marcella e Matteo do Riccio e Livia do Cobogó RP
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…