San Sebastián, na Espanha, é o lugar perfeito para quem busca experiências exclusivas e dignas de um membro da realeza, no sentido mais autêntico da palavra. A pequena cidade localizada no País Basco encanta a todos devido às suas praias paradisíacas e joias arquitetônicas. Além de ter uma culinária sem igual no mundo.
No idioma basco San Sebastián é chamada de Donostia, trata-se da capital da província de Guipúscoa. Ao chegar nesse destino, você se sentirá transportado para o período da belle-époque ao circular pelas ruas repletas de construções no estilo art-nouveau e ao andar em um lugar cuja atmosfera transmite luxo e exclusividade.
Esse município espanhol fica a 20 km da fronteira entre Espanha e França. Portanto, se você estiver em alguma cidade espanhola ou francesa próxima a esse ponto, vale a pena tirar um ou dois dias para conhecer San Sebastián. Continue a leitura para saber mais sobre esse destino que conquistou parte da realeza europeia.
A cidade de San Sebastián, na Espanha, entrou no radar dos nobres daquele país no século XIX, quando a então rainha Isabel II passou a frequentar o local para tratar um problema de pele. A monarca acreditava que as águas da Praia de La Concha tinham propriedades curativas que auxiliariam no seu tratamento.
Como Madri não é perto da capital de Guipúscoa, Isabel II decidiu que iria passar os verões ali, o que acabou atraindo um grande número de pessoas ligadas à realeza para aquele lugar. Já em 1893, a rainha Maria Cristina da Áustria mandou construir o Palácio Miramar, com vista para a Praia de La Concha. O objetivo do novo edifício era servir de residência oficial da realeza espanhola.
A arquitetura do Palácio Miramar foi inspirada nas casas de campo da Inglaterra, e o arquiteto responsável pelo projeto foi o inglês Selden Womun. Durante muitos anos a propriedade pertenceu à família real. Contudo, desde 1973 o local foi vendido e ali passou a funcionar um campus da Universidade do País Basco.
Já no início do século XX, foi erguido uma das principais obras arquitetônicas da cidade, o Hotel Maria Cristina, que se tornou um ponto de encontro da elite europeia.
San Sebastián, na Espanha, vai muito além das praias, que, sim, são maravilhosas e encantam a maioria dos turistas. Contudo, esse destino também tem uma história e arquitetura muito ricas e uma culinária sem igual, que traz influências das cozinhas francesa e espanhola. Sendo assim, confira a seguir o que fazer nessa cidade.
A Parte Vieja guarda algumas das principais joias históricas e arquitetônicas do destino. Em meio a suas ruas charmosas estão construções com estilos renascentistas, barroco e art-nouveau que ajudam a contar a trajetória do local.
Uma das construções que mais chama a atenção no bairro histórico, e que também pode ser vista em outros pontos da cidade, é a Basílica de Santa Maria del Coro, a maior do município. Erguida em 1774, essa igreja apresenta um estilo barroco com elementos neoclássicos e rococó.
Se você se interessa por história, aproveite para conhecer também o Museu San Telmo, que fica em um antigo convento construído no século XVI e abriga uma importante coleção religiosa, além de fotografias e obras de artistas locais.
Outro ponto imperdível na Parte Vieja é a Praça da Constituição, que durante séculos foi o ponto de encontro de turistas e moradores, e ainda hoje reúne um grande número de pessoas graças aos bares de pintxos, uma iguaria local feita com pão e todo tipo de cobertura..
Leia também:
É quase impossível escrever sobre San Sebastián, na Espanha, e não mencionar a Praia de La Concha, que é considerada uma das mais bonitas do país. A praia tem 1350 metros de extensão e está cercada por montanhas com uma vegetação exuberante, criando um cenário de tirar o fôlego.
Em qualquer época do ano é possível encontrar pessoas caminhando pela areia e admirando a bela paisagem. Além de descansar e tomar um banho de mar, você ainda pode andar de caiaque para explorar a baía.
Há vários restaurantes e comércios variados próximos a essa praia, o que faz dela uma boa alternativa para quem gosta de ter facilidades sempre por perto.
Quer se sentir como se estivesse na belle époque? Então, vá até o Monte Igueldo e suba até o topo a bordo de um funicular, veículo composto por dois vagões contrabalançados por fios, que está em operação há mais de 100 anos.
Aprecie a bela vista do mar e da cidade e aproveite para se divertir no parque de diversões situado neste local. O parque foi construído no início do século XX, mas está muito bem preservado, e conta com mais de 20 atrações.
Outro ponto que oferece uma vista privilegiada de San Sebastián, na Espanha, é o Monte Urgull, que fica no final da baía de la Concha. Esse local abriga uma extensa área verde e também parte da antiga muralha que cercava a cidade.
San Sebastián é a cidade com mais restaurantes com estrelas Michelin por metro quadrado do mundo. O sucesso da gastronomia local pode ser explicado por vários fatores. O primeiro deles é que, como o destino passou a atrair membros da realeza e pessoas de alta renda, vários chefs renomados passaram a investir no lugar.
Outro fator importante foi que, na década de 1970, muitos cozinheiros bascos foram até à França aprender sobre a nouvelle cuisine, um movimento gastronômico francês que revolucionou a culinária, com uso de técnicas inovadoras.
Os chefs bascos uniram os aprendizados da nouvelle cuisine com as tradições e os ingredientes locais, dando origem a um dos principais destinos gastronômicos da Europa. Alguns dos restaurantes mais renomados de San Sebastián são:
A região onde está situado San Sebastián é o País Basco, que, apesar do nome, não é uma nação independente, mas sim um território espanhol. O povo basco vive nessa região há cerca de quatro mil anos e já esteve sob domínio de diferentes povos, como os romanos e os visigodos.
O povo basco tem uma língua própria que é amplamente falada na região. Esse idioma é considerado um dos mais antigos da Europa. Além disso, os bascos têm uma cultura forte e independente da espanhola.
Os bascos são conhecidos pelo seu amor pela dança, e fazem vários festivais de dança ao longo do ano. As músicas bascas também são famosas na região, suas letras remetem às tradições locais e pedem mudanças na forma de vida.
O cinema também faz parte da cultura local, prova disso é o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. O evento ocorre todos os anos no mês de setembro, e já teve mais de 70 edições.
Já em relação à arquitetura é possível encontrar edifícios dos mais variados estilos na região, como art nouveau e vanguardista. Essa miscelânia de estilos ajuda a explicar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos no País Basco.
Se você ficou com vontade de conhecer San Sebastián, na Espanha, saiba que um dos melhores lugares para ficar nesse destino é o Hotel Villa Favorita, que tem uma chave Michelin e fica em frente à famosa Praia de La Concha, tendo uma das localizações mais privilegiadas da cidade.
O edifício onde o hotel fica foi erguido no século XIX e apresenta um estilo neoclássico marcante. A construção passou por um processo de renovação para se modernizar e entregar ainda mais luxo e conforto para os hóspedes.
A propriedade tem opções de acomodações com vista para a cidade com vista ou para o oceano, incluindo algumas com varandas, que são ideais para quem gosta de acordar sentindo a brisa do mar. A decoração das áreas comuns e dos quartos traz uma mescla de elementos clássicos e modernos, mostrando que passado e presente podem coexistir em harmonia.
No Villa Favorita fica o restaurante Amelia by Paulo Airaudo, agraciado com duas estrelas Michelin. O menu do local traz uma miscelânea entre as tradições culinárias bascas e as influências das cozinhas da Espanha, Itália e França.
Por ter apenas 25 acomodações, o Hotel Villa Favorita é perfeito para quem busca privacidade e exclusividade, sendo ideal para casais, inclusive em lua de mel. No entanto, ele não é uma boa opção para famílias, visto que não aceita crianças.
Agora que você já conhece San Sebastián, na Espanha, vale a pena conferir algumas dicas práticas para planejar a sua viagem a esse destino. A primeira delas é tentar viajar no verão, para conseguir curtir bem a praia. Contudo, se você quer fugir da alta temporada, evite ir no mês de agosto, que é o período de férias na Europa.
Ainda não há voos diretos entre o Brasil e San Sebastián, contudo, a cidade conta com o Aeroporto de San Sebastián (EAS) que fica a 20 km do centro do município. Então, você pode ir até Madri e de lá pegar outro voo para esse destino no País Basco.
Outra opção é alugar um carro em Madri e ir dirigindo até San Sebastián, o percurso dura entre 4h30 e 5h30. Também há linhas de ônibus e de trem que saem de diferentes cidades espanholas com destino a San Sebastián.
Se você não sabe quanto tempo ficar nesse destino, sugerimos que reserve três dias, caso queira conhecer todas as atrações locais, as praias, o centro histórico e os museus. Contudo, se quiser visitar somente as praias um ou dois dias já será o suficiente. Gostou de conhecer esse destino que conquistou a realeza espanhola? Então, já comece a programar a sua viagem para San Sebastián, e para mais dicas de viagem continue no site da Dona Arquiteta e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Leia mais
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
A Art Paris é uma das principais feiras de arte moderna e contemporânea da Europa.…
O que vem à sua mente ao pensar em Genebra? Suponho que apareçam pelo menos…
Janeiro chegou e com ele aquele ritual que você conhece bem: pegar papel e caneta…
Se você é arquiteto ou designer, precisa conhecer os eventos de design no Brasil em…
As cidades da Sicília, a maior ilha da Itália, contam grandes histórias. Gregos, romanos, árabes,…
As cidades da Catalunha costumam sempre ser associadas a Barcelona e arredores mais próximos. Mas…