Guia de viagem pela Espanha
Espanha

Guia de viagem pela Espanha

Escrito por Fernando França | Publicado em:
Avalie esta matéria

Explorar a Espanha é uma oportunidade de viagem no tempo, dada a diversidade cultural de um país que vive entre gerações tradicionais e uma juventude em busca de identidade. Em meio a uma gastronomia riquíssima, cidades com séculos de história, praias paradisíacas e paisagens de cair o queixo, há um pouco da Espanha para cada gosto.

A riqueza histórica e cultural da Espanha transforma qualquer visita em uma poderosa memória.

Ponte medieval, construída com pedras, no vilarejo de Besalu (Espanha). Torre de Pedra com portão de ferro semi aberto. Uma bandeira da Espanha estirada do topo da torre que está no centro da ponte. Ao fundo, mais edifícios do vilarejo, que faz parte da Catalunha.
Ponte da idade média, no vilarejo de Besalu (em Girona, região da Catalônia) | Foto: Armando Oliveira (reprodução)

A cultura espanhola impressiona.

Reflete sua herança marcada por influências romanas, árabes e das repúblicas mercantes que dominaram a região durante a renascença. Podemos saborear tais influências, seja comendo tapas em uma pequena taverna ou brilhando os olhos ao ver os suaves movimentos do flamenco de Sevilha.

Viver a Espanha é mergulhar profundamente em suas tradições e festividades, que cativam visitantes de todas as partes do mundo.

O mais cativante é como tal riqueza cultural se mistura a um mosaico de paisagens muito especiais, desde as praias ensolaradas da Costa del Sol até as montanhas majestosas dos Pirineus.

Ao atravessarmos o país, encontramos diversos países em um. Cada região da Espanha oferece seus próprios sabores, saberes e vivências. Afinal, uma viagem a Espanha é uma jornada constante de descobertas — que promete encanto e inspiração a cada instante.

PUBLICIDADE Booking.com FIM DA PUBLICIDADE

Explorando as Regiões e Cidades Encantadoras

Neste conteúdo, nós selecionamos diversas regiões para você conhecer, que envolvem desde pequenos vilarejos à grandes cidades. Algumas dessas regiões se destacam por suas particularidades culturais.

Dedicamos um pequeno trecho dessa matéria para ilustrar:

Patrimônios Mundiais e Históricos

A Espanha é rica em locais reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela UNESCO.

Em Granada, a Alhambra é carimbada com a arquitetura mourisca. Já Córdoba, com a impressionante Mesquita-Catedral, é um testemunho da coexistência de diferentes religiões em um mesmo lugar.

Toledo — não raro apelidada de “Cidade das Três Culturas” — envia o visitante para uma viagem no tempo palpável, onde percorremos antigos muros e ruas medievais de pedra.

Ávila e Salamanca também são convites aos que querem marcar presença em edifícios históricos, já que ambas são famosas por suas muralhas e universidades muito antigas.

PUBLICIDADE viagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Belezas Naturais da Espanha

A Espanha tem diversos parques e reservas ecológicas visitáveis. Nos Pirineus, encontramos paisagens montanhosas (daquelas perfeitas para caminhadas contemplativas).

Já no Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia, a grande atração é a observação das multicoloridas aves migratórias. Outros destinos comuns para quem busca este tipo de experiência no país ibérico são Valência, que nos brinda com o Parque Natural da Albufera (e suas lagoas encantadoras) e o País Basco (com o Parque Natural de Gorbea).

PUBLICIDADEviagem a espanhaFIM DA PUBLICIDADE

A Vida Urbana de uma viagem a Espanha e as melhores regiões para ficar

As grandes cidades espanholas são muito conhecidas na Europa pela vida noturna bem agitada. Apenas para citar algumas delas e os principais bairros em cada uma:

  • Em Madrid há o animado bairro de La Latina e o histórico bairro de Las Letras;
  • Barcelona é famosa por El Born e o moderno bairro de Poblenou;
  • Já em Sevilha, o bairro de Triana encanta com seu espírito flamenco.
  • E Bilbao entra na lista com sua contínua revitalização urbana (que inclui o Museu Guggenheim).

São muitos destinos disputados em viagens a espanha e escolher a melhor região para se hospedar pode fazer toda a diferença na sua viagem. Andaluzia, Sevilha e Granada oferecem muitas experiências culturais. Em Barcelona, o Eixample e o Bairro Gótico são opções para formar bases para conhecer o resto do país.

Madrid proporciona uma excelente estadia em bairros como Salamanca e Malasaña. Aos que amam o mar, as melhores bases para conhecer a Espanha serão no País Basco, San Sebastián e Bilbao — conhecidos igualmente pelos seus combos de praia e gastronomia autêntica.

Mas é claro que isto é um resumo muito grosseiro das mil possibilidades que o país oferece. Na sequência, você confere todos os destinos da Espanha que já passaram pelas páginas da Dona Arquiteta.

PUBLICIDADE viagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Vivenciando a Espanha: as cidades mapeadas na Dona Arquiteta

Nesta seção, vamos explorar diversas cidades e regiões, destacando suas características especiais e quais lugares recomendamos conhecer em cada uma.

Barcelona

Visão panorâmica do topo dos edifícios em Barcelona (Espanha) a partir do rooftop de hotel Cotton. Várias espreguiçadeiras ao redor de uma piscina no espaço do hotel.
Visão panorâmica de Barcelona a partir de um dos melhores hotéis da cidade | Foto: Cotton House Hotel (reprodução)

Barcelona é uma cidade vibrante e cheia de vida. Sua arquitetura é um dos pontos altos, com obras-primas de Gaudí como a Sagrada Família e o Parque Güell. A cidade é conhecida por seu design inovador e suas ruas cheias de arte.

A gastronomia em Barcelona é um convite aos sentidos, com pratos típicos como tapas e paella. Mercado La Boqueria é um ótimo lugar para experimentar sabores locais. Para transporte, o metrô é eficiente, e há opções de Hop-on Hop-off (aqueles nada sutis ônibus de dois andares, com andar aberto para ter vista panorâmica dos passeios turísticos).

Para saber mais sobre os melhores passeios e hospedagem, veja o nosso guia de hotéis e passeios ou nossas diversas dicas pela cidade aqui embaixo:

Onde ficar em Barcelona

Onde comer em Barcelona:

Por onde passear em Barcelona:

PUBLICIDADEviagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Gumiel de Izán

Gumiel de Izán é uma charmosa vila na região de Castela e Leão, muito conhecida pela preservação de suas tradições e espaços históricos. Por aqui você ainda encontra igrejas medievais e as típicas casas de pedra da região.

A vila é um daqueles destinos recomendados para quem está querendo conhecer o campo em uma viagem a Espanha. E há quem queira, pois são nessas regiões que encontramos comidas típicas e vinhos locais (portando, sabores raros).

A gastronomia de Gumiel de Izan não decepciona neste sentido e por aqui você encontra pratos tradicionais da culinária castelhana, como o cordeiro assado, e a típica tranquilidade de uma Espanha rural.

Obs.: é bem difícil aproveitar a região sem alugar um carro. Recomendamos pesquisar um pela Rentcars.

Nossos passeios recomendados em Gumiel de Izán

PUBLICIDADE viagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Ibiza

Vista aérea de cidade com prédios e árvores. Ao fundo, visão das formas das ilhas próximas (do arquipélago das Baleares) em Ibiza, Espanha.
O Beach Caves é um destino incrível em Ibiza, que combina alto nível de hospitalidade com eventos culturais durante o verão espanhol | Foto: The Beach Caves Ibiza (reprodução)

Ibiza é sinônimo de festas em grande estilo na Espanha, graças às suas praias muito bem exploradas e com estrutura sem igual. É uma das Ilhas Baleares da e incrivelmente eclética — durante o dia, parece outro lugar de tanto que é tomada pela serenidade.

As muralhas de Dalt Vila, patrimônio da UNESCO, e suas ruas de pedras são atrações imperdíveis para quem veio em busca de arquitetura antiga. A arte contemporânea é mais bem explorada nos centros culturais, que estão distribuídos nos mais inesperados lugares da cidade.

O transporte em Ibiza é facilitado com ônibus e balsas, mas o aluguel de carro oferece mais liberdade para explorar. As praias, como Cala Comte e Benirrás, são perfeitas para relaxar.

Onde ficar em Ibiza:

PUBLICIDADE Seguros Promo FIM DA PUBLICIDADE

La Rioja

La Rioja é destino certo para quem veio à Espanha em busca de bons vinhos, já que a região é mundialmente conhecida justamente por isso. Um dos principais vilarejos produtores é Haro, porém inúmeros outras cidades da região e vilarejos oferecem visitas a vinícolas e degustações.

São paisagens verdejantes, com parreiras a perder de vista, para onde quer que se olhe.

Boa gastronomia tende a acompanhar bons vinhos e isso se mantém verdade em La Rioja. Aliás, recomendamos muito que conheça a vinícola López de Heredia para experimentar bem essa combinação.

Obs.: assim como as outras áreas rurais já mencionadas (ou que ainda serão mencionadas), a viagem pela região é mais bem aproveitada com um carro alugado.

PUBLICIDADE viagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Larrabezua

A culinária basca é o grande atrativo do pequeno vilarejo de Larrabezua. Entre caminhadas contemplativas e diversas atividades (igualmente relaxantes) ao ar livre, sempre bate à porta a oportunidade de experimentar sabores tradicionais do País Basco — o que envolve uma infinidade de petiscos e mariscos.

Aqui vem uma dica bacana para não cometer gafes típicas de turistas. Existem bares tradicionais especializados em pintxos. Além de evitar aquela risadinha de quem retornou à quinta série no mesmo instante, também evite sair comendo imediatamente as porções que recebe. Como são servidas próximos ao balcão, é comum que alguns dos petiscos sejam entregues crus para que você peça ao garçom para grelhar na hora.

E sempre, acredite em mim, vai ter um local aguardando ansiosamente para que ver você mastigar comida crua por engano.

Onde comer em Larrabezua:

PUBLICIDADE viagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Madri

Casa González & González: objetos que contam histórias
Esta loja de produtos no melhor estilo retrô é uma das nossas prediletas e não pode ficar de fora do seu roteiro | Foto: Casa Gonzalez & Gonzales (reprodução)

Madri (ou Madrid) é a grande capital da Espanha. Assim como Barcelona, é um dos maiores centros culturais e históricos do país. Prova disso é a presença de dois dos museus europeus que mais guardam obras de arte de renome mundial: o Museu do Prado e o Reina Sofía.

Além destes dois, recomendamos também uma visita ao Palácio Real durante sua viagem a Espanha.

Madrid, por ser uma grande metrópole, vai oferecer uma variedade imensa de tipos de restaurantes. Você pode conferir nossas dicas de alguns deles aqui embaixo, mas não deixe de experimentares os sabores mais populares encontrados em mercados como o de San Miguel.

Onde ficar em Madri:

Dica de lojas e compras em Madri:

Dica de restaurantes em Madri:

PUBLICIDADE viagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Marbella

Marbella é uma cidade que fica situada na chamada ‘Costa del Sol’ espanhola. O que significa que é um destino de veraneio muito popular e bem frequentado pela elite do país.

Por conta dessa demanda, é um destino litorâneo que é reconhecido pela sofisticação e pela vida noturna. Apesar disso, a arquitetura local ainda preserva um pouco de seu passado histórico como ruas romanas estreitas e casas caiadas.

Campos de golfe, iates e restaurantes de alto padrão fazem parte da paisagem típica de Marbella.

Onde ficar em Marbella:

PUBLICIDADEviagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Palma de Maiorca

Palma de Maiorca é capital da ilha homônima, que também faz parte das Ilhas Baleares. Como suas ilhas irmãs, é mais conhecida como destino de férias para o verão.

Os principais atrativos da cidade — além das dezenas de eventos que acontecem por lá durante o verão — são os passeios de barco e pelo castelo de Bellver.

A Catedral de Palma, com sua impressionante arquitetura gótica, e os mercados locais (com produtos recém-saídos do mar) também são paradas que precisa fazer parte do seu roteiro.

Onde ficar em Maiorca:

Dicas de lojas e compras em Maiorca:

PUBLICIDADE Seguros Promo FIM DA PUBLICIDADE

Port de Sóller

Port de Sóller também está localizada na Ilha Maiorca e é um pitoresco vilarejo em sua costa. Diferente das outras cidades da região, sua principal característica é a tranquilidade.

As vistas das montanhas, do mar e das plantações de cítrico são os cartões postais de uma um lugar dedicado a atender os turistas que estão fugindo do agito das cidades vizinhas em viagem para a Espanha durante o verão.

Onde comer em Port de Sóller:

PUBLICIDADEviagem a espanha FIM DA PUBLICIDADE

Sevilha

Metropol Parasol: conheça uma das principais atrações de Sevilha
Metropol, em Sevilha, é a maior construção em madeira do mundo | Foto: Setas de Sevilla (reprodução)

Sevilha é um tesouro de arquitetura e cultura. A Catedral de Sevilha e o Real Alcázar são pontos turísticos icônicos. As festas, como a Semana Santa, são parte crucial da cultura local.

Não saia da cidade sem experimentar os tradicionais tapas e gazpacho. A cidade é bem servida por ônibus e metrô, e o centro pode ser explorado a pé. Para hospedagem, há opções para todos os orçamentos.

Tire proveito dessas dicas para tornar sua viagem à Espanha inesquecível, seja explorando cidades vibrantes ou vilarejos tranquilos.

Passeios imperdíveis em Sevilha:

Gostou de nossas dicas de viagem pela Espanha?

Estamos nos esforçando para mapear lugares incríveis para conhecer em todos os continentes. A Europa já tem forte presença por aqui e você consegue conferir diversos guias completos como este para a Itália, este para a Inglaterra ou até mesmo este dedicado às belezas da Grécia.

Se quer conferir as novidades que estamos preparando por aqui no Dona Arquiteta, não deixe de nos acompanhar lá nas nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook.

Leia também:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top