Casa González & González: objetos que contam histórias
Espanha | Madri

Casa González & González: objetos que contam histórias

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Calle Pelayo, 68. Bairro Justicia, no distrito central. Madrid, Espanha.
+34 910 56 70 01
A variedade de preços é tão grande quanto as histórias contadas através dos itens à venda.

MADRID, ESPANHA – Entremos em acordo: seus avós podem ter dificuldades imensas de atender ligações, assistir um vídeo no Youtube ou fazer uma mera fotografia pelas câmeras de um Smartphone. Mas é inegável que na casa deles você encontrará objetos que parecem durar uma vida toda e que parecem resolver cada pequeno problema do cotidiano com graça e simplicidade.

Essa aura que envolve objetos antigos – com seus tecidos naturais, metais batidos, cerâmica artesanal e madeira – trazem acolhimento ao ambiente, ao mesmo tempo que preservam um pedaço do passado.

Uma loja no centro de Madrid, na antiquíssima La Calle de Pelayo, resgata este sentimento através de uma cuidadosa curadoria de artesanato europeu. As palavras de hoje exaltam a Casa González & Gonzalez e seus objetos para o cotidiano.

Casa González & González: objetos que contam histórias
Fachada da loja, simplicidade que se destaca | Foto cortesia da loja

UMA PEQUENA LOJA QUE SOBREVIVE A SEU TEMPO

Entre as principais estratégias que marcaram o combate à pandemia de coronavírus, o Lockdown se destacou na Europa. A paralisação completa, com fechamento da grande maioria das lojas e redução da circulação das pessoas, afetou e ainda afeta os pequenos estabelecimentos.

Pouco adaptados à venda pela internet – onde a concorrência é quase desleal com as promoções das grandes corporações –, estes lojistas valorizam o contato com as vitrines e com os produtos antes da compra. Logo, estiveram em completa desvantagem durante as paralisações e muitos fecharam.

A Casa Gonzalez & Gonzalez é um exemplo de resiliência. E defendem que as pequenas lojas permanecem importantes. Os argumentos não são poucos. O primeiro deles é mais óbvio, sendo o de que investir seu dinheiro nos pequenos negócios fortalece a economia local, ao invés de enviar o dinheiro para as sedes distantes de grandes redes varejistas.

Casa González & González: objetos que contam histórias
Não é luxo que define a Casa Gonzalez & Gonzalez, mas sim sua cuidadosa seleção de artigos que resgata a memória do quão fundamentais são os pequenos momentos | Foto cortesia da loja

Além desta primeira razão, os próximos argumentos nos permitem refletir sobre como a arte é sim um meio prático de gerar riquezas. É através das pequenas lojas, e suas peças feitas à mão, que os bairros mantêm sua singularidade. Enfrentam o abandono e o efeito de massificação estética. São os pequenos artesãos que dão identidade ao seu entorno.

A força da identidade cultural está no cerne tanto da preservação da história, quanto do potencial turístico de uma localidade. A história de uma região pode ser encontrada no artesanato através da escolha dos materiais, suas formas, cores e símbolos. E, através das mãos dos artesãos, os objetos ganham alma e valor intangível.

Esta loja, idealizada pelos amigos Javier e Maria Rosa, oferece justamente singularidade: a Casa González & González possui alma, oferecendo um fragmento dela em cada objeto.

Casa González & González: objetos que contam histórias
A Casa Gonzalez & Gonzales fortalece o artesanato europeu, oferecendo artigos que vão desde itens de cozinha aos produtos de papelaria artesanal | Foto cortesia da loja

CASA GONZÁLEZ & GONZÁLEZ: CONCEPÇÃO E IDEALIZADORES

Projetada por Javier Carrasco González, é cuidadosamente gerida ao lado de sua amiga de infância María Rosa Amor González. Se conheceram como vizinhos em Extremadura. A coincidência dos sobrenomes maternos é o que dá nome à loja, seguindo uma antiga tradição espanhola: a união do termo “Casa” ao sobrenome da família.

O projeto é resultado de uma união de mentes. Javier é Designer de Interiores e María Rosa é historiadora da arte. Ambos viajaram por diversos países ao redor da Espanha como Itália, Portugal e Reino Unido. No retorno à terra natal, decidiram compartilhar mais do que apenas um café. Trocaram experiências, ideias e percepções que formaram a base do que hoje é a Casa González & González.

Casa González & González: objetos que contam histórias
Entre os artigos de cozinha, se destacam os pratos e potes de cerâmica artesanal | Foto cortesia da loja

Cada artigo à venda na loja conta, de alguma maneira, um pouco de antigas tradições artesãs.

Em um mundo que se move de forma muito veloz e é influenciado por tendências efêmeras, nós procuramos olhar para trás. Resgatamos do passado objetos de produção lenta, que foram feitos para durar.

MARÍA ROSA E JAVIER CARRASCO, FUNDADORES DA CASA GONZÁLEZ & GONZÁLEZ

O QUE ENCONTRAR NA CASA GONZÁLEZ & GONZÁLEZ

Os dois prepararam uma curadoria cuja seleção de artefatos envolve objetos tradicionais do uso cotidiano. Estamos falando de xícaras, pratos, vassouras, colheres, cadernos, potes, velas e diversos outros que sobreviveram ao tempo com elegância. Os itens mais procurados na loja são os esmaltes tradicionais, sabonetes e pincéis. A maior parte deles tem origem em países europeus, porém há também itens vindos da Coréia e do Japão.

Maria e Javier destacam que os itens encontrados na Casa González & González não são sofisticados e bonitos apenas por serem. Todos eles vêm acompanhados de função. São itens que possuem grande importância no cotidiano e permaneceram atualizados em seus respectivos países.

Estamos constantemente procurando por estes artefatos úteis e simples que tem seu lugar em nossos lares. González & González é um local para voltar no tempo e a abrir as portas para a simplicidade da vida.

MARIA ROSA E JAVIER CARRASCO, FUNDADORES DA CASA GONZÁLEZ & GONZÁLEZ
Casa González & González: objetos que contam histórias
O sabonete tradicional é um dos itens mais procurados pelos clientes da Casa | Foto cortesia da loja

Os produtos da loja seguem padrões de sustentabilidade, tanto pela sua forma de fabricação quanto pelos materiais utilizados. É algo natural quando se observa os valores por trás da seleção feita pelos dois. Na procura por artigos tradicionais, que sobrevivam ao tempo e resgatem memórias do passado, o resultado é a descoberta de formas de produção de tempos em que a industrialização não era dominante. São todos produtos feitos à mão.

Casa González & González: objetos que contam histórias
Velas de cera de abelha, potes para guardar mantimentos, moedor de grãos de café, bule, uma cafeteira tradicional e uma tábua de madeira. A cena resume bem a aura da Casa González & González | Foto cortesia da loja

Muito em voga nos discursos de bem-estar de hoje em dia, o “estar presente no momento” – também chamado de Mindfulness (atenção plena em inglês) – vem ganhando cada vez mais espaço nas composições de interiores. Os objetos com o qual interagimos tem o poder de nos sequestrar de pensamentos distantes e nos lançar de volta ao presente. Os objetos tradicionais, com seu charme e convite aos tempos mais simples, tem este poder.

Reside neste ponto chave o maior charme dos artigos encontrados na Casa González & González.

No vasto catálogo da loja, podemos encontrar objetos muito tradicionais e bem categorizados:

  • Itens para o lar como sabão de louça, vassouras de sorgo, prendedores de roupa de madeira, esponjas de fibras naturais, velas naturais e escovas;
  • Objetos de cozinha e mesa como canecas Falcon, jarras alemãs de estanho, potes de mantimentos feitos em argila, coadores feitos de bambu e colheres-de-pau;
  • Artigos de banho como sabonetes artesanais, escovas de engraxate, pedra-sabão para barbear, cosméticos naturais e até mesmo pasta de dente (que além de receita tradicional, também vem em embalagem com estilo vintage)
  • Papelaria artesanal bem representada com cadernos de encadernação feita à mão, canetas clássicas, tinteiros para canetas, apontadores antigos e até mesmo cola de papel orgânica (e atóxica) feita com fécula de batata e óleo de amêndoa.
  • Além de diversos itens de uso cotidiano, que vão desde meias de lã tricotadas às bolsas com fibra de juta.
Casa González & González: objetos que contam histórias
Alguns dos inúmeros produtos vintage encontrados na Casa González & González | Foto cortesia da loja

A cuidadosa seleção de objetos na vitrine acompanha também o atravessar das estações. A sazonalidade da curadoria não apenas torna ainda mais especial a aquisição de um item (que poderá não estar mais disponível na próxima estação), como também garante que não serão deixados de lado. Cada artigo na loja se convida para fazer parte do nosso lar.

Casa González & González: objetos que contam histórias
Artigos de banho vendidos no inverno | Foto cortesia da loja

Reserve seu hotel em Madri

Se você ficou interessado em conhecer Madri, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.

ATRAÇÕES

Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Madri e proximidades:

Madri: Excursão Guiada ao Palácio Real sem Fila

Encante-se com a beleza e a história do Palácio Real de Madri. Desfrute de um passeio acompanhado desde a Plaza de Isabel II, visite os Apartamentos Reais e aproveite para explorar os Jardins Reais por conta própria.

Madri: Excursão de 1 Dia a Ávila e Segóvia com Ingressos

Visite as cidades históricas de Segóvia e Ávila em uma excursão de 1 dia a partir de Madri. Desfrute de uma visita guiada aos monumentos mais emblemáticos desses locais listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com ingressos incluídos.


Para conhecer a Casa Gonzalez & Gonzalez: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.


LEIA MAIS

Die Sellerie e o genuíno Design austríaco

Die Sellerie

A loja promove o comércio local, em especial através do artesanato e Design, sem abandonar a preocupação com o meio ambiente. Todos os acessórios e objetos de Design encontrados na Sellerie são cuidadosamente selecionados e são todos de origem austríaca ou europeia.

O Queen Mama Market é uma idealização da dupla de designers Jinyoung Kang e Hanni Yoon  que você não pode deixar de conhecer ao visitar Seul.

Queen Mama Market

Assim como quem vai a Londres não pode deixar de conhecer o Covent Garden ou o turista de Paris que não deve perder a Bastille Market, quem visitar Seul precisa ir até esse navio-mãe de lojas conceituais.


Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.


REFERÊNCIAS

Texto fornecido pelos fundadores da loja

Site oficial da loja

Perfil da loja no instagram

The ShopKeepers

City Confidential


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top