O que fazer em Barcelona: 19 passeios imperdíveis
Espanha | Barcelona

O que fazer em Barcelona: 19 passeios imperdíveis

Escrito por Rayssa Cunha | Publicado em:
5/5 - (2 votes)

Barcelona é um local fascinante, repleto de cultura, arquitetura incrível, praias deslumbrantes e uma vida noturna animada. Se você está planejando uma visita a esta cidade catalã, é necessário que saiba o que fazer em Barcelona. Por isso, preparamos esse post com várias opções de passeios para você colocar no seu cronograma. 

Barcelona é uma cidade que possui muitas construções históricas, então se você é fã de arquitetura, a capital catalã irá te surpreender. Não podemos esquecer que Barcelona recebe a maior parte das obras do arquiteto espanhol Antoni Gaudí.

Muitas das construções de Barcelona são Patrimônio Cultural pela UNESCO, então já dá para imaginar quantos turistas a cidade recebe só para ver seus prédios e monumentos. Locais como Sagrada Família, Palácio da Música e Museu da História Natural são construções muito famosas que arrastam milhares de fãs. 

Para aproveitar tudo o que a cidade catalã pode oferecer, descubra o que fazer em Barcelona

19 atrações em Barcelona que você precisa conhecer

Pavilhão Barcelona

Pavilha de Barcelona, um dos passeios imperdíveis para o que fazer em Barcelona na Espanha
Interior do Pavilhão de Barcelona | Foto: Todamo (reprodução)

Nossa primeira dica sobre o que fazer em Barcelona é um local que foi projetado pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. O Pavilhão de Barcelona foi criado para ser o Pavilhão Nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de Barcelona, em Montjuïc, no ano de 1929.

O pavilhão foi construído com o uso de materiais como aço, vidro e variados tipos de mármore. O objetivo da construção do Pavilhão foi sediar a recepção oficial presidida pelo rei Alfonso XIII da Espanha, em conjunto com as autoridades alemãs.

É o passeio ideal para quem gosta de visitar construções históricas.

Onde fica: Av. Francesc Ferrer i Guàrdia, nº 7 — Sants-Montjuïc
Reserve aqui seu ingresso!

Viaje conectado - Chips recomendados para internet livre na Europa

Catedral de Barcelona e Bairro Gótico

Catedral de Barcelona, o que fazer em Barcelona na Espanha
A Catedral de Barcelona é uma das maiores e mais famosas igrejas da Catalunha | Foto:
Corey Buckley (reprodução)

Localizada no coração do Bairro Gótico, temos a Catedral de Barcelona, projetada pelos arquitetos Josep Oriol Mestres e August Font. A Catedral é um dos lugares mais visitados por aqueles que buscam o que fazer em Barcelona. 

A Catedral de Barcelona foi fundada no século XIV e é uma das maiores igrejas de toda a Catalunha. Todos os fiéis da igreja sentem muito orgulho dela ser dedicada a Santa Eulália, torturada até a morte no período romano. Além disso, a Catedral é sede do arcebispo de Barcelona.

O Bairro Gótico é o local perfeito para explorar o centro da cidade com calma, fazendo uma caminhada enquanto observa as ruínas que fazem parte do passado grandioso de Barcelona.

Onde fica: Pla de la Seu — El Gòtic
Reserve aqui seu ingresso!

Casa Milà

Casa Milá, em Barcelona, do arquiteto Antoni Gaudí
A Casa Milà é a essência do modernismo em Barcelona | Foto: Samuel Ludwig (reprodução)

A Casa Milà é um dos projetos mais conhecidos do arquiteto Antoni Gaudí, construído entre os anos 1905 e 1907. Uma característica muito interessante da Casa Milá é que ela trouxe o modernismo para a Catalunha.

Duas curiosidades sobre a Casa Milà é que ela foi a última casa residencial de Antoni Gaudí e possui cinco usos distintos: comercial, administrativo, social, cultural, turístico e residencial.

Onde fica: Provença, 261-265 — Eixample
Reserve aqui seu ingresso!

que fazer em barcelona

Casa Batlló

Casa Batlló: opção de onde ficar em Barcelona para quem gosta de arquitetura religiosa
A Casa Batlló é o lugar perfeito para quem gosta de arte e poesia, mas ainda não sabe o que fazer em Barcelona | Foto: Roc Isern (reprodução)

Mais uma obra do arquiteto Antoni Gaudí, a Casa Batlló é um edifício extremamente artístico e poético. Diferentemente do que estamos acostumados a ver, a Casa Batlló possui formas de répteis, curvas que formam ramos de videira, ossos e esqueletos.

Como se fosse uma marca registrada das obras de Gaudí, a Casa Batlló possui imagens e textos religiosos espalhados pelos andares superiores.

Onde fica: Passeig de Gràcia, 43 — L’Eixample
Reserve aqui seu ingresso!

Fira Barcelona Gran Vía

O que fazer em Barcelona: Gran Via
Foto Nils Becker-Toyo Ito AA

Gran Vía é uma das principais feiras de toda a Europa, projetada pelo arquiteto Toyo Ito. Conhecida por ser totalmente comprometida com a sustentabilidade, a Gran Vía conta com oito salas e pretende ampliar seu espaço em 2024.

A Gran Vía possui uma vasta gama de serviços de serviços para expositores e organizadores de eventos.

Onde fica:  Av. Joan Carles I, 64 — L’Hospitalet de Llobregat
Reserve aqui seu ingresso!

Museu de Arte Contemporânea de Barcelona

Museu de Arte Contemporânea de Barcelona é uma ótima escolha de o que fazer em Barcelona
Se você busca o que fazer em Barcelona e é fã de exposições de obras, o MACBA é o lugar certo | Foto: MACBA (reprodução)

O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, também conhecido como MACBA, foi projetado pelo Richard Meier & Partners. O MACBA possui exposições de obras que foram realizadas durante a segunda metade do século XX.

Se você é fã de arte abstrata e minimalista, o MACBA é o local perfeito. A coleção do museu possui mais de quatro mil obras, desde os anos 50 até os dias atuais.

Onde fica: Plaça dels Àngels, 1 — Ciutat Vella
Reserve aqui seu ingresso!

Museu de História Natural

O que fazer em Barcelona: Museu de história natural Martorell
Fachada do museu | Foto: Museu de História Natural (reprodução)

Projetado pelos arquitetos Herzog & de Meuron, o Museu de História Natural é uma instituição com mais de cem anos de história, que preserva uma herança histórica da cidade de Barcelona.

Ao ser estabelecido em 1882, o museu recebeu o nome de Museo Martorell de Arqueología y Ciencias Naturales e foi pioneiro como o primeiro edifício em Barcelona projetado especificamente para essa finalidade museológica.

Onde fica: Plaza Leonardo da Vinci, 4 — Sant Martí
Reserve aqui seu ingresso!

que fazer em barcelona

Mercat Fira de Bellcaire Els Encants

O que fazer em Barcelona: Mercat de Barcelona
O Encants é um ótimo lugar para comprar presentes para familiares e amigos | Foto: Rafael Vargas (reprodução)

Se você é daqueles que gosta de conhecer feiras e mercados de rua, então com certeza vai se apaixonar pelo Encants. Projetado pelo escritório b720 Arquitectos, o Encants é uma das feirinhas mais antigas de toda a Europa.

O Encants possui setenta e oito lojas, cento e cinquenta e seis bancas, e quarenta espaços para leilões. 

Onde fica: Carrer de los Castillejos, nº158 — L’Eixample
Reserve aqui seu ingresso!

Sagrada Família

O que fazer em Barcelona: Sagrada Familia, de Antonio Gaudi
Não pode faltar no seu cronograma sobre o que fazer em Barcelona a mais famosa atração da Catalunha, a Sagrada Família | Foto: Nicanor Garcia (reprodução)

A Sagrada Família é uma das obras mais famosas do arquiteto Antoni Gaudí, apesar de ser inacabada. O projeto possui dezoito torres fusiformes, cada uma delas é dedicada a alguma figura bíblica diferente: os doze apóstolos, os quatro evangelistas, a Virgem Maria e Jesus.

A Sagrada Família é uma das principais atrações para quem ainda não decidiu o que fazer em Barcelona, além disso, ela possui elementos do Modernismo, Art Nouveau e Neogótico. Ela também possui o status de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Onde fica: Carrer de Mallorca, nº401 — L’Eixample
Reserve aqui seu ingresso!

Palácio da Música

Palácio da Música, projetado por Lluís Domènech i Montaner
O Palácio da Música é uma verdadeira atração para quem gosta da arquitetura modernista | Foto: mmebarquitetos (reprodução)

Projetado pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner, o Palácio da Música foi construído entre 1905 e 1908, e é uma das referências do modernismo catalão. O Palácio foi construído para o Orfeó Catalá, uma sociedade coral que desempenhava o papel de liderança do movimento cultural da época.

A fachada do Palácio da Música possui inspiração de várias fontes, como a arquitetura tradicional espanhola e árabe. Os tijolos vermelhos, a estrutura, os mosaicos e os vitrais foram escolhidos para criar um ambiente que dê a sensação de abertura e transparência, contribuindo para a atmosfera única deste local com tanto significado.

Onde fica: Palau de la Música, nº4-6 — Ciutat Vella
Reserve aqui seu ingresso!

que fazer em barcelona

Jardim Botânico 

Jardim Botânico de Barcelona
O Jardim Botânico é uma ótima opção do que fazer em Barcelona para quem deseja aproveitar um lugar mais calmo | Foto: Office of Architecture in Barcelona (reprodução)

Se você deseja um descanso das ruas movimentadas e ainda não sabe o que fazer em Barcelona, o Jardim Botânico é uma opção incrível. Projetado pelos arquitetos Carlos Ferrater e Josep Lluís Canosa, o  Jardim é um oásis verde para relaxar e apreciar a natureza.

No centro do Jardim Botânico há uma espécie de casa de abelhas, e se você tiver sorte, consegue apreciar as mesmas recolhendo o néctar das flores.

Onde fica: Carrer Doctor i Font Que — Sants-Montjuïc
Reserve aqui seu ingresso!

Torre de Comunicacions de Montjuïc

Torre de Montjuïc: dica do que fazer em Barcelona para conhecer a história dos jogos olímpicos no país
A Torre de Montjuïc foi construída para os jogos olímpicos em Barcelona | Foto: Nicanor Garcia (reprodução)

A Torre de Montjuïc é uma torre de telecomunicações, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava entre 1989 e 1992. Uma curiosidade interessante é que a torre foi construída na vila olímpica por conta dos jogos olímpicos que Barcelona recebeu em 1992. 

Com mais de cem metros de altura, a Torre de Montjuïc possui um formato diferente do convencional. Por ter sido construída para as Olímpiadas, seu formato lembra a posição que os atletas fazem quando se curvam para receber a medalha.

Onde fica: Sants-Montjuïc, nº08038
Reserve aqui seu ingresso!

CaixaForum Barcelona

O que fazer em Barcelona: visita ao CaixaFoeum
O CaixaFoeum é patrimônio cultural da Espanha desde 1976 | Foto: Alejo Bagué (reprodução)

O CaixaForum é um dos principais pontos turísticos da cidade, com exposições de artistas renomados, como Dalí, Rodin, Freud e Turner. Projetado por Josep Puig i Cadafalch / Arata Isozaki, o CaixaForum também possui um espaço dedicado para shows, conferências e eventos de literatura.

Onde fica: Av. Francesc Ferrer i Guàrdia, nº6-8 — Sants-Montjuïc
Reserve aqui seu ingresso!

Park Güell

O que fazer em Barcelona: Park Güell
O Park Güell é um patrimônio da UNESCO e fica aberto durante o ano todo para visitação | Foto: Dorian d1 (reprodução)

O Park Güell é um grande e famoso parque urbano que conta com elementos arquitetônicos, localizado no distrito de Gràcia e é mais uma das obras de Antoni Gaudí. O parque recebe esse nome em homenagem ao empresário Eusebi Güell, que encomendou esse projeto com Gaudí.

Onde fica: Gràcia, nº 08024
Reserve aqui seu ingresso!

Espaço Santa Eulália 

Espaço Santa Eulália: centro cultural em igreja histórica surpreende os visitantes
O objetivo do projeto foi manter vivos todos os acontecimentos históricos que ocorreram em Santa Eulália | Foto: Adrià Goula (reprodução)

Conhecido por ser a antiga igreja de Santa Eulália, o agora Espaço Santa Eulália passou por algumas transformações no decorrer dos anos. Em 1971, a Câmara Municipal de Gironella recuperou o prédio por estar em estado precário. Em 2016, foi necessário mais uma intervenção, pois novamente o local se encontrava em mau estado.

Na nova reformulação, o projeto foi assinado pelo escritório do Carles Enrich Studio. A ideia para o Espaço Santa Eulália foi preservar os momentos históricos, enfatizando tudo de importante que ocorreu naquele edifício.

Se você ficou curioso em saber um pouco mais sobre essa reforma no Espaço Santa Eulália, clique aqui para ler a matéria completa que fizemos.  

Onde fica: Plaça de la Vila — Gironella
Reserve aqui seu ingresso!

Forn Franquesa

Alguns dos muitos pães vendidos na Forn Franquesa.
Em 1962, a reputação dos pães e bolos da Forn Franquesa começou a se espalhar pela região de Lluçanès. Com isso, a qualidade excepcional desses produtos conquistaram o paladar dos habitantes locais | Foto:  Albert Castañer (reprodução)

Forn Franquesa é uma famosa padaria na Catalunha, muito conhecida por ter uma receita de massa caseira que pertence a família dona do local. Além da questão culinária, a Forn Franqueza, um projeto feito pelo arquiteto Jordi Ginabreda, possui um design encantador, mesclando o tradicional e contemporâneo. Tons terrosos e neutros são predominantes na padaria, fazendo com que seus clientes tenham um ambiente sofisticado e aconchegante, 

Para conhecer mais a Forn Franquesa, leia a matéria completa clicando aqui.

Onde fica: Plaça Major, nº9 — Perafita
Reserve aqui seu ingresso!

Cervejaria Moritz

Cervejaria Moritz: Cervejaria Moritz, M-Store
A estética do design estabelece um espaço onde os materiais são selecionados para harmonizar em textura e tonalidade com a intervenção prévia | Foto: Adrià Goula (reprodução)

Fundada em 1856, a Cervejaria Moritz passou um período de trinta e três anos inativa. Em 2011, ela foi reformulada pelo arquiteto Jean Nouvel e alguns anos depois, sofreu mais uma reformulação, pelo escritório de arquitetura External Reference

A concepção do projeto visa criar um local onde os materiais utilizados mantenham compatibilidade em textura e cor com a intervenção prévia. Isso inclui a incorporação de elementos antigos, adicionando uma estética mais ligada à cultura hipster do artesanato e ao design exclusivo.

Clique aqui para saber mais sobre a Cervejaria Moritz.

Onde fica: Ronda de Sant Antoni, nº41 — L’Eixample
Reserve aqui seu ingresso!

Restaurante La Bona Sort

Onde comer em Barcelona: La Bona Sort
O edifício que abriga o La Bona Sort já teve um passado como hostel, porém, há mais de quatro décadas, ele se transformou no local onde o restaurante está instalado | Foto: Marcela Grassi (reprodução)

La Bona Sort é um restaurante que fica localizado em um prédio do século XVII. A restauração do edifício foi feita por Jordi Ginabreda Studio, que preservou muitos elementos originais.

O restaurante possui uma variedade de ambientes, cada um com móveis que possuem um design único. Esta escolha foi intencional, visando criar uma atmosfera que remete às tavernas medievais.

No nosso site há uma matéria completa com tudo que você precisa saber sobre o La Bona Sort, confira aqui.

Onde fica: Carrer dels Carders, nº12 — Ciutat Vella
Reserve aqui seu ingresso!

Restaurante Batuar

Onde comer em Barcelona: Batuar
A atmosfera do lugar captura a essência do hotel: uma aura colonial, refinada, discreta e elegante, mas simultaneamente fresca e contemporânea | Foto: Batuar (reprodução)

Nossa última dica sobre o que fazer em Barcelona é o restaurante Batuar, que fica no Cotton House Hotel e foi projetado pelo Lázaro Rosa-Violán. O local em que o restaurante se encontra é um edifício neoclássico do século XIX. Todo o projeto foi pensado de uma forma que respeitasse e valorizasse a estrutura do prédio, com a mescla do vintage e contemporâneo. 

A chef do Batuar é a Eva de Gil, que além de comandar a cozinha, também recebe outros chefs convidados, como o chef  Davide Oldani, que já foi premiado com uma estrela Michelin. 

Veja aqui a matéria completa sobre esse restaurante.

Onde fica: Gran Via de les Corts Catalanes, nº670 — L’Eixample
Reserve aqui seu ingresso!

Se você gostou do nosso post sobre o que fazer em Barcelona, vem conferir outros lugares incríveis para colocar no seu roteiro de viagem para Europa.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top