Phraya Singhaseni Alley n° 476-7, Rong Muang, Pathum Wan. Em Bangkok, Tailândia
A partir de US$ 12 (diária)*
Telefone: +66 63 932 2905
Reserve clicando aqui.
Tamni Hostel – Instalado na movimentada capital tailandesa, este hostel é resultado da revitalização de antigo prédio. Este local, que já foi um bloco comercial com mais de vinte lojas, foi redesenhado e hoje dá vida à um espaço para viajantes em busca de aconchego e ótimas conversas.
Cheia de destinos paradisíacos e culinária carregada de identidade, a Tailândia oferece preços baixos para estadia e alimentação. Essa combinação tem transformado o país num dos destinos favoritos na Ásia.
Além das diversas ilhas de natureza quase intocada, com praias de água cristalina, a Tailândia também reserva tesouros para aqueles em busca de espiritualidade. A maioria da população tailandesa é praticante do budismo Theravada (religião oficial) e por isso encontramos aqui templos incríveis dedicados à Buda.
Já escrevemos sobre algumas estadias únicas encontrados no país em cidades como Phuket, Ayutthaya e Bangkok.
O Tamni Hostel fica em Bangkok. Além de lar de diversas baladas e mercados exóticos, a cidade também abriga inúmeras atrações históricas como:
Estas são apenas algumas das atrações que a cidade oferece. A vantagem de visitá-la e se hospedar no Tamni é o acesso ao transporte. O hostel fica a menos de 200 metros da estação Ta Phra, que é parte da linha azul de metrô de Bangkok (a MRT).
Ser próximo aos grandes mercados de Bangkok, e de uma das estações de metrô, torna a localização ideal para acolher viajantes em busca de experiências intensas e mobilidade. O curioso é tentar imaginar que, há alguns anos, o prédio tinha um aspecto bem diferente do atual.
O hostel é uma grande obra de revitalização. O prédio que o abriga tem mais de 60 anos de idade. Já abrigou tanto a família do proprietário quanto também foi um bloco comercial. No período em que funcionou comercialmente, o edifício continha 22 lojas em seu interior. Devido ao uso intenso pelas lojas, que não mantinham padrão entre si, o interior do prédio foi severamente danificado.
Redesenhar o interior do prédio, e torná-lo algo novo, tornou-se então a tarefa do escritório de arquitetura PO-D Architects. A empresa é sediada em Bangkok e, no caso deste projeto, esteve sob a liderança do arquiteto Phahonchai Premjai.
Reinaugurado em 2022 como um hostel, a ideia veio do próprio proprietário do imóvel. Ele nomeou o lugar como Tamni, cujo significado é algo como “responsabilidade”. O nome não foi usado por acaso e, pelo contrário, indica a consciência histórica e sustentável do projeto.
A proposta era a de que os arquitetos tentassem aproveitar tudo que já havia no lugar, por mais imperfeito que fosse. A ideia percorre desde o uso da estrutura do prédio quanto de móveis e objetos que já estavam em seu interior.
O resultado do projeto conduzido pela equipe da POD Architecture é uma obra com 1.110m² de construção, inaugurado em 2022. O prédio hoje contempla:
No interior do prédio, havia quatro lojas que preenchiam todo o centro do andar principal. Elas foram removidas e transformadas em um grande espaço aberto. Hoje, ao entrar no Tamni Hostel, encontramos uma ampla área bem ventilada e mobiliada, que funciona como área de convívio. Aqui encontramos também a cozinha e a copa do hostel.
No topo do prédio, o terraço foi preparado como mais um ambiente para encontrar tranquilidade. Com visão para os prédios circundantes, a área tem mesas e espaços para descanso em meio ao simpático jardim.
O Tamni é um projeto de hostel. Este modelo de hospedagem tem um público bem específico. Diferente das pousadas e dos tradicionais hotéis, o hostel é destinado para viajantes que priorizam economia na estadia. Além disso, um Hostel permite maior interação entre os viajantes, outra qualidade muito procurada pelos hóspedes.
Em função disso, um Hostel costuma ter acomodações mais modestas. No caso do Tamni, houve grande cuidado no design de seus interiores. Os quartos variam entre privativos (com cama de casal) e os coletivos (para 4 ou até 8 pessoas). E, mesmo no caso dos quartos compartilhados, estão presentes sofás confortáveis, televisores de 50” e móveis elegantes.
Vemos em todos os ambientes um uso constante do contraste de cor entre o branco e tons de madeira. Muito tradicional na arquitetura tailandesa, os tijolos de barro (que faziam parte da estrutura original) ficam aparentes em muitos cômodos. Surgem em alguns quartos pintados de branco ou na cozinha em seu estado original.
Plantas surgem timidamente nos espaços coletivos do interior do prédio, porém são peças centrais nos ambientes externos – em especial no terraço.
A combinação destes elementos mantém os espaços modestos, porém transmite aconchego e um convite à uma boa conversa. São características que entram em acordo com a prioridade do projeto.
O Tamni Hostel não possui restaurante me seu interior, porém existem mais de cinquenta opções de restaurantes ao seu redor. Além disso, o hostel conta com cozinha compartilhada para aqueles que querem preparar as próprias refeições. Por sinal, preparar as próprias refeições é uma experiência turística por si só, já que é possível encontrar ingredientes raros e desconhecidos nos grandes mercantes locais.
Entre os mercados da cidade, menciono o Chatuchak Market que reúne cerca de 15 mil feirantes aos fins de semana. Outra opção, que é cartão postal de Bangkok, são as feiras flutuantes. A feira de Damnoen Saduak reúne centenas de barcos a remo vendendo peixes, frutas e legumes locais.
Caso queira alugar um carro para se locomover com mais facilidade, o Tamni Hostel possui estacionamento e é gratuito (algo raro na região). Aos mochileiros em busca de praticidade, destaco que o hostel também tem áreas de serviço, com máquinas de lavar e secar.
Os quartos contam com Wifi gratuito, televisores de 50” e ar-condicionado.
Conforme mencionamos antes, o Tamni é ideal para viajantes que buscam economia na estadia – em especial os mochileiros que querem conhecer outras pessoas e interagir com a cultura local.
A vantagem deste tipo de interação é que você consegue dicas valiosas de onde ir, onde comer e o que comprar durante a viagem. Além das dicas, a socialização ajuda no aprendizado de outros idiomas (sendo ele o inglês com outros viajantes ou o tailandês).
Em relação aos espaços, são acomodações confortáveis que contam uma história de décadas e iniciativa sustentável pelo bem do meio ambiente e da comunidade.
Caso você seja um viajante em busca de economia na estadia, mas sem renunciar a um ambiente elegante e aconchegante, o Tamni Hostel é uma ótima escolha. Você pode reservar a hospedagem no Tamni em diversas plataformas, porém recomendamos a reserva pelo Booking (pelo preço e praticidade).
Se você está procurando uma experiência ainda mais imersiva da cultura tailandesa, temos outra recomendação. Através de Bangkok corre o rio Chao Phraya, que segue além e alcança inúmeras ilhas na região de Bang Pa-in. E, numa dessas ilhas, está instalado um curioso hotel boutique que é inspirado em casas dos pescadores locais.
O Hotel é acessível para cadeiras de rodas e possui andares superiores acessíveis por elevador. Para mais informações, clique aqui.
Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Bangkok e proximidades:
Bangkok: Excursão a Pé Destaques Locais, Templo e Mercado
Faça uma imersão nos patrimônios cultural e histórico de Bangkok ao explorar o Grande Palácio e o Templo do Buda de Esmeralda, com visitas opcionais ao Wat Pho, aos mercados locais e ao Wat Arun.
Bangkok: Mercados Damnoen Saduak e Ferroviário Maeklong
Visite o Mercado Ferroviário de Maeklong e o Mercado Flutuante de Damnoen Saduak em uma excursão particular ou compartilhada saindo de Bangkok. Interaja com os simpáticos vendedores do mercado local.
Para conhecer o Tamni Hostel: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.
LEIA MAIS
The Naka Phuket
Com 95 villas privadas, cada uma com sua própria piscina privativa, o resort possui acomodações espaçosas e elegantes para seus hóspedes. Além disso, possui restaurantes, bares, piscinas, spa, academia e diversas atividades para seus hóspedes.
Artisans Ayutthaya
A cidade de Ayutthaya é enorme e já foi capital do antigo e milenar reino de Sião. Entre as atrações desta cidade, encontramos grandes patrimônios da humanidade como o complexo de templos Wat Mahathat e o impressionante mosteiro real Wat Yai chai Mongkhon.
Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.
REFERÊNCIAS
* Os preços têm como base a redação deste artigo, podendo mudar a qualquer momento e sem aviso prévio.
Material cedido pelo escritório PO-D Architecture
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Confira as melhores dicas para realizar sua Lua de mel em Amsterdã Este blogpost foi escrito…