Sem categoria

O que fazer em Bariloche no verão? Aventuras, Natureza e Cultura.

Avalie esta matéria

Sim, Bariloche é maravilhosa no verão. E vamos te explicar os motivos.

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.

Bariloche em dezembro entrega uma experiência rica na Patagônia, onde sua arquitetura alpina harmoniza perfeitamente com o verde vibrante das montanhas. A cidade revela uma face nova a cada estação, mas é no verão que ela se transforma no destino ideal para quem aventureiros e apaixonados por mergulhos na cultura local.

Para aqueles que se perguntam o que fazer em Bariloche no verão, as opções vão desde trilhas e esportes aquáticos até festividades natalinas no Centro Cívico. Além disso, a cidade é conhecida por sua gastronomia. Os eventos de fim de ano, oferecem um cenário perfeito para curtir o verão no Hemisfério Sul e celebrar em grande estilo.

Neste post, confira recomendações de:

  • Atividades ao ar livre;
  • Diferentes opções gastronômicas e
  • O que esperar do Natal na cidade.

Atividades ao ar livre

Trekking e as paisagens incríveis de Bariloche

Curta o verão em Bariloche fazendo trilhas e paisagens incríveis. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

Você já ouviu falar em Trekking? Bariloche é um destino cheio de belezas naturais e esta é uma modalidade de caminhada feita por meio de montanhas, matas e ambientes naturais. Estas trilhas podem ser realizadas em diferentes locais e todas levam a paisagens deslumbrantes. 

Para uma experiência de verão em Bariloche, a trilha que percorre a floresta apresentando paisagens incríveis do mirante do Monte Llao Llao até a Villa Tacul é incrível. A caminhada é de nível fácil e ao final é possível mergulhar durante à tarde nas praias de lá. Outra opção para os viajantes mais radicais é a trilha do Lago Escondido e Ponte Romano que cruza os túneis naturais da Floresta de Coihues até as águas mornas do Lado.

Onde fica: Marina de San Carlos de Bariloche, Río Negro Province
Reserve aqui seu ingresso! 

Esportes aquáticos no Parque Nacional Nahuel Huapi

Pratique várias modalidades de esportes no Lago Nahuel Huapi. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

O Parque Nacional Nahuel Huapi oferece opções de esportes aquáticos. No Lago de mesmo nome, é possível fazer esportes de verão em Bariloche, assim como stand up, windsurf e outros. Para quem prefere experiências mais calmas, os passeios de veleiro adentram mais profundamente o lago, revelando vistas deslumbrantes. 

No verão em Bariloche, a pesca também é uma opção de programa ao ar livre, já que nesta estação a pesca esportiva é bastante comum. A pesca com mosca é a mais praticada no Parque.

Onde fica: Av. San Martín 24
Reserve aqui seu ingresso!

Circuito Chico, um clássico de Bariloche

O Circuito Chico contempla várias paisagens icônicas de Bariloche e ao redor. | Foto: Get Your Guide (Reprodução)

O Circuito Chico é uma experiência indispensável para quem passa o verão em Bariloche. O passeio é considerado um clássico e contempla as paisagens mais icônicas da região. A diversidade de elementos como as montanhas, lagos e mirantes tornam o passeio um programa único e aconchegante. 

Prepare a máquina fotográfica ao passar pelas Villa Llao Llao e Villa Tacul, pois a mistura da arquitetura e elementos naturais com certeza vão encantar. O Circuito é feito de bicicleta, mas é possível aproveitar caminhadas mais curtas e fazer passeios a cavalo.

Onde fica: Margem sul do lago Nahuel Huapi
Reserve aqui seu ingresso!

Observação de pássaros e arquitetura histórica nas Ilhas Victoria

É possível contemplar diversas espécies de pássaros numa viagem de veleiro. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

O verão em Bariloche também é muito conhecido pelas trilhas para observação de pássaros. Esta é uma experiência exclusiva nas matas da Floresta Arrayanes após um passeio de barco pelo Lago Nahuel Huapi. O passeio também garante uma visita às Ilhas Victoria com direito a trilhas para contemplar edifícios históricos em meio a natureza. 

Observar pássaros nas infinitas trilhas andinas é ideal para os viajantes que querem explorar áreas mais remotas. É uma experiência imperdível para amantes da natureza, especialmente durante o verão em Bariloche, quando as aves são mais ativas. As florestas andinas e vales escondidos oferecem a oportunidade de avistar espécies únicas.

Onde fica: Marina de San Carlos de Bariloche, Río Negro Province
Reserve aqui seu ingresso!

Veja também o que fazer em Bariloche em outubro, várias atividades ao ar livre!

Cultura e Gastronomia andina

Quando se fala em gastronomia andina, além dos pratos regionais, a cerveja e o chocolate são sempre lembrados. Então, ao planejar o que fazer em Bariloche em dezembro, existem opções gastronômicas bem diversificadas. Abaixo, conheça alguns locais que valem a visita.

Verão em Bariloche combina com Cerveja

Cervejaria Patagonia
A Cervejaria Patagonia foi fundada em 1850 e se diferencia pela experiência proporcionada aos usuários. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

Um excelente programa para aproveitar o verão em Bariloche é a Cervejaria Patagonia. O Tour Cervejeiro é uma recomendação da Dona Arquiteta para os amantes de turismo cultural e para quem se interessa por conhecer processos por trás do que há de melhor nos destinos.

Onde fica: Cto. Chico, R8400 San Carlos de Bariloche
Site: www.cervezapatagonia.com.ar 

Cervejaria Manush
Sinta o clima real de Bariloche no verão apreciando uma boa bebida. | Foto: Site (Reprodução)

A Cervejaria Manush é ideal para conhecer a cultura local de forma intensa. A maioria dos frequentadores são moradores. O gastropub da marca é super aconchegante e o design do deck exterior inspira tardes leves para curtir da melhor forma o verão em Bariloche: em boa companhia.

Onde fica: Dr. Juan Javier Neumeyer 20
Site: www.cervezamanush.com.ar/

Cervejaria Berlina
No Berlina Tap Room você conhece a produção na marca num ambiente de inspiração underground. | Foto: TripAdvisor

Outra experiência que vale a pena é conhecer o Berlina Tap Room. Este é um espaço criado em uma das fábricas da cervejaria criada por três irmãos. Recomendamos a visita durante sua viagem à Bariloche em dezembro, pois lá você encontra cervejas diversas, direto das torneiras, numa experiência super exclusiva. 

Onde fica: Av. Exequiel Bustillo 11750, R8400
Site: www.cervezaberlina.com/

Chocolates com tradição e charme

Mamuschka
A chocolataria Mamuschka é uma atração turística por si só. | Foto: Instagram (Reprodução)

A charmosa loja de chocolates Mamuschka oferece uma grande variedade de doces, tortas, sorvetes e bebidas. Seus deliciosos chocolates são feitos com ingredientes super selecionados. Já sua arquitetura e design tem inspiração na estética russa, então a loja chama atenção pela beleza já na fachada. Seu interior não deixa a desejar. As mesas e cadeiras com detalhes ornamentais chamam para uma boa conversa acompanhada pelos maravilhosos chocolates. 

Onde fica: Mitre 298, R8400
Site: www.mamuschka.com/

Delicias de la Patagonia
Esta é uma das produtoras com os chocolates mais saborosos. | Foto: Instagram (Reprodução)

Delicias de la Patagonia é uma chocolateria conhecida por seus processos mais tradicionais. A produtora de chocolate preza pelo respeito ao tempo da natureza e utiliza receitas antigas. 

Onde fica: Mitre 281, R8400
Site: www.chocolatesdelicias.com/

Culinária tradicional e arquitetura encantadora

Rincón Patagónico
A arquitetura contempla grandes janelas que permitem vistas panorâmicas. | Foto: Site (Divulgação)

Rincón Patagónico é um renomado restaurante de culinária tradicional. A Sala Catedral fica localizada no primeiro andar onde é possível degustar os pratos do sul da Argentina. Na decoração predominam elementos naturais como pedras e ciprestes Suas salas são cuidadosamente decoradas com detalhes em ferro forjado.

Onde fica: Av. Exequiel Bustillo 14200
Site: www.rinconpatagonico.com.ar/

Familia Weiss
O restaurante segue o estilo típico das construções alpinas. | Foto: TripAdvisor (Reprodução)

O restaurante Familia Weiss é especializado em comida regional com forte inspiração europeia. Também é reconhecido por sua excelente carta de vinhos e pelas sobremesas caseiras, sendo uma excelente opção para sua viagem a Bariloche em dezembro. Sua fachada e a estrutura do restaurante usam madeira e pedra, materiais naturais que dialogam com o ambiente montanhoso ao redor. 

Onde fica: Vice Almte. O’Connor 401
Site: www.weiss.com.ar/

Verão da América do Sul significa Natal e festividades. A cidade não deixa a desejar quando se trata de atrações e decorações de rua, super importantes para o clima natalino. Abaixo confira algumas atrações para programar o que fazer em Bariloche em dezembro:

Natal no Centro Cívico

O Centro Cívico ganha um charme especial durante o Natal. Uma imponente árvore decorada se destaca entre os edifícios. Assim, a árvore de Natal iluminada contrasta com o entorno montanhoso e o estilo arquitetônico europeu que define a cidade. Além da beleza da árvore, a decoração natalina se espalha pelas ruas próximas. Aproveite para contemplá-la fazendo uma caminhada pela região.

A famosa Casa do Papai Noel

Outra atração que faz sucesso é a Casa do Papai Noel, montada especialmente para a temporada. Sua estética contempla elementos rústicos atraindo famílias e visitantes curiosos, A Casa é um espaço imersivo onde é possível tirar fotos com o bom velhinho e participar de atividades interativas.

As festividades se estendem até o Ano Novo, quando o Centro Cívico é palco de celebrações com fogos de artifício, música ao vivo e eventos culturais, fazendo de Bariloche um destino ideal para quem busca comemorar as festas de fim de ano rodeado por paisagens naturais e uma arquitetura única que reforça o charme da cidade.

O verão em Bariloche oferece uma combinação única de paisagens deslumbrantes, trilhas para caminhadas, esportes aquáticos nos lagos cristalinos e uma rica fauna e flora para os amantes da natureza. Não deixe de ler outros post da Dona Arquiteta para descobrir outros destinos de verão.

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Sarah Borges

Postagens recentes

Pacotes de viagem para Argentina: saiba se vale a pena

Se você gosta de viajar e sempre pesquisa novos destinos, provavelmente já se deparou com…

2 dias atrás

O que fazer em Recife: roteiro por igrejas, museus e sinagogas

No Recife Antigo, casarões coloniais coexistem com o Edifício Acaiaca, marco do modernismo à beira-mar.…

4 dias atrás

Alhambra na Espanha: guia de viagem completo

Alhambra, na Espanha, é um tesouro arquitetônico que preserva todo o esplendor da arquitetura moura.…

6 dias atrás

Viagem para a Bahia: rituais, trilhas e bem-estar com raízes locais

Espere um itinerário de viagem pela Bahia onde bem-estar, cultura e consciência caminham juntos.

1 semana atrás

Ilhas Phi Phi: o tesouro tailandês

Quer desbravar essa área da Tailândia e ir além das indicações turísticas óbvias? Então, continue…

2 semanas atrás

Viagem para Amazônia: como planejar uma jornada pela floresta

Imagino que você já saiba que uma viagem para a Amazônia vai muito além de…

2 semanas atrás