Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Argentina

Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires

Escrito por Rayssa Cunha | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Fabric Sushi Cabalitto:  Valle, 985. Bairro Caballito — Buenos Aires, Argentina
Telefone: +54 11 4040-9603
Faixa de preço: US$ 8 – US$ 55
Horários: Todos os dias, das 11h00 às 00h00

A Fabric Sushi é uma marca argentina de restaurantes que já tem mais de 60 unidades espalhadas em vários países da América Latina. Com uma culinária bem especial, combinando cozinha asiática e andina, abriu sua nova unidade em Buenos Aires. Com interiores bem desenhados e ótima comida, é um dos nossos destinos recomendados na capital portenha.

Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Entrada do Fabric Sushi Caballito | Foto: Juan Muller (reprodução)

A cidade lar do Fabric Sushi

Apesar de conhecida pelas tradicionais carnes à Parilla, a capital argentina também reserva uma variedade imensa de culinárias e restaurantes. Quando falamos em centros gastronômicos, facilmente podemos apontar bairros como Palermo, Puerto Madero, Las Cañitas, Recoletas e San Telmo.

Por sinal, dez dos melhores restaurantes da américa latina estão distribuídas nesses cinco bairros. São lares de restaurantes finos como o Casa Cavia de Palermo.

Mas essa é apenas uma das faces da gastronomia de Buenos Aires. A cidade tem uma essência culinária formada pela combinação de diversos imigrantes. Muitos deles resultados de uma imigração do século XIX, enriqueceram os cardápios argentinos com temperos italianos, espanhóis, alemães e também de países vizinhos.

Entre os países que vem inspirando não apenas a cidade portenha, mas toda a gastronomia latino-americana, está o Peru. É deste país andino que vem a base da Fabric Sushi. Promovendo uma gastronomia Nikkei (você entenderá mais adiante), a franquia tem dezenas de unidades distribuídas entre Argentina, Bolívia e Uruguai.

Entre elas, está a Fabric Sushi Caballito, localizada no bairro portenho de mesmo nome.

Dona Arquiteta - Fabric Sushi e a gastronomia NIkkei
Ceviche de Mollejas: preparado com timo de boi na Parilla, com leite de tigre e coentro (gastronomia Nikkei) | Imagem de divulgação

Gastronomia Nikkei

A tradição culinária do Peru é resultado de uma combinação de influências culturais que também foram comuns em outros países, como o Brasil. O país tem a segunda maior população étnica japonesa do continente, resultado de uma intensa imigração no final do século XIX. Essa intensa presença de japoneses afetou profundamente a gastronomia peruana.

As preparações japonesas foram adaptadas ou combinadas com técnicas e ingredientes indígenas do Peru. Essa fusão de tradições forma o que é chamada de gastronomia Nikkei. O peixe fresco é combinado com limão, milhos, pimentas, mandioca e a imensa variedade de batatas encontrada nos Andes. É um encontro de uma culinária elegante e delicada com sabores frescos e picantes.

Dona Arquiteta - Fabric Sushi e a gastronomia NIkkei
Kinaroll: Camarão Furai com abacate. O creme é feito de caranguejo, Chili flambado com parmesão e molho Tarê. | Imagem de divulgação

Um dos precursores da gastronomia Nikkei  é o Chef Nobu Matsuhisa. Ele utiliza esta fusão de elementos nipônicos e peruanos desde o final da década de 80. Hoje, tem restaurantes no mundo inteiro. Ele é um dos principais nomes envolvidos na conquista pelo mundo da gastronomia Nikkei.

A marca Fabric Sushi, por sua vez, assumiu a identidade da gastronomia Nikkei e a distribui em velocidade inédita. De 2008 para cá, já são mais de 60 filiais abertas. Apenas em Buenos Aires, já alcança a primeira dezena.

Dona Arquiteta - Fabric Sushi e a gastronomia NIkkei
Temple Kyuri: Drink feito com Sakê, Gin Beefeater, xarope de cardamomo e Cordial de Kyuri | Imagem de divulgação

Cardápio do Fabric Sushi

A Fabric Sushi afirma que seus novos restaurantes são uma homenagem à cultura Nikkei, já que oferecem uma grande variedade de itens como rolls tradicionais de sushi, mas combinações menos tradicionais como Makis (que levam algo Nori por dentro), Nigiris (bolinhos de arroz com filetes de peixe em cima), preparações picantes e o tradicional Ceviche peruano.

Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Ceviche Nikkei: Salmão e abacate guarnecidos com amêndoas torradas e coentro, macerados em um molho Nikkei. | Imagem de divulgação
Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Ramen Chashu Buta: Macarrão de arroz em caldo que serve de base ao ramen de curry, acompanhado de chashu de lombo de porco, ovo mole, milho flambado, legumes salteados, cobertura de togarashi, alga nori e cebolinha | Imagem de divulgação
Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Terne Rakobe: Corte bovino especial da raça Wagyu, acompanhados de batats Guerard | Imagem de divulgação

A atmosfera do Fabric Sushi Caballito

O que torna esta filial, instalada no bairro Caballito, tão especial é seu ambiente. Os interiores do restaurante seguem um tema construído de forma sutil e elegante.

O projeto foi conduzido pela Muro Estúdio, escritório de arquitetura que atua em Buenos Aires e em Barcelona. A empresa é liderada pelas arquitetas Carolina Rovito e Valéria Munilla Jiménez.

Para que a experiência dos comensais seja completa, os sentidos devem ser estimulados não só pelo cardápio, mas também pela arquitetura.

Carolina Rovito, arquiteta líder do projeto
Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Interior do Restaurante Fabric Sushi Caballito | Foto: Juan Muller (reprodução)

A marca Fabric Sushi estabelece certas diretrizes quanto ao uso de materiais e uso de cores, porém ainda é grande a liberdade oferecida. Com isso, há grande flexibilidade na composição do design de interiores. Cada uma de suas filiais possui um design próprio. O restaurante de Caballito utiliza elementos inspirados no oceano. Aqui são suas formas e texturas serviram de inspiração.

O centro do salão é, definitivamente, o bar. A estrutura de seu balcão preenche quase todo o espaço. A bancada é feita de mármore raiado, esverdeado, que lembra a água do mar. Prateleiras suspensas servem de base para plantas que lembram espécies marinhas.

Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Balcão de mármore raiado | Foto: Juan Muller (reprodução)

A lembrança de corais é resgatada através de buquês, estes suspensos em luminárias (em diferentes tamanhos).

As formas curvas, como ondas, definem a arquitetura do restaurante. Estão presentes em prateleiras, mesas, móveis de apoio e puxadores de porta (estes feitos artesanalmente). Até mesmo os equipamentos buscam refletir a o mesmo movimento através de contornos curvos.

Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Maçaneta da porta | Foto: Juan Muller (reprodução)

O ritmo do bairro Caballito

O bairro de Caballito é menos badalado como destino gastronômico em Buenos Aires, porém é uma área com diversos passeios e atrações para os foodies. Além de diversas áreas verdes, como o Parque Centenario ou o Ridavavia, é abrigo do Mercado Del Progresso e do Pátio de Los Lecheros. Quanto a este último, trata-se de um grande pátio dedicado à comida de rua.

Caballito é conhecido por suas casas antigas em estilo inglês (arquitetura anglo-saxã). É uma viagem no tempo que pode ser feita pelo passeio de bondinho. Aliás, o passeio de bondinho é gratuito. Você consegue sobe nele na esquina das ruas Emilio Mitre e José Bonifácio. Mesma esquina, aliás, onde você pode fazer uma aula de culinária para aprender a fazer as tradicionais empanadas argentinas.

Fabric Sushi Caballito: Gastronomia Nikkei em Buenos Aires
Tradicionais Empanadas Argentinas | Fotografia de Gabriel Avellaneda

Quer reservar sua vaga para a aula de culinária?

Se quiser garantir a sua aula, você pode reservá-la clicando aqui.

Reserve seu hotel em Buenos Aires

Se você ficou interessado em conhecer Buenos Aires, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.

ATRAÇÕES

Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Buenos Aires e proximidades:

Buenos Aires: Cruzeiro Open Bar em P. Madero ao Pôr do Sol

Maravilhe-se com as melhores vistas de Buenos Aires neste cruzeiro de 1 hora ao pôr do sol com bar aberto. Desfrute de boa música ao passar por alguns dos destaques de Buenos Aires e descobrir parte do Río de la Plata.

Buenos Aires: excursão a pé guiada por San Telmo e mercado

Explore San Telmo, o bairro mais antigo de Buenos Aires, em um passeio a pé. Experimente sua atmosfera vibrante, descubra seu mercado interno de alimentos e passeie por suas ruas de paralelepípedos com um guia local.


Para conhecer a Fabric Sushi: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.


LEIA MAIS

Restaurante Margot

O local possui ainda uma cave onde se encontra a adega e uma câmara para queijos, presuntos e compotas. Por outro lado, a cozinha possui duas salas para maturação de carnes e uma fogueira, o “patio de fuegos”.

Villa Amazonas

Villa Amazônia

A fachada original da casa onde o Villa Amazônia está localizado foi interinamente preservada, o que além de ajudar a manter as características da construção e preservar as tradições, ainda ajudam os hóspedes a conhecerem um pouco mais da história da capital do Amazonas.  


Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.


REFERÊNCIAS

Site oficial da marca

Turismo Buenos Aires

Infobae

Archdaily


Autor Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top