Dicas de onde Ficar

Villa M: Hotel de paris que se inspira no design biofílico

Avalie esta matéria

Villa M
Endereço: Bd Pasteur, nº 24 — Montparnasse — Paris — França.
Preço: a partir de US$ 183,00*
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.

Inspirado no Design Biofílico — Com uma verdejante flora que evoca o espírito da Amazônia, este hotel de luxo conta com projeto de Philippe Starck e do estúdio franco-brasileiro Triptyque. Seu efeito é imediato assim que você o avista: um enorme edifício formado por jardins verticais.

Conheça o Villa M, de Paris.

Fachada do Villa M de Paris | Fotografia por Triptyque

O HOTEL VILLA M

O Design Biofílico é um conceito que vem ganhando destaque em grandes metrópoles. Sua capacidade de nutrir ambientes industriais, e transformá-los em oásis de vida, é realmente necessária. E foi por isso que a Groupe Pasteur Mutualité — importante grupo de seguros e serviços para profissionais de saúde — decidiu investir no conceito para seu hotel em Montparnasse.

Villa M é o nome do hotel de luxo. São 67 quartos, sendo 6 delas suítes. E tal estrutura compõe apenas parte deste enorme projeto de 8.000m². Todas as acomodações foram planejadas para serem casulos. Ambientes naturais de proteção e relaxamento, com aberturas para varandas e terraços cercados de vegetação.

Interior de uma das acomodações | Fotografia por Villa M

Se opondo a hegemonia arquitetônica parisiense, o Villa M abusa do design biofílico e transborda de vegetação em seu exterior. O edifício é um manifesto traduzido através da arquitetura: pelo resgate da natureza para a cidade da luz.

“Projetamos a Villa M como um manifesto arquitetônico naturalista: ou seja, um edifício de uma nova era, onde o homem não se opõe mais à natureza e aos vivos”

Olivier Raffaëlli e Guillaume Sibaud, sócios da Triptyque.
Fachada do edifício do Villa M | Fotografia por Triptyque.

QUEM PROJETOU O HOTEL VILLA M DE PARIS?

O programa foi definido pela Groupe Pasteur Mutualité, através de Thierry Lorente (Diretor Geral) e Amanda Lehmann (Diretora Geral Adjunta). O complexo do Villa M envolve:

  • O hotel (administrado pela Paris Society);
  • Espaços de Coworking;
  • Um centro de saúde;
  • Restaurante;
  • Bar;
  • Área de conferências;
  • E um Showroom para Startups do setor da saúde.

O projeto foi conduzido pela parceira de três grandes nomes da arquitetura. O mais conhecido deles é o designer francês Philippe Starck. É um importante designer de móveis e interiores que já foi responsável pela decoração do Palácio do Eliseu a pedido do próprio presidente (na época, François Mitterrand), além do Mondrian de Los Angeles e o Hotel Fasano do Rio de Janeiro.

Interiores desenhados por Phillip Starck | Fotografia por Villa M

Starck ficou responsável por todo o projeto dos interiores do Villa M e pela direção artística. A fase arquitetônica foi feita em parceira com o escritório franco-brasileiro Triptyque, através dos arquitetos Olivier Raffaëlli e Guillaume Sibaud.

A Tryptyque foi fundada em 2000 pelos dois arquitetos juntamente com Greg Bousquet e Carolina Buena. Entre os grandes projetos da equipe está o Tropical Tower, igualmente baseado no Design Biofílico.

O paisagismo foi conduzido pelo arquiteto Pablo Giorgef, da Coloco.

Thierry Lorente e Amanda Lehmann reuniram uma equipe de construtores: o designer Philippe Starck e os arquitetos Olivier Raffaëlli e Guillaume Sibaud.

O DESIGN BIOFÍLICO

O termo “biofílico” é composto pelos radicais gregos Bios (Vida) e Philia (amizade ou amor). Ou seja, o termo traduz um forte sentimento pela vida em si. Foi cunhado pelo psicólogo e filósofo Erich Fromm no século passado. A ideia foi refinada pelo biólogo Edward O. Wilson anos depois através do livro “Biofilia” — onde estabelecia um paralelo entre afinidade natural do ser humano pela natureza e sua conexão com ela.

O Design Biofílico é mais do que uma proposta de objetos ou espaços sustentáveis. A proposta é trazer a natureza e sua atmosfera para dentro dos ambientes. Assim, criando uma afinidade com o ambiente de forma parecida com a que seria se você estivesse em uma paisagem natural.

Muitos pesquisadores e arquitetos apontam que o Design Biofílico promove sensação de bem-estar e são até mesmo capazes de melhorar a saúde, aumentando a produtividade das pessoas dentro destes ambientes.

Os projetos inspirados ou baseados no Design Biofílico introduzem conceitos como reaproveitamento de água da chuva, placas solares, cultivo de jardins verticais e ambientes com paletas verdes e terrosas.

Área externa e seu jardim | Fotografia por Villa M

Entre as espécies cultivadas estão ervas medicinais, árvores frutíferas e plantas perenes. Com o tempo, os espaços tomarão uma forma condizente com a marca da Groupe Pasteur Mutualité: uma floresta medicinal.

A paisagem tropical brasileira foi transportada para Paris. A ação é observada através da área externa do Villa M. A fachada do hotel é coberta por uma estrutura de vigas de aço. As vigas servem de base para o plantio de espécies que se espalham por sua borda. Com o tempo, a moldura, que já tem forma inicial, vai crescer e continuamente mudar.

“O jardim vertical crescerá e ocupará toda a fachada, transformando o edifício em uma floresta vertical medicinal , e tornando-se a característica definidora de sua arquitetura”

Olivier Raffaelli, arquiteto da Triptyque.

Apesar da intensa aplicação do conceito na fachada, a camada que sustenta o jardim vertical é leve e austera. A estrutura metálica pré-fabricada tem contornos definitivamente minimalistas. Além disso, mantém um ritmo angular e simples que se integra à variedade de plantas que a cobre.

Uma estrutura de aço preenchida por espaços de jardins verticais | Fotografia por Triptyque
Para visitar Paris você precisa ter seguro de viagem | Fotografia de banco de imagens

A ESTRUTURA INTERNA DO COMPLEXO VILLA M

“Ao entrar, o visitante é mergulhado numa cidade de energia viva e benevolência, uma ágora feita de madeira e concreto, vegetação, uma recepção calorosa, uma cozinha aberta, tudo rodeado por um luxuriante terraço arborizado”

Triptyque.

O esquema de cores do saguão é quente e busca similaridades com o espírito encontrado em hotéis da Riviera Francesa. Um dos traços marcantes desse ambiente é a escada. Uma longa espiral escultural que ocupa parte do Lobby.

A entrada conduz ao restaurante do complexo. O restaurante segue o conceito de cozinha aberta e leva à um plano cercado de figueiras. A Paris Society confere sua própria assinatura ao restaurante do Villa M: decorado com estantes, poltronas e móveis vintage.

Ambos os espaços, saguão e restaurante, tem interiores simples e naturais. O teto e as colunas de concreto são contrapostos com a presença de painéis e soalhos de madeira.

Saguão do Villa M | Fotografia por Villa M

No subsolo do Villa M é onde você encontra as salas de conferência. Há também salas de reunião menores que podem ser alugadas, incluindo 20 escritórios abertos e arejados. Do espaço de Coworking há acesso para a academia do hotel. Aqui há um animado ringue de boxe e salas de Ioga.

“Ao longo do restaurante e do bar, surpresas férteis, lugares escondidos e jogos mentais despertam a curiosidade e guiam o olhar dos visitantes, lembrando-lhes que a inteligência é um dos mais belos sintomas da humanidade”

Philippe Starck
Sala de conferências | Fotografia por Villa M

INTERIORES DO VILLA M

A paleta de tons quentes prossegue para o interior das acomodações. Todas elas apresentam entradas para espaços verdades como varandas e terraços. Ambientes de cores naturais, preenchidos com plantas e móveis aconchegantes e modernos.

O destaque entre as acomodações é a suíte Pasteur, que fica no sétimo andar do Villa M. A suíte abre a paisagem com grandes janelas de sacada. A visão é a própria Paris, para ser apreciada do terraço duplo.

O viajante deve se sentir em casa, em quartos calmos, macios, maternos, agradáveis ​​de se viver, para que o ser humano esteja sempre no centro do conceito Villa M

Philippe Starck Starck.
Interior de um dos quartos | Fotografia por Villa M

No topo do edifício há um Rooftop. Entre árvores frutíferas e plantas de todo tipo, é possível acompanhar a vida de Paris. A mobília deste espaço inclui poltronas de madeira, luminárias de vime e guirlandas.

“A Villa M é um lugar borbulhante, honesto e acolhedor, onde a vida é boa e bela, e onde é bom viver e comer bem. Por todo o restaurante e bar, surpresas férteis, recantos escondidos e jogos mentais despertam curiosidade e guiar o olhar dos visitantes, lembrando-lhes que a inteligência é um dos mais belos sintomas da humanidade”

Philippe Starck
O Rooftop do Villa M é um ambiente vibrante e verde | Fotografia por Villa M

COMODIDADES DO HOTEL

O olhar para a hospitalidade é aguçado. Entre as comodidades que encontramos em todos os quartos estão:

  • Cofre;
  • Televisão e serviços de Streaming;
  • Mesas de trabalho;
  • Geladeira;
  • Ferro para passar roupa;
  • E secador de cabelos.

No âmbito de oferecer bem-estar aos hóspedes e usuários dos espaços, o projeto incluiu diversas comodidades como academia fitness, aulas de boxe e ioga.

 

ATRAÇÕES EM PARIS

A cidade luz é cercada de grandes pontos turísticos e passeios. Contratar guias e agendar previamente seus passeios pode ser ideal se você é uma pessoa que preza pelo planejamento durante as viagens. A seguir, selecionamos três passeios que você pode reservar com antecedência e online:

Elevador que te leva ao topo da Torre Eiffel | Fotografia por Get Your Guide

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


    Autor: Fernando França

    Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver


    Fernando França

    Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

    Postagens recentes

    As melhores opções para passar o ano novo em Las Vegas

    Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

    16 minutos atrás

    3 dicas de onde ficar em Orvieto para aproveitar o campo italiano

    Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…

    4 dias atrás

    Saiba tudo o que precisa para escolher onde ficar em Nápoles

    Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…

    1 semana atrás

    Turismo em Butão: um mergulho autêntico na cultura e espiritualidade

    Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…

    1 semana atrás

    Descubra qual é a melhor época para visitar a Turquia

    Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

    2 semanas atrás

    Edifícios icônicos que são verdadeiras atrações em Buenos Aires

    Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…

    2 semanas atrás