Villa M
Endereço: Bd Pasteur, nº 24 — Montparnasse — Paris — França.
Preço: a partir de US$ 183,00*
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.
Inspirado no Design Biofílico — Com uma verdejante flora que evoca o espírito da Amazônia, este hotel de luxo conta com projeto de Philippe Starck e do estúdio franco-brasileiro Triptyque. Seu efeito é imediato assim que você o avista: um enorme edifício formado por jardins verticais.
Conheça o Villa M, de Paris.
O Design Biofílico é um conceito que vem ganhando destaque em grandes metrópoles. Sua capacidade de nutrir ambientes industriais, e transformá-los em oásis de vida, é realmente necessária. E foi por isso que a Groupe Pasteur Mutualité — importante grupo de seguros e serviços para profissionais de saúde — decidiu investir no conceito para seu hotel em Montparnasse.
Villa M é o nome do hotel de luxo. São 67 quartos, sendo 6 delas suítes. E tal estrutura compõe apenas parte deste enorme projeto de 8.000m². Todas as acomodações foram planejadas para serem casulos. Ambientes naturais de proteção e relaxamento, com aberturas para varandas e terraços cercados de vegetação.
Se opondo a hegemonia arquitetônica parisiense, o Villa M abusa do design biofílico e transborda de vegetação em seu exterior. O edifício é um manifesto traduzido através da arquitetura: pelo resgate da natureza para a cidade da luz.
“Projetamos a Villa M como um manifesto arquitetônico naturalista: ou seja, um edifício de uma nova era, onde o homem não se opõe mais à natureza e aos vivos”
Olivier Raffaëlli e Guillaume Sibaud, sócios da Triptyque.
O programa foi definido pela Groupe Pasteur Mutualité, através de Thierry Lorente (Diretor Geral) e Amanda Lehmann (Diretora Geral Adjunta). O complexo do Villa M envolve:
O projeto foi conduzido pela parceira de três grandes nomes da arquitetura. O mais conhecido deles é o designer francês Philippe Starck. É um importante designer de móveis e interiores que já foi responsável pela decoração do Palácio do Eliseu a pedido do próprio presidente (na época, François Mitterrand), além do Mondrian de Los Angeles e o Hotel Fasano do Rio de Janeiro.
Starck ficou responsável por todo o projeto dos interiores do Villa M e pela direção artística. A fase arquitetônica foi feita em parceira com o escritório franco-brasileiro Triptyque, através dos arquitetos Olivier Raffaëlli e Guillaume Sibaud.
A Tryptyque foi fundada em 2000 pelos dois arquitetos juntamente com Greg Bousquet e Carolina Buena. Entre os grandes projetos da equipe está o Tropical Tower, igualmente baseado no Design Biofílico.
O paisagismo foi conduzido pelo arquiteto Pablo Giorgef, da Coloco.
O termo “biofílico” é composto pelos radicais gregos Bios (Vida) e Philia (amizade ou amor). Ou seja, o termo traduz um forte sentimento pela vida em si. Foi cunhado pelo psicólogo e filósofo Erich Fromm no século passado. A ideia foi refinada pelo biólogo Edward O. Wilson anos depois através do livro “Biofilia” — onde estabelecia um paralelo entre afinidade natural do ser humano pela natureza e sua conexão com ela.
O Design Biofílico é mais do que uma proposta de objetos ou espaços sustentáveis. A proposta é trazer a natureza e sua atmosfera para dentro dos ambientes. Assim, criando uma afinidade com o ambiente de forma parecida com a que seria se você estivesse em uma paisagem natural.
Muitos pesquisadores e arquitetos apontam que o Design Biofílico promove sensação de bem-estar e são até mesmo capazes de melhorar a saúde, aumentando a produtividade das pessoas dentro destes ambientes.
Os projetos inspirados ou baseados no Design Biofílico introduzem conceitos como reaproveitamento de água da chuva, placas solares, cultivo de jardins verticais e ambientes com paletas verdes e terrosas.
Entre as espécies cultivadas estão ervas medicinais, árvores frutíferas e plantas perenes. Com o tempo, os espaços tomarão uma forma condizente com a marca da Groupe Pasteur Mutualité: uma floresta medicinal.
A paisagem tropical brasileira foi transportada para Paris. A ação é observada através da área externa do Villa M. A fachada do hotel é coberta por uma estrutura de vigas de aço. As vigas servem de base para o plantio de espécies que se espalham por sua borda. Com o tempo, a moldura, que já tem forma inicial, vai crescer e continuamente mudar.
“O jardim vertical crescerá e ocupará toda a fachada, transformando o edifício em uma floresta vertical medicinal , e tornando-se a característica definidora de sua arquitetura”
Olivier Raffaelli, arquiteto da Triptyque.
Apesar da intensa aplicação do conceito na fachada, a camada que sustenta o jardim vertical é leve e austera. A estrutura metálica pré-fabricada tem contornos definitivamente minimalistas. Além disso, mantém um ritmo angular e simples que se integra à variedade de plantas que a cobre.
“Ao entrar, o visitante é mergulhado numa cidade de energia viva e benevolência, uma ágora feita de madeira e concreto, vegetação, uma recepção calorosa, uma cozinha aberta, tudo rodeado por um luxuriante terraço arborizado”
Triptyque.
O esquema de cores do saguão é quente e busca similaridades com o espírito encontrado em hotéis da Riviera Francesa. Um dos traços marcantes desse ambiente é a escada. Uma longa espiral escultural que ocupa parte do Lobby.
A entrada conduz ao restaurante do complexo. O restaurante segue o conceito de cozinha aberta e leva à um plano cercado de figueiras. A Paris Society confere sua própria assinatura ao restaurante do Villa M: decorado com estantes, poltronas e móveis vintage.
Ambos os espaços, saguão e restaurante, tem interiores simples e naturais. O teto e as colunas de concreto são contrapostos com a presença de painéis e soalhos de madeira.
No subsolo do Villa M é onde você encontra as salas de conferência. Há também salas de reunião menores que podem ser alugadas, incluindo 20 escritórios abertos e arejados. Do espaço de Coworking há acesso para a academia do hotel. Aqui há um animado ringue de boxe e salas de Ioga.
“Ao longo do restaurante e do bar, surpresas férteis, lugares escondidos e jogos mentais despertam a curiosidade e guiam o olhar dos visitantes, lembrando-lhes que a inteligência é um dos mais belos sintomas da humanidade”
Philippe Starck
A paleta de tons quentes prossegue para o interior das acomodações. Todas elas apresentam entradas para espaços verdades como varandas e terraços. Ambientes de cores naturais, preenchidos com plantas e móveis aconchegantes e modernos.
O destaque entre as acomodações é a suíte Pasteur, que fica no sétimo andar do Villa M. A suíte abre a paisagem com grandes janelas de sacada. A visão é a própria Paris, para ser apreciada do terraço duplo.
O viajante deve se sentir em casa, em quartos calmos, macios, maternos, agradáveis de se viver, para que o ser humano esteja sempre no centro do conceito Villa M
Philippe Starck Starck.
No topo do edifício há um Rooftop. Entre árvores frutíferas e plantas de todo tipo, é possível acompanhar a vida de Paris. A mobília deste espaço inclui poltronas de madeira, luminárias de vime e guirlandas.
“A Villa M é um lugar borbulhante, honesto e acolhedor, onde a vida é boa e bela, e onde é bom viver e comer bem. Por todo o restaurante e bar, surpresas férteis, recantos escondidos e jogos mentais despertam curiosidade e guiar o olhar dos visitantes, lembrando-lhes que a inteligência é um dos mais belos sintomas da humanidade”
Philippe Starck
O olhar para a hospitalidade é aguçado. Entre as comodidades que encontramos em todos os quartos estão:
No âmbito de oferecer bem-estar aos hóspedes e usuários dos espaços, o projeto incluiu diversas comodidades como academia fitness, aulas de boxe e ioga.
A cidade luz é cercada de grandes pontos turísticos e passeios. Contratar guias e agendar previamente seus passeios pode ser ideal se você é uma pessoa que preza pelo planejamento durante as viagens. A seguir, selecionamos três passeios que você pode reservar com antecedência e online:
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site do hotel
Triptyque
StirWorld
Dezeen
VivaDecora
Autor: Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…