Índice desta matéria
Para explorar de perto a cultura e o modo de vida português, e também para fugir um pouco das principais rotas turísticas do país lusitano, vale a pena desbravar algumas cidades pequenas em Portugal que unem cultura, história e boa comida, tudo para você conhecer a verdadeira essência portuguesa.
Portugal é um país pequeno, menor do que o estado de Santa Catarina, mas que tem uma história muito rica. É uma das nações mais antigas da Europa, dominada no passado pelo Império Romano e por povos árabes, que deixaram as suas marcas em vários lugares, incluindo as pequenas cidades.
Por ser um país de pequenas dimensões, e pela língua oficial ser o português, é muito fácil para os brasileiros explorarem esse território e conhecerem todas as suas particularidades.
Monforte

Monforte é, entre as cidades pequenas em Portugal, a que talvez tenha a história mais ricamente registrada. Esse município está localizado na região do Alentejo, no sudoeste do país, a cerca de 225 km de Lisboa.
Quem gosta de história, possivelmente, vai amar esse destino. Aqui, é possível encontrar monumentos do período pré-histórico, como esculturas funerárias da era Neolítica-Calcolítica, e a Villa Lusitana-Romana, um sítio arqueológico localizado em uma villa que pertenceu a uma importante família romana, os Basili.
Um dos pontos turísticos mais importantes desse município é a Praça da República, que fica no coração do centro histórico. Nela, você vai encontrar um chafariz construído em 1903 e a Capela dos Ossos, erguida no século XVIII. Trata-se de uma construção pequena, com 4 metros quadrados, mas cujas paredes internas são cobertas por ossos e crânios humanos.

Se a capela for muito macabra para você, saiba que ainda vale a pena visitar a praça para observar os palácios barrocos que a circundam. Outro ponto turístico que você precisa desbravar é o Castelo de Monforte, uma construção medieval que marca a reconquista cristã da península ibérica.
Nossa dica de onde ficar em Monforte é o hotel Torre de Palma, que está localizado em uma construção datada de 1338, e em uma área que pertencia à família Basili. Em 2014, o edifício foi totalmente renovado para abrigar esse hotel boutique inspirado no estilo de vida luxuoso da antiga família romana.



Leia também:
Arraiolos

Entre as cidades pequenas em Portugal que você precisa visitar está Arraiolos, que também fica na região de Alentejo e é uma vila do distrito de Évora. Esse local teve uma forte influência persa e, por causa disso, desenvolveu a arte de fabricar tapetes.
Arraiolos tem até mesmo uma via conhecida como Rua dos Tapetes, mas cujo nome oficial é Rua Alexandre Herculano. Aqui você vai encontrar várias casas especializadas na fabricação dessas peças e poderá ver de perto essa arte local.
Esse destino também abriga muitas construções históricas importantes, com destaque para a Igreja da Misericórdia que, apesar de ter uma fachada simples, possui um interior suntuoso, com um altar dourado e paredes revestidas com azulejos do século XVIII.
A gastronomia de Arraiolos é uma atração à parte, a região de Alentejo é famosa pelos seus pratos à base de carne de porco e de vitela. Entre os preparos típicos dessa localidade estão os pastéis de toucinho e as empadas de Arraiolos.
Se você procura um lugar para ficar nessa cidade, considere se hospedar na Villa Extramuros, um hotel moderno, cercado por muito verde e decoração que une elementos dos estilos minimalista e industrial.
Montemor-o-Novo

Também localizado na região de Alentejo está Montemor-o-Novo, um dos destinos menos conhecidos de Portugal, mas que abriga muitas atrações imperdíveis para quem deseja mergulhar na cultura portuguesa.
Essa pequena cidade de Portugal passou por uma ocupação moura, tendo sido reconquistado no início do século XII. Como Montemor-o-Novo já serviu de residência para os monarcas portugueses entre os séculos XV e XVI, entre as construções históricas que se destacam nessa cidade encontramos edificios medievais como o Castelo de Montemor-o-Novo.
Quem ama história também precisa reservar um tempo para ir até o Convento de São Domingos, construído entre os séculos XVI e XVII, que abriga uma importante coleção de arte sacra e arqueologia. Outro passeio imperdível é explorar as Grutas do Escoural, cujas paredes trazem pinturas rupestres do período Paleolítico.

Já uma sugestão de onde se hospedar nesse destino é o L’AND Vineyards – Relais & Château, um hotel boutique rodeado por uma vegetação exuberante e com uma arquitetura contemporânea que se destaca em meio à paisagem.
Albernoa

Albernoa é uma vila que fica na pequena cidade portuguesa de Beja. Seu nome tem origem árabe e significa “campo do caroço”, que combina bem com a paisagem rural predominante nessa área.
Além de admirar o cenário natural, também vale a pena visitar alguns pontos emblemáticos dessa área, como o Castelo de Beja, que começou a ser construído no século XIII e só foi finalizado no século XV. A construção imponente tem um estilo gótico, com destaque para a Torre de Menagem com quase 40 metros de altura.
Nossa dica de hotel em Albernoa é o Herdade da Malhadinha Nova Relais & Chateaux, um verdadeiro refúgio em meio a vinhedos. Esse estabelecimento exclusivo conta com seis acomodações distribuídas em villas que combinam o estilo rural com o luxo e a modernidade.




No mesmo hotel fica o Restaurante Herdade da Malhadinha Nova, premiadocom uma estrela Michelin. Ele está cercado por vinhedos, que podem ser observados através das paredes de vidro do salão de jantar. O menu da casa combina pratos portugueses com as técnicas da cozinha internacional.
Olhão

Está em busca de cidades pequenas em Portugal para conhecer de perto o autêntico modo de vida português? Então, conheça Olhão, na região de Algarve, um município no litoral do país que, no século XV, serviu de ponto de partida para os navegadores portugueses.
Olhão não é um destino turístico muito conhecido, prova disso é que a economia da cidade depende, primordialmente, da pesca. Por isso, esse pode ser o lugar perfeito para quem quer explorar a nação lusitana fora das rotas de turismo mais famosas.
É banhada por um mar azul cristalino e tem algumas praias imperdíveis. Entre elas, se destaca a Praia de Armona, com suas águas límpidas e calmas e sua faixa de areia dourada. Também vale a pena desbravar o Bairro dos Pescadores, onde ficam localizadas algumas construções com o autêntico estilo português.
Outro cartão postal da cidade, fora as praias, é o Mercado Municipal de Olhão, com duas grandes estruturas que ocupam quase um quarteirão inteiro, com fachada composta por tijolos vermelhos aparentes. Já o seu interior apresenta algumas paredes revestidas por azulejos com pinturas que remetem ao estilo de vida do Algarve. Por aqui que você encontra feirantes de toda variedade vendendo produtos regionais.
Nossa dica de hospedagem aqui é o Casa Modesta, um pequeno hotel localizado em meio à natureza, com arquitetura moderna e minimalista, que combina as tradições locais com as técnicas da modernidade.
Porto Covo

Entre as cidades pequenas em Portugal com praia, Porto Covo se destaca. Essa vila, com cerca de mil habitantes, é famosa pelas suas praias cercadas por grandes falésias avermelhadas e pelo seu mar com águas translúcidas.
As construções de Porto Covo apresentam um estilo bem característico, são pequenas casas com, no máximo, dois andares, pintadas de branco e com janelas e portas coloridas. As ruas são de pedra, o que ajuda a reforçar o aspecto interiorano.
Na região da praça principal de Porto Covo, você vai encontrar várias opções de restaurantes, cafeterias e lojas de artesanato.
Em Porto Covo, se hospede no Monte Bemposta, um hotel com estilo rústico e bem acolhedor. São cujas acomodações distribuídas entre estúdios e casas, todas com decoração que remete ao ambiente praiano.
Santa Cruz

Santa Cruz é uma cidade pequena em Portugal muito famosa entre os praticantes de surf. Esse destino tem praias belíssimas, com um mar azul translúcido, areia branca e fina e muitas pedras que circundam algumas faixas de areia.
A praia do Centro é uma das mais famosas, ela é mais urbana e pode ser acessada com facilidade. Nela há uma estrutura completa para receber os visitantes, com restaurantes, bares, lojas e banheiros.
Outra praia que chama a atenção é a Praia do Navio, que tem esse nome porque em 1929 uma embarcação norueguesa naufragou ali. Até hoje, quando a maré está baixa, é possível observar alguns destroços do navio.
Nossa dica de onde ficar em Santa Cruz é o Areia do Seixo Villas, um hotel luxuoso que fica em um cenário paradisíaco, rodeado por pinheiros, dunas e perto do mar. As acomodações são distribuídas em villas, que acomodam de três a oito pessoas. Todas elas apresentam um estilo moderno e elegante.
Sagres

Também situada na região de Algarve, Sagres está em uma das áreas mais remotas do país. Quando estiver nesse destino, visite o Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste de Portugal — diz a lenda, muitos portugueses que viveram nos séculos passados acreditavam que o mundo acabava nesse lugar.
Aproveite também para ir à Fortaleza de Sagres, construída em 1450 e reconstruída durante os séculos XVI e XVIII e a Fortaleza do Belixe, erguida em 1632, que oferece uma das mais belas vistas da região. Além disso, Sagres ainda é famosa por causa das suas praias com ondas fortes, sendo um dos destinos mais procurados pelos surfistas.

Caso você esteja procurando uma sugestão de onde ficar em Sagres, fique no Memmo Baleeira, um hotel luxuoso em frente à Praia e com muitas comodidades para os hóspedes, como piscinas cobertas e ao ar livre, passeios de canoagem e mergulho

Desbravar as cidades pequenas em Portugal é uma ótima forma de conhecer de perto a cultura portuguesa e também visitar lugares incríveis sem ter que se preocupar com uma grande aglomeração de turistas.
Sendo assim, escolha os destinos que você mais gostou para visitar na sua próxima viagem a Portugal e continue no site da Dona Arquiteta para conferir mais dicas de roteiros, e aproveite para seguir a nossa página no Instagram, assim você não vai perder nenhuma novidade.
Leia mais
- 9 cidades pequenas e charmosas da Espanha para fugir do ‘overtourism’
- 11 lojas de souvenir em Lisboa: como levar um pedaço de Portugal para sua casa
- Cidades românticas em Minas Gerais: 5 destinos para curtir a dois
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.