Índice desta matéria
Quioto é a cidade perfeita para quem deseja explorar a cultura e as tradições japonesas. O destino concentra construções seculares e com grande importância histórica, além de templos religiosos belíssimos e que refletem a espiritualidade japonesa. Pensando nisso, fizemos uma seleção de restaurantes em Quioto que refletem parte da cultura e do modo de vida japonês.
Alguns desses estabelecimentos unem a hospitalidade e as tradições japonesas com a culinária de outro país, provando, assim, que é possível desfrutar ao mesmo tempo de tudo aquilo que diferentes povos têm a oferecer. Portanto, continue a leitura para conferir o nosso guia gastronômico de Quioto.
5 melhores restaurantes de Quioto
No nosso roteiro de restaurantes em Quioto você vai encontrar desde estabelecimentos que representam bem a arquitetura tradicional japonesa, assim como os costumes e o estilo de vida do Japão, até restaurantes e cafeterias modernas e com um design diferenciado.
Sendo assim, veja a seguir o guia de restaurantes que preparamos e já salve os lugares que você achar mais interessantes para visitar na sua próxima viagem a Quioto.
Brasserie Four Seasons Kyoto
O Brasserie é um restaurante moderno e sofisticado que fica no hotel Four Seasons. Para representar a cultura japonesa, os móveis desse estabelecimento, feitos sob medida, tiveram os seus desenhos inspirados no estilo da mobília tradicional das casas japonesas.
Outro aspecto que mostra a alma japonesa desse projeto é que existe uma integração entre os ambientes internos e externos, algo típico da arquitetura de Quioto. A paleta de cores desse restaurante é composta por tonalidades sóbrias e fechadas, o que ajuda a deixar o ambiente mais elegante.
Apesar do estilo japonês, o menu da casa é inspirado na culinária francesa. No entanto, a maioria dos pratos é preparada com ingredientes locais, frescos e sazonais. Como o Brasserie fica localizado perto da região dos templos, um dos principais pontos turísticos da cidade, você pode aproveitar para almoçar ou jantar neste local no dia em que for conhecer algumas das construções religiosas de Quioto.
Onde fica: Myohoin Maekawacho, nº 445.
Site: www.fourseasons.com
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: o local tem instalações acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção.
Blue Bottle Coffee Kyoto Kiyamachi Cafe
O Blue Bottle Coffee Kyoto Kiyamachi Cafe projetado pelo escritório de arquitetura Schemata Architects é um estabelecimento moderno, minimalista e que representa a contemporaneidade japonesa.
O estabelecimento ocupa um prédio erguido em 1927 e onde funcionava uma antiga escola. A construção foi totalmente renovada para receber essa cafeteria elegante.
O branco é a cor predominante nesse local, o que ajuda a valorizar a iluminação natural e a deixar o estilo da cafeteria mais minimalista. Os móveis são simples e possuem um design discreto. O verde é a única tonalidade que se destaca no ambiente, podendo ser vista em alguns móveis e nas plantas que decoram o local.
Onde fica:310-2 Bizenjimacho Kawaramachi Higashihairu Takoyakushijidori, Nakagyo-Ku.
Site: www.store.bluebottlecoffee.jp
Faixa de preço: $$
Acessibilidade: o local tem instalações acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção.
Roku Kyoto
O Roku é um hotel da rede Hilton que conta com três restaurantes, sendo um deles o Tenjin, um restaurante em Quioto moderno, elegante e que une a hospitalidade japonesa com a culinária francesa.
O ambiente interno do Tenjin é muito aconchegante. A madeira é um dos principais materiais usados nesse local, estando presente no teto, no chão, em alguns móveis e também em alguns pontos da parede. A mobília é minimalista, mas muito elegante.
Esse restaurante em Quito tem também um espaço externo com vista para uma vegetação exuberante. Além do Tenjin, o Roku também abriga o Chef ‘s Table, o qual oferece uma experiência mais intimista e imersiva. O outro estabelecimento é o Tenjin The Bar, que possui um ambiente sofisticado e aconchegante e conta com uma seleção de licores japoneses.
Onde fica: 6038451 Kyoto 44-1 Kinugasa Kagamiishi Kita-ku.
Site: www.hilton.com
Faixa de preço: $$$
Acessibilidade: o local tem instalações acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção.
Nanzenji Harada
Outro restaurante em Kyoto que merece estar no seu roteiro gastronômico é o Nanzenji Harada, que possui um estilo japonês bem nítido, com muita madeira, Shōji, um tipo de porta deslizante, tatames e pequenos bonsais.
O Nanzenji Harada é um restaurante pequeno e intimista, e certamente vai agradar bastante aqueles que desejam vivenciar a cultura e as tradições japonesas. O cardápio da casa tem inspiração na culinária asiática.
Contudo, uma característica marcante dos pratos servidos nesse local é que eles não levam condimentos e conservantes, o que permite que o visitante aprecie o verdadeiro sabor dos ingredientes utilizados no preparo. As comidas pouco ou nada condimentadas são bem comuns na culinária de Quioto.
Onde fica: Kamimiyanomae-cho, Shikagaya, Sakyo-ku.
Site: www.nanzenji-harada.com
Faixa de preço:$$
Kawamichiya Kosho-An
Para finalizar a nossa lista de restaurantes em Kyoto vamos apresentar o Kawachiya Kosho-An, um estabelecimento tradicional que celebra a arquitetura e as tradições japonesas em todos os seus ambientes.
Os arquitetos dos escritórios de arquitetura Endo Shojiro Design e td-Atelier projetaram um espaço que se assemelha bastante a uma casa japonesa tradicional, com muito uso de madeira, escolha de um mobiliário tradicional japonês e muito minimalista.
O espaço também conta com um Engwa, um corredor externo que percorre toda a casa e faz a transição entre os espaços externos e internos.
Onde fica: Rua Miyukichodori, Shimokyo-ku, 448, Tachibanacho, Takatsujigami.
Site: www.instagram.com/kawamichiya_koshoan_kyoto
Faixa de preço: Usando cifrão como referência ($= econômico | $$=preço mediano | $$$: alto padrão)
Acessibilidade: o local tem instalações acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção.
Inspiração de design em Quioto
Quioto foi a capital do Japão por mais de mil anos. Por isso, a cidade preserva muitos templos, castelos e ruas com uma arquitetura tradicional japonesa. Um desses lugares é o palácio imperial de Quioto, a antiga residência da família real japonesa. Outro local que merece ser mencionado é o distrito de Gion, que abriga construções antigas muito bem preservadas.
Já uma construção mais moderna e com um design futurista é a torre de Quioto, que possui um espaço para que as pessoas apreciem a bela vista da cidade.
A antiga capital japonesa também conta com uma grande variedade de hotéis que preservam a arquitetura japonesa tradicional, e que são uma boa opção de estadia para quem vai passar uma temporada nessa cidade.
Um desses hotéis é o The General Kyoto, que possui uma fachada simples e que remete às casas antigas do Japão. Contudo, o seu interior é elegante e aconchegante, e também traz importantes elementos da arquitetura japonesa. A madeira, os jardins e os móveis com um design minimalista e funcional são aspectos que representam bem o estilo japonês.
Gostou de conhecer os cinco melhores restaurantes em Kyoto? Então continue no site da Dona Arquiteta para conhecer mais sugestões de roteiros turísticos. Nos siga no Instagram para não perder nenhuma dica de viagem, e aproveite para conferir a matéria completa sobre o Brasserie Four Seasons.
Leia mais
- Museu Kyocera: o museu de arte oficial de Quioto
- Restaurantes design no Japão: explore essa rica culinária
- Ritz Carlton, Quioto
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.