Vinhos
Endereço: Via Cassia per Siena, nº 133 – Bargino – Florença – Itália.
Perfil do instagram: @marchesiantinori
Horários: aberto todos os dias, das 10s às 18:30hs
A vinícola Antinori Nel Chianti Classico é um local que une o passado e o presente. Há 26 gerações a família Antinori trabalha com a produção de vinhos na região de Florença, na Itália. Contudo, em 2012, foi inaugurada uma nova adega para servir como um símbolo da família.
O escritório de arquitetura Archea Associati foi o responsável pela execução do projeto vinícola Antinori Nel Chianti Classico. Essa construção demorou sete anos para ser terminada. O objetivo do novo prédio é mostrar a profunda conexão da família com a terra e com as tradições do local.
Além disso, essa vinícola foi projetada para ficar completamente integrada ao ambiente. Tanto que a sua estrutura até se confunde com as plantações de uvas.
Visto de cima, é até difícil diferenciar o espaço construído com a plantação. Contudo, ao chegar mais perto, é possível distinguir as estruturas que compõem a vinícola.
Para essa construção foram priorizados materiais naturais, como a madeira, tanto para deixar a adega mais integrada à natureza do local quanto para mostrar o respeito e a conexão da família com a terra.
Além disso, a vinícola Antinori Nel Chianti Classico foi projetada para ter o mínimo de impacto ambiental possível. Sendo assim, ela consegue apresentar um consumo baixo de energia elétrica.
Por ser uma construção original, moderna e ecologicamente correta, essa vinícola faz parte da Toscana Wine Architecture, uma associação da qual fazem parte as adegas mais originais e que foram concebidas por arquitetos famosos e contemporâneos.
COMO É A VINÍCOLA POR DENTRO?
Logo na entrada da vinícola, o visitante se depara com duas grandes escadas em formato de caracol que dão acesso tanto a um jardim que abriga uma parte das videiras, quanto a uma sala que guarda os barris de vinhos.
A fachada da adega é toda de vidro. Dessa forma, o visitante tem uma pequena noção do que vai encontrar nos ambientes internos.
As salas que guardam os barris de vinhos são um espetáculo à parte. Esses ambientes possuem paredes revestidas com um material especial. O local é bem intimista e lembra um pouco uma taverna medieval.
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
COMO É A FABRICAÇÃO DOS VINHOS ITALIANOS?
Esta vinícola produz vinhos italianos por meio da técnica de vinificação, que é um método que permite o manuseio suave e a preservação dos compostos aromáticos das uvas. Isso é feito usando a força da gravidade, ao invés das bombas mecânicas.
Esse processo de fabricação de vinhos é realizado da seguinte forma: no último andar da vinícola, as uvas são delicadamente esmagadas. Depois disso, o mosto que surge nesse processo desce para tanques de fermentação de aço inoxidável, que estão localizados em um andar inferior.
Após o processo de maceração e de fermentação ser concluído, o vinho será colocado em um recipiente para passar pelo processo de envelhecimento.
Para que a bebida passe por esse processo, é necessário que ela fique armazenada em um local com uma temperatura específica para esse procedimento.
Pensando no impacto ambiental e na qualidade dos vinhos, a vinícola Antinori Nel Chianti Classico deixa as bebidas envelhecendo em ambientes subterrâneos. Dessa forma, é possível garantir a temperatura ideal para esse processo e ainda economizar no uso da energia elétrica.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
O QUE FAZER NA VINÍCOLA ANTINORI NEL CHIANTI CLASSICO?
Dentro da vinícola os visitantes têm acesso a um restaurante, o Rinuccio 1180. O estabelecimento recebeu esse nome em homenagem ao patriarca da família.
O local serve pratos típicos da culinária da região da Toscana. Contudo, o menu é sazonal, já que o restaurante usa ingredientes locais para preparar as refeições.
Além disso, é possível harmonizar cada prato com um dos vinhos produzidos na vinícola Antinori Nel Chianti Classico. A vinícola também conta com uma loja de vinhos produzidos no local e em outras partes do mundo.
Quem quiser também pode fazer um passeio para conhecer toda a propriedade, que tem cerca de 4,6 hectares, além de toda a região de Chianti Classico.
FLORENÇA
Esta é uma das cidades mais famosas da região da Toscana, na Itália. Florença possui mais de dois mil anos de idade e abriga várias construções históricas e monumentos importantes.
Além disso, estima-se que cerca de 40% do acervo de obras de arte da Itália estão em Florença.
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site da vinícola, site