Índice desta matéria
The Artisans Ayutthaya — 42/1 M.4, no Distrito de Ban Run. Ayutthaya Tailândia.:
+66 61 195 9514
Cinco grandes edifícios triangulares se erguem num pequeno vilarejo tailandês. São construídos com centenas de blocos translúcidos conectados através de madeira e aço. Ao fim do dia, a visão é a de mil lanternas acesas. É simbólico e uma tradução arquitetônica para um projeto que visa manter acesas as tradições locais. Estamos no restaurante Artisans Ayutthaya, no distrito de Ban Run e às margens do rio Chao Phraya da Tailândia.
O CENÁRIO E CONTEXTO
A cidade de Ayutthaya é enorme e já foi capital do antigo e milenar reino de Sião. Entre as atrações desta cidade, encontramos grandes patrimônios da humanidade como o complexo de templos Wat Mahathat e o impressionante mosteiro real Wat Yai chai Mongkhon.
Um de seus distritos, Ban Run, abriga um curioso vilarejo onde a população é composta majoritariamente por mulheres solteiras e viúvas. Tais mulheres vivem de sua culinária e artesanato. Além disso, também dão apoio aos monges em seu desafio árduo de consertar o antigo templo local.
Parte da tradição culinária local, elas cozinham em grandes panelas e a comida é embalada em pequenas sacolas individuais, tanto vendidas como trocadas com os monges. Nasce daí o projeto, construído às margens do rio Chao Phraya.
Além da comida vendida no restaurante, os pratos, tigelas e copos de barros são confeccionados localmente e meticulosamente – peça por peça – por uma única mulher na casa dos sessenta anos.
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
O projeto foi desenvolvido pelo escritório Bankok Project Studio, sediado na cidade homônima, e foi coordenado pelo arquiteto Boonserm Premthada (de Banguecoque).
O projeto compreende um complexo formado por cinco construções triangulares de ângulo reto. Cada uma das estruturas possui uma função diferente, porém todas foram erguidas usando blocos de vidro emoldurados com madeira.
O perímetro de cada um dos edifícios é o mesmo, formando uma área combinada de 310 metros quadrados. Entre eles e ao redor formam-se corredores para caminhada, área de recepção e uma grande varanda que somam 640 metros quadrados. No total, o complexo ocupa 950 metros quadrados.
MATERIAIS
A opção pelos blocos de vidro é inusitada e produz um efeito de luz: os edifícios triangulares brilham tanto sob a luz do dia quanto da noite, refletindo os tons da madeira que emolduram os blocos de vidro translúcido.
Os blocos de vidro têm a reputação de serem materiais usados para paredes de banheiro ou em partes menores de projetos. Tal reputação vai além da Tailândia e tornou ainda mais inusitada a escolha desse material.
A equipe do projeto usou folhas de PVC transparente em vez de painéis de portas gigantes ou folhas de vidro. A estratégia reduziu o peso e o orçamento da construção. Cordas mais flexíveis, de estilingue, foram cruzadas nas portas e janelas para cortar a força do vento que vem do rio.
As dobradiças de metal, usadas nas portas e janelas, foram retiradas de caminhões de dez rodas. Foram adaptadas ao projeto para suportar o peso das enormes portas e janelas.
Outra estratégia utilizada pelo escritório reside na mão de obra usada na construção. Ao invés de profissionais de outras áreas, contrataram trabalhadores locais cujo know-how desse método de construção foi ensinado do zero pela equipe do projeto. O próprio arquiteto planejou o método de construção considerando o nível de habilidade dos trabalhadores locais.
As iguarias presentes no cardápio do Artisans Ayutthaya usam ingredientes e técnicas locais. Entre as preparações estão a cavala frita acompanhada de pasta de camarão e servida com legumes cozidos no vapor ou grelhados, carne salgada frita acompanhada de chalotas e carne de caranguejo com caril.
O projeto do restaurante Artisans Ayutthaya, concebido pela equipe da Bankok Project Studio une um inovador pensamento de design, que empodera a comunidade local tanto na função quanto no processo de construção. O reconhecimento pelo projeto é tanto que em 2021, o portal de arquitetura Design Boom reconheceu o projeto como vencedor na categoria impacto social.
Reserve seu hotel em Ayutthaya
Se você ficou interessado em conhecer Ayutthaya, não deixe de fazer sua reserva em um hotel clicando aqui.
ATRAÇÕES
Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Ayutthaya e proximidades:
Bangkok: Excursão de 1 Dia a Ayutthaya com Mercado Flutuante
Confira as principais atrações de Ayutthaya em uma excursão de um dia saindo de Bangkok. Visite as ruínas antigas dos templos e aprenda sobre a história da cidade.
De Bangkok: Excursão Templos de Ayutthaya com Almoço
Embarque em uma excursão guiada de 1 dia a Ayutthaya, um Patrimônio Mundial da Unesco e antiga capital de Sião, e visite quatro dos templos mais impressionantes desta cidade histórica.
Para conhecer o Artisans Ayutthaya: visite a Passagens Promo, uma plataforma incrível que te ajuda a comparar preços de diferentes companhias aéreas encontrando as passagens que cabem no seu bolso e na data que você precisa.
LEIA MAIS
The Library Samui
Contra o pano de fundo sedutor da Praia de Chaweng em Koh Samui, o The Library Samui parece uma monografia elegante – um hotel a beira-mar que convida a sentar-se com um livro em contemplação silenciosa e tecer sua própria história de beleza natural e luxo inigualável.
Six Senses Fiji
O Six Senses Fiji está localizado na ilha tropical de Malolo, parte do deslumbrante arquipélago das Ilhas Mamanuca, e apenas 25 km do Aeroporto Internacional de Nadi. O resort dispõe de 24 villas espaçosas com piscina privada, além de de residências adicionais, oferecendo de dois a cinco quartos.
Viagem tranquila é sinônimo de seguro viagem. Recomendamos pesquisar o seu pela plataforma Seguros Promo, Por lá você consegue encontrar a melhorar seguradora para seu bolso e destino.
REFERÊNCIAS
Site oficial da Bang Kok Project Studio
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.