Dona Arquiteta
Banyan Tree AIUla: um hotel no deserto
AlUla

Banyan Tree AIUla: um hotel no deserto

Escrito por Carolina Martins | Atualizado em:

Índice desta matéria

Avalie esta matéria

Hotel no deserto
Endereço: Wadi Ashar — AlUla — Arábia Saudita.
Preço: a partir de US$ 1771,97*
Reserve sua hospedagem com desconto aqui.

Localizado em uma cidade histórica da Arábia Saudita, está o Banyan Tree AIUla, um hotel no deserto que convida os hóspedes a terem uma experiência diferente e inesquecível em meio a uma paisagem deslumbrante.

O Banyan Tree AlUla fica a apenas 15 km do primeiro local da Arábia Saudita reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, que é o sítio arqueológico Hegra.

Esse hotel no deserto faz parte do grupo Banyan Tree, que possui hotéis em diferentes cidades e tem como objetivo oferecer experiências excepcionais para os seus hóspedes, por meio de espaços que possuem um design de tirar o fôlego. 

Cabanas no meio do deserto
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

O Banyan Tree AlUla foi inspirado na cultura da população local. Por isso, todas as acomodações desse hotel no deserto fazem alusão às tendas usadas pelos beduínos, que é um grupo étnico que habita em regiões desérticas. 

Sendo assim, quem se hospeda no Banyan Tree AlUla, além de poder desfrutar de um ambiente luxuoso e aconchegante, ainda vai poder aprender um pouco mais sobre a história e a cultura da Arábia Saudita. 

Prédio principal do Banyan Tree AlUla
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

PROJETO

O projeto do Banyan Tree AIUla ficou sob responsabilidade das arquitetas  Stéphanie Ledoux e Reda Amalou escritório de arquitetura AW2 architects & interiors, que tem como objetivo criar ambientes que propiciem uma experiência inesquecível. 

Durante a concepção do projeto desse hotel no deserto foi priorizada a preservação do patrimônio local e da beleza natural. 

O Banyan Tree AlUla conta com 47 acomodações, que estão distribuídas em villas separadas, o que proporciona mais privacidade para os hóspedes. As áreas comuns do hotel consistem em dois restaurantes, um spa e uma bela piscina, que foi esculpida em meio a formações rochosas. 

Piscina esculpida no meio das rochas
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

DESIGN 

O design interior desse estabelecimento foi concebido a partir de uma interpretação moderna do estilo de vida beduíno. Essa inspiração pode ser percebida em diferentes espaços desse hotel no deserto, que possuem padrões inspirados nas tribos árabes nômades. Isso foi feito como uma forma de homenagear a rica história da Arábia Saudita.

Além disso, a paleta de cores utilizada nos ambientes do Banyan Tree AlUla é composta ór tonalidades que fazem referência às cores do deserto. Por isso, nos espaços desse hotel o que predomina são as tonalidades terrosas. 

Área em comum do hotel com varanda
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Outra característica marcante da arquitetura desse estabelecimento é que os espaços internos foram projetados de forma que ficassem completamente conectados com a área externa. Isso permite que os hóspedes possam entrar em contato com o deserto independente do ambiente no qual eles estejam. 

Os móveis que compõem os ambientes do Banyan Tree AlUla foram feitos exclusivamente para o hotel. Além disso, o design dessas peças também foi inspirado na cultura dos povos nômades. 

Varanda do hotel com algumas mesas embaixo do toldo
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Viaje conectado - Chips recomendados para internet livre na Europa

ACOMODAÇÕES

O Banyan Tree AlUla possui villas que acomodam de duas a seis pessoas e que têm entre 77 m² a 240 m². Todas as suítes são muito luxuosas e aconchegantes. Além disso, elas também foram inspiradas na cultura e no modo de vida dos povos nômades.

A decoração das acomodações possui elementos da cultura árabe. Aliás, nesses quartos é possível encontrar algumas peças feitas por artesãos locais. Todas as villas contam com pelo menos um quarto, sala de estar e de jantar, banheiro e uma área externa. Além disso, os quartos possuem vista para o deserto e para as montanhas. 

Cama de um dos quartos do hotel
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Uma das principais características das acomodações é que elas são cobertas por grandes tendas, que fazem referência à forma como os povos nômades viviam nos desertos.

A acomodação mais luxuosa desse hotel no deserto é a Dune Three Bedroom Pool Villa, que possui 240 m². Essa villa conta com três quartos luxuosos, uma piscina privativa e uma sala de jantar com uma mesa que possui dez lugares. 

Piscina privativa do quarto dune tree bedrrom pool villa
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

hotel no deserto

GASTRONOMIA

O Banyan Tree AlUla conta com dois restaurantes, o Harrat e o Saffron. O primeiro é especializado na culinária local, mas também serve outros tipos de pratos, como massas e frutos do mar.

O ambiente do Harrat é rústico, mas muito elegante. Assim como os outros espaços do hotel, esse local também foi decorado seguindo a inspiração na cultura árabe. Esse restaurante possui amplas portas, que além de deixar o ambiente mais iluminado, também permite que os hóspedes admirem a bela paisagem de AlUla enquanto desfrutam de uma deliciosa refeição. 

O Saffron é especializado na culinária tailandesa e é comandado por chefs da Tailândia, sendo o primeiro restaurante desse tipo em AlUla. O local possui uma decoração sofisticada e intimista, inspirada em elementos das culturas árabes e tailandesa. 

Restaurante Saffron
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:

ALULA

AlUla é uma cidade com uma história riquíssima e com uma beleza natural de tirar o fôlego. Esse local já foi capital dos reinos antigos de Dadan e de Lihyan, que controlavam a rota de importantes caravanas de comércio. 

Essa cidade abriga importantes sítios arqueológicos, sendo que alguns foram formados de maneira natural e outros pela ação humana. 

Aliás, em AlUla também está o sítio arqueológico de Hegra, considerado um Patrimônio Natural pela UNESCO. 

Villas vistasde longe
Foto: cortesia do escritório de arquitetura

AlUla possui uma enorme importância para a humanidade. Isso porque nesse local estão preservados registros de civilizações humanas que datam desde o período do paleolítico. Isso significa que nessa cidade é possível encontrar artefatos que fizeram parte do dia a dia dos homens das cavernas. 

Além disso, em AlUla também existem registros da presença romana na região que hoje é conhecida como Arábia Saudita. 

Sendo assim, se você gosta de paisagens desérticas e quer conhecer um pouco mais sobre a história da humanidade, não deixe de visitar AlUla na Arábia Saudita.

hotel no deserto

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autora – Carolina Martins

Jornalista apaixonada por livros, cultura, viagens e gastronomia. Adora conhecer pessoas e visitar lugares históricos. Ama escrever e se dedica a esse ofício com paixão.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top