Índice desta matéria
Cheetah Plains — Resort & Safari
Endereço: Reserva Sabi Sand S36 — Kruger National Park – África do Sul
Reserve sua estadia diretamente no site.
Cheetah Plains é um retiro para safári localizado no centro de uma grande reserva conhecida como Sabi Sand que nos convida para uma experiência exclusiva e de luxo em meio à natureza selvagem.
O que há de mais primitivo na natureza se une ao que há de mais moderno na arquitetura.
Projetado pela ARRCC, foi desenvolvido em parceria com o escritório de arquitetura SAOTA com o fornecimento das peças de decoração e mobiliário a
cargo da OKHA. Todas de Cape Town, na África do Sul.
Para Stefan Antoni, o arquiteto-chefe, há uma bela tensão que surge quando a natureza crua e primitiva se contrasta com nossos estilos de vida modernos. E trabalhar este contraste foi sua intenção no espaço.
No projeto, Stefan procurou aprimorar a experiência ao ar livre. O conceito do arquiteto foi ir além da imitação da natureza e buscou complementá-la,
oferecendo uma intensa imersão aos hóspedes.
Para aplicar seu conceito, Stefan fez uso de formas inorgânicas e modernas criando contraste com a paisagem ao redor – que inclui árvores, rios e a
presença da impressionante fauna local.
Plain Houses: acomodações exclusivas que se integram ao ambiente.
O complexo foi projetado na forma de um conjunto de três edifícios independentes, chamados de Plains Houses. Para cada um desses edifícios, há um novo conjunto de suítes e instalações.
Os edifícios foram cuidadosamente posicionados para acomodar cada uma das características da região. Com o tempo, a integração entre eles com árvores e vistas naturais se consolidará de maneira orgânica, sem agressão ao meio.
Cada uma das Plains Houses oferece quatro suítes e instalações internas como um amplo salão de plano aberto, espaço de refeições com um bar e uma adega climatizada.
Entre as instalações externas de cada uma das Plains Houses, estão disponíveis aos hóspedes a Boma – uma área de alimentação ao ar livre, cercada por paredes de junco, iluminada por lanternas e ao redor uma acolhedora fogueira – uma piscina aquecida e um pátio privativo.
Cada edifício é equipado com uma cozinha comercial, com equipe de cozinha própria e um Chef de cozinha exclusivo. Além disso, há espaço e profissionais para massagem, dedicados exclusivamente aos hóspedes de cada local.
Sem limites claros entre a natureza selvagem e a sofisticação
Estar nas acomodações do Cheetah é uma experiência constante de conexão com a natureza selvagem.
A ARRCC buscou desenvolver um conceito próprio de minimalismo aos moldes da cultura africana. O resultado foi uma arquitetura de estilo safári com detalhes sutis e contemporâneos.
No trajeto até o interior de cada um dos edifícios, altas paredes de concreto liso enaltecem o contraste do mundo moderno com a natureza bruta. O mesmo contraste logo cede a uma harmonia imersiva, conforme entramos nos ambientes.
Concreto dá espaço às paredes construídas com mica embalada à mão, aço Corten e diversos outros elementos a base de madeira que resgatam cores e texturas da paisagem.
Logo os limites entre os edifícios e o espaço externo se perdem. São intencionalmente escondidos através de folhas de vidro e contornos sutis de materiais escolhidos a dedo.
O efeito é intenso. Cada uma das suítes é disposta a ficar de frente para a paisagem, contando com áreas ao ar livre, closet, e espaço lounge.
O banheiro é separado da natureza selvagem apenas por uma parede de vidro quase invisível. A sensação é realmente de estar tomando banho ao ar livre.
Sobre a pedra que ladeia a piscina, um pavilhão feito com aço enferrujado acolhe um amplo espaço para descanso. Mimetizando o topo da árvore Tamboti, da flora local, o pavilhão filtra a luz do sol e lança sobre os hóspedes sombras e luzes salpicadas.
Seleção cuidadosa e orgulhosa da arte africana pelas mãos da OKHA.
A seleção das peças que formaram a composição dos móveis, quadros e artigos de coração ficaram sob a responsabilidade do escritório de decoração OKHA.
Para este resultado, peças de mármore e pedra exploram uma paleta de cores riquíssima em tons de terra como terra, ferrugem, ocre, cobre e outros que resgatam a memória da savana africana
O projeto, que durou 10 meses, envolveu diversos artesãos locais. Entre eles estão Colin Rock, Pierre Cronje e Gerrit Giabel. A história e o artesanato sulafricano estão em cada peça de decoração.
Uma curiosidade sobre a mobília da área de refeição é que as mesas de jantar, com cinco metros de comprimento, foram produzidas com madeira colhida de árvores que caíram naturalmente da savana.
Cheetah Plains é uma experiência de safári sustentável
A arquitetura do Cheetah apenas complementa a experiência que é procurada por todos os hóspedes que procuram este retiro: o Safári.
Além da beleza do espaço, o retiro oferece serviços de passeios no Safári acompanhados com guias locais que fazem de tudo para que seus hóspedes consigam encontrar os mais impressionantes animais da savana africana.
Outra curiosidade interessante é que o safari é realizado através de carros movidos completamente por energia elétrica. Cheetah Plains possui uma das maiores estruturas da região para captação e armazenamento de energia solar.
Todos estes atributos, da arquitetura aos serviços de luxo oferecidos, fazem dele o destino ideal para quem busca a intensa vivência de um Safári.
Veja abaixo algumas sugestões de passeios para você realizar em Kruger Park e proximidades
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Site Hotel
OHKA
ARRCC
Archello
Archdaily
Autor Fernando França
Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.