Dengo
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 196. Pinheiros — São Paulo, SP – Brasil.
Perfil do instagram: @dengochocolates
Horários: de quarta a sábado, das 8h às 22h, domingos e feriados, das 08h às 19h.
A Dengo tem uma proposta bem interessante: conectar os pequenos e médios produtores de cacau e café ao consumidor final. Acreditam em um crescimento evolutivo e em conjunto.
A chocolataria Dengo paga de 70% a 90% acima da cotação da bolsa de Nova York aos produtores de cacau (dependendo da qualidade e percentual de fermentação da amêndoa). O bom preço garante as melhores amêndoas e a sobrevivência de pequenos produtores.
Tal abordagem acontece de maneira transparente aos clientes: na loja há uma sinalização que indica o quanto das vendas gera retorno em recursos financeiros aos produtores.
Dengo é uma palavra bem brasileira. Ela pode servir para dizer muitas coisas boas: carinho, cuidado, afeto, troca, presente…pode até ser um jeitinho de chamar quem a gente ama É por trazer associações tão positivas que acreditamos que o mundo precisa de mais Dengo.”
DENGO
Os chocolates da Dengo são assinados pela chocolatière Luciana Lobo. Os chocolates são elaborados com frutas brasileiras como os “quebra-quebras” que são placas de chocolates vendidas à granel. Tem ainda as “pepitas”, que são amêndoas de cacau torradas e caramelizadas, recebem coberturas variadas, a com pó de cacau é muito boa! Experimente o “quebra-quebra” que tem cupuaçu!
Na loja além dos chocolates e cafés têm o chá de cacau, nibs e mel de cacau. O chá tem um aroma irresistível de chocolate enquanto o mel de cacau é uma espécie de refrigerante que embora não tenha adição de açúcar é bem doce.
Ensei Neto responde pela consultoria de cafés através da seleção de distintos blends e cafés de origens diferentes. Os cafés são vendidos em grãos ou moídos e também drageados por chocolate amargo ou ao leite. Ainda para quem gosta de cerveja não podemos esquecer das opções de cerveja de cacau e cacau com café.
Os chocolates variam de 36% à 75% de cacau e têm pouca adição de açúcar (que é orgânico) para valorizar o sabor do cacau, que tem baixa acidez. A ideologia da marca é a qualidade e a sustentabilidade dos produtos que oferecem, utilizando produtos 100% brasileiros.
O escritório Matheus Farah e Manoel Maia é autor do primeiro e mais alto edifício em madeira construído no Brasil, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Projetado para abrigar a loja conceito da marca de chocolates Dengo, o prédio tem quatro pavimentos e foi inteiramente estruturado em madeira, feito inédito para a arquitetura e mercado construtivo brasileiros
ARCHDAILY BRASIL
A loja & café conceito da Fábrica de Dengo tem uma máquina de chocolate dos anos 40, que foi restaurada e está em pleno funcionamento. Os arquitetos tiveram o cuidado de destacar, através do projeto, o diferencial da marca e as etapas de produção (do grão à barra). De maneira contemporânea, exploraram os elementos naturais e rústicos para remeter à brasilidade e conceito da marca.
Gostou da nossa dica de cantinho para café e bons chocolates em São Paulo? Que tal descobrir um refeitório que está se projetando (e com estilo para o futuro) aqui na cidade?
Leia também:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Fábio Brazil
Prazerices
L + D
NBR projetos
Confira algumas passeios com guias só para você em São Paulo (ao alcance de um clique):
Em 2025 a gastronomia peruana ganhou ainda mais destaque mundial e emplacou o seu segundo…
Guia Completo de Mykonos: Descubra os Segredos da Ilha Grega Mais Cosmopolita.
Neste post, conheça mais sobre uma das mais proeminentes vinícolas na Bahia, quais experiências oferece…
Conheça 12 obras imperdíveis neste roteiro arquitetônico em Berlim — do neoclássico à vanguarda contemporânea.
Esse país sul-americano vai muito além de Machu Picchu. Estamos falando de belas praias, uma…
Taormina Itália: quando pedras milenares sussurram histórias de design.