Avalie esta matéria

Fuorisalone
Perfil do instagram: @fuorisalone

MILÃO, ITÁLIA — Começa, neste final de semana, a semana de Design de Milão. Trata-se de uma semana inteira dedicada a eventos que reúnem os principais profissionais, estúdios, inovações e lançamentos do setor. Indo muito além do salão de móveis de Milão, as ruas da cidade são tomadas por galerias e exposições.

As feiras independentes acontecem todas ao mesmo tempo — entre 17 e 23 de abril — e ditam as tendências dos próximos anos. Ao redor do tradicional Salone del Mobile, elas fazem parte de um movimento enorme chamado Fuorisalone.

Hoje você conhecerá o que os organizadores do Fuorisalone 2023 estão preparando para o público, os principais distritos de design da cidade e alguns dos melhores eventos para guardar na sua agenda.

Instalação na Via Gugliemo Marcone (Milão), uma das várias intervenções em vias e praças preparadas para a semana do design de Milão | Foto: ID-exe (reprodução)

Tema do Fuorisalone 2023

Já faz alguns anos que o Fuorisalone vem se destacando do evento principal da semana o design de Milão. Apesar do Salone del Mobile não ter perdido seu posto de principal evento sobre decoração e móveis do mundo, a organização descentralizada do Fuorisalone tem permitido o surgimento de diversos eventos independentes dedicados a debater o futuro do design.

São eventos que convidam os principais designers do globo a debater os desafios de cada momento e como o design trabalha ou pode trabalhar diante deles. São oportunidades para conhecermos melhor o que a indústria do design prepara em termos de tecnologias, materiais e valores para projetos.

Para a edição de 2023, o Fuorisalone definiu o título “Laboratório Futuro” para resumir a direção que os organizadores tomaram para este ano. É um aceno aos desafios que a Europa vive agora: a crise energética, a guerra na Ucrânia, as instabilidades políticas e as mudanças climáticas.

As centenas de eventos ao redor da cidade abordarão temas como:

  • design sustentável
  • economia circular
  • inovação em materiais
  • regeneração urbana
  • e inteligência artificial.

E todos sendo abordados com uma cautela em propor debates construtivos, que evitam a tecnofobia (principalmente ao entorno do uso de inteligência artificial) e propõe maneiras sustentáveis de lidar com o futuro.

O Institut Français recebe a primeira exposição individual da designer francesa Constance Guisset como parte dos eventos organizados para semana do design de Milão. | Foto: Charlote Robbin (reprodução)

Os distritos de design de Milão

Apesar de haver certo nível de organização para mapear e direcionar os eventos que acontecem ao redor da cidade de Milão que fazem parte do Fuorisalone, são todos realizados por uma variedade enorme empresas e grupos independentes.

Muito além de grandes marcas oferecendo seus produtos, o Fuorisalone 2023 reúne também diversas organizações de promoção à cultura, instituições de pesquisa e cursos do design. Com isso, muitas associações têm se formado nos últimos anos para unir esforços e promover a visitação em eventos de um mesmo bairro.

Essa combinação entre associações, a reunião de grandes eventos num só território e pautas em comum deram origem aos chamados distritos do design de Milão. Elas reúnem os eventos e locais dos bairros que lhe dão nome e de seus entornos.

Apesar de parecer uma mera informação burocrática, saber da existência dos distritos do design ajuda — e muito — na hora de definir seu itinerário dentro do evento. Porque, acreditem, é impossível acompanhar tudo que acontece em tão poucos dias. É preciso filtrar. E reunir os eventos por distrito ajuda bastante neste processo.

Brera District 2023

O bairro de Brera está localizado entre o Quadrilatero d’Oro – área famosa por abrigar as principais marcas de moda de Milão — e o Castelo Sforzesco. É um dos mais bairros mais bonitos da cidade e ainda mantém as tradicionais ruas de paralelepípedo, edifícios do século XVIII e diversas lojas originais. Diferente das grandes galerias comerciais da cidade, Brera é onde encontramos o maior número de boutiques e pequenas lojas de designers locais.

Soma-se, a esse grande espaço dedicado aos designers de Milão, uma grande variedade de galerias de arte como a Pinacoteca di Brera, a Galleria Antonio Battaglia e a Galeria Miart. É nessa área de grande efervescência artística que acontece o Brera Design Week – um dos maiores eventos do Fuorisalone dedicado às tendências do design.

Para 2023, a semana de design de Brera promove o tema “O futuro é agora, dar-lhe significado é uma prioridade”, propondo entender que o futuro não é abstrato (e tão pouco imaterial). Acontecerão pautados pelas questões atuais que mais impactam a indústria do design: novos materiais, circularidade, a disputa pela atenção das novas gerações e distinções entre experiências online e offline.

Confira alguns dos principais eventos do Brera Design Week 2023:

Milano Design District 2023

O distrito abraça tanto o quadrilátero ao entorno da Via Durini quanto ruas vizinhas, incluindo muitos espaços do centro de Milão, a Piazza Fontana, o Corso Monforte e o Foro Buonaparte.

Os eventos ao redor da Via Durini são organizados por uma associação com mais de 42 membros da região e estão numa busca constante por tornar o bairro mais representativo no cenário do design internacional. Em função disso, o distrito que – até 2021 — era chamado de Milano Durini Design passou a se chamar Milano Design District.

É importante entender que existe um componente que faz deste distrito um lugar diferente dos demais distritos: sua permanência.

Enquanto os demais distritos são inflados com novas lojas, exposições, instalações e espaços que apenas existem durante a semana do design de Milão, em Durini os eventos são organizados por estabelecimentos que ali residem durante todo o ano. No caso, elas se organizam para promover suas novas coleções ao entorno de uma tem comum.

No caso de 2023, o tema será a metamorfose urbana. É uma oportunidade das marcas que fazem parte da associação apresentarem seu compromisso com a revitalização de espaços da cidade, através das novas coleções.

A Antolini é uma das marcas que fazem parte do Milano Design District | Foto: Antolini Italy (divulgação)

Tortona District 2023

Este distrito gira ao entorno, principalmente, da Zona Tortona. Trata-se de um antigo bairro em decadência que reviveu no final do século passado com a chegada de novos museus, galerias, estúdios de fotografia, ateliês e escritórios de design.

Se sua aura em relação ao mundo das artes já parece aquecido durante todo ano, ele entra em chamas durante a semana do design. Isso graças ao Tortona Rocks, um evento independente e que conta com curadoria da Milano Space Makers.

Para a edição de 2023, o Tortona Rocks oferecerá uma série de eventos inspirados na proposta “Como cuidar do amanhã? Instruções de projeto”. Diversos designers e grandes marcas realizam conversas que se propõe a pensar no nosso papel em repensar estilos de vida para estabelecer um olhar mais atento ao meio ambiente.

Confira alguns dos principais eventos que acontecerão por lá:

5Vie Disctrict

Este distrito compreende as áreas entre Corso Magenta, San’Ambrogio e as Colunas de San Lorenzo. É organizado por galerias e instituições da região. Durante a semana do design de Milão, a 5Vie expande e se torna palco de eventos dedicados ao design artístico, artesanato de alto padrão a relação entre estes campos com a criatividade.

Para a edição do 5Vie Design Week 2023, o título será “Design for Good”, promovendo o design como uma ferramenta para o cultivo de conexões humanas. Curadores de arte, artistas e designers de várias partes do mundo produziram uma série de instalações que exploram o tema, com foco principal na sustentabilidade.

Confira alguns dos eventos:

Isola Design District 2023

É neste agitado bairro com origens proletárias, que que acontece o Isola Design Festival que reúne mais de 40 locais dedicados a exposições e eventos. Para a edição deste ano, a Isola envolveu quase 300 designers, estúdios e fabricantes na criação de 7 grandes exposições.

Todos as exposições seguem o tema “Nada Acontece se Nada Acontecer”. Trata-se de um chamado à ação para ir além do conceito de sustentabilidade e encontrar suas aplicações dentro do design.

Confira alguns eventos:

O Fuorisalone 2023 é muito mais.

Apesar destes serem os distritos mais famosos da semana do design de Milão, eles não são os únicos lugares da cidade organizando eventos para o Fuorisalone 2023. Mesmo dentro dos distritos que mencionamos, muitos eventos e exposições de grande renome acabaram ficando de fora. É, por exemplo, o caso do distrito de Tortona que — além do Tortona Rocks —  também é local do Tortona Design Week, além de eventos independentes organizados pela BASE e Superstudio.

Mesmo quando falamos de grandes distritos, não podemos destacar que novas associações estão surgindo como o do bairro Porta Venezia — que chega em 2023 com exposições imersivas e debates sobre uso de antigos materiais em novas aplicações do design.

Os eventos que mencionamos assim são apenas parte de uma amostra do que o Fuorisalone apresentará ao mundo este ano. E essa pequena amostra já deixa claro porque Milão se torna centro internacional do design, principalmente em abril.

Se você tem paixão por design, arquitetura e todas as novas tecnologias que estão sendo criadas para o mundo da decoração, acompanhar o que está acontecendo por lá é fundamental.

E não deixe de acompanhar as novidades e projetos que sempre divulgamos por aqui e no nosso perfil do Instagram ( @donaarquiteta ).

Leia mais:

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.


Autor: Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.

Postagens recentes

Lua de mel em Portugal: 7 destinos românticos

Confira nossas dicas de como aproveitar uma boa viagem de lua de Mel em Portugal…

2 dias atrás

O que fazer em Bariloche no verão? Aventuras, Natureza e Cultura.

Sim, Bariloche é maravilhosa no verão. E vamos te explicar os motivos. Este blogpost foi escrito…

4 dias atrás

Outubro em Bariloche: atividades ao ar livre para meia estação

Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você…

7 dias atrás

Os melhores restaurantes de Kuala Lumpur

Confira os melhores restaurantes de Kuala Lumpur Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e…

1 semana atrás

Como planejar a sua lua de mel em Mykonos

Dicas para aproveitar sua lua de mel na paradisíaca Mykonos Este blogpost foi escrito inteiramente por…

2 semanas atrás

Compras em Madrid: lojas de design que você precisa conhecer

Confira nossas dicas de lojas com artigos especiais para você destacar suas compras em Madrid…

2 semanas atrás